Abordagem DEA para medir eficiência em segurança pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Ação da Polícia Militar Rodoviária na repressão aos delitos de Carga nas Rodovias Paulistas.
Advertisements

SERGIO VIANNA TEIXEIRA JUNIOR O ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL E A GESTÃO POR RESULTADOS NAS COMPANHIAS DOCAS Brasília / DF MBA em Auditoria e Perícia.
Formulação de Indicadores Novembro/2012. O desafio (dos objetivos aos indicadores)... Objetivo Em alguns casos, o enunciado dos objetivos permite a identificação.
Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu Embriologia Câncer de Próstata Discentes: Amália Beims, Denise Rodrigues, Deuvanir Sousa, Fabiana Soares,
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Título: Desenvolvimento de Metodologia para Seleção de Carteiras de Ações, Ciências Socialmente Aplicáveis. Ana Lúcia Lopes e Pedro Martins, PIBIC. Administração.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
« Audição do INE na Assembleia da República
Curso - Avaliação e Aprendizagem
FACCAT- Faculdade Integrada de Taquara
OS na Educação da Paraíba
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
SR SR Resultado positivo Resultado negativo SR.: Sinalizador de Referência.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Uma extensão do modelo DEA lexicográfico para análise de eficiência olímpica   João Carlos Correia Baptista Soares de Mello - UFF Eliane Gonçalves Gomes.
Encontro DE PROFESSORES DA Categoria “o”
Prof. José Paulo Hernandes
Monitoramento e avaliação
Melhoria da atenção ao pré-natal
UPA Torrões Avaliação Trimestral
VIII Turma GESTÃO DA PRODUÇÃO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Isabella Couto Carlos João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
Autor: Nome Orientador: Nome
TAFAREL CARVALHO DE GOIS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Desenvolvimento ou corpo do artigo
1.
Projeto de Reengenharia da Polícia Civil
Charles Madeira Reunião de Apresentação do Curso Técnico Presencial de Programação de Jogos Digitais Pronatec Charles Madeira
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Diagnóstico da criminalidade no Brasil
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
AVALIAÇÃO DO TAMANHO DE DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO MÉTODOS ORDINAIS, COM O SOFTWARE WEB PROA Maria Helena Campos Soares de Mello - UFF.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
José vitor pereira miguel
A importância da operação na EAD: Como criar as bases para ofertar EAD com qualidade em escala
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Trabalho de Conclusão de Curso I
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
Yamana Jacobina GDBM Ø12.5’ x 22’ GDBM Ø15’ x 30’
Introdução à Estatística
Introdução à Estatística
Resultados da III Fase.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
4Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
AUTOR PRINCIPAL: MARLENIS POZO PEREZ PIRES
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
Resultados e Discussão
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Resultados e Discussão
Transcrição da apresentação:

Abordagem DEA para medir eficiência em segurança pública João Carlos C. B. Soares de Mello - UFF Eliane G. Gomes - Embrapa Monitoramento por Satélite David Morais - UCaM Amaro C.R. Ferreira - Faetec Altair S. de Assis - UFF Setembro de 2002

Introdução Premiação para unidades policiais que se “destacaram” no mês em cada região Divisão do Estado em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) Batalhão + Delegacia(s) Regiões: Capital, Metropolitana e Interior Unidades premiadas Cálculo considera somente a produção (atividades realizadas) Não considera metas, recursos disponíveis, índice de criminalidade da região, nem evolução temporal

Proposta Uso de Análise de Envoltória de Dados (DEA) Considerar uma AISP em meses diferentes como unidades diferentes Incorporar recursos e índice de criminalidade Considerar diferenças de escala de operação Índice único que integre as regiões

DEA Modelos baseados em Programação Linear Mede eficiência de forma comparada Considera múltiplos recursos (inputs) e produtos (outputs) Atribui os pesos mais favoráveis a cada unidade (DMU) Modelo VRS: incorpora efeitos de escala Modelo CRS: sem efeitos de escala

DEA

Modelagem DMUs: Batalhões Inputs Outputs Dados sigilosos para delegacias Fonte de dados: Diário Oficial do RJ - Janeiro e Fevereiro de 2002 Inputs Homens hora na atividade fim Índice de criminalidade da região (total de delitos) Outputs Ações realizadas (agregadas segundo os pesos usados pela Secretaria de Segurança)

Modelagem Modelo DEA CRS: quando as três regiões foram analisadas isoladamente Modelo DEA VRS: quando as regiões foram agrupadas Orientação a outputs em ambos os casos

Resultados

Conclusões e Desenvolvimentos Modelos apresentados são apenas uma 1a abordagem Melhorias ao modelo devem incorporar Restrições aos pesos DMU virtual (ideal) para estabelecimento de metas Desagregação dos índices, com estudo da ponderação usada (DEA e MCDA) Análise temporal Validar, ou não, o modelo agregado