A Globalização dos Mercados e Competição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Análise do Meio Envolvente: Geral e Específico Análise do Meio Envolvente: Geral e Específico.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Liderança nos Custos (Estratégias de Baixo Custo).
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
Um novo tempo desponta... Os últimos anos têm trazido grandes desafios a todas as empresas, demandando atenção e esforços especiais para a capacitação.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
A Globalização e o Desenvolvimento Econômico Brasileiro.
Retomando o conceito de globalização.
A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar
A afirmação da Europa.
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
O Papel dos Meios de Comunicação Social
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
Logística e Cadeia de Suprimentos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Estratégia de Rede de Suprimentos
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
Organização e Análise de Projectos
Administração Estratégica
Painel II: Política de Comércio Exterior e Promoção das Exportações Rio de Janeiro, 23 de novembro Tatiana Rosito Secretária-Executiva da Câmara de Comércio.
Prof. José Paulo Hernandes
A Indústria Papeleira Portuguesa
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Administração Financeira Internacional
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Administração de Marketing
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Definição da Estratégia Organizacional
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Estratégia em Corporações Multinacionais
Avaliação de Projeto de Inovação
Criar vantagem competitiva sustentada
Globalização.
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Desenvolvimento Organizacional
Vendendo um produto ou serviço
Vender um Produto ou Serviço
VUCA and Transient Advantage
Estratégia Internacional
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Informática e Sociedade
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise de Mercado Agradecimento Especial pela pesquisa e material
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
A Nova Economia Principais mudanças que estão transformando a economia: A globalização As revoluções tecnológicas, especialmente na área de computação,
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
As Incertezas do Futuro: Tendências
Teorias de Negócios Internacionais I Econômica e Comportamental
COMÉRCIO EXTERIOR PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Marketing Internacional
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Análise de Demandas Regionais
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
O reforço da globalização. Globalização: um fenómeno recente? A intensificação e a amplitude do processo de globalização ao longo do tempo.
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

A Globalização dos Mercados e Competição

Tendências que Afectam os Negócios Internacionais Políticos, tecnológicos, sociais e competitivos: Agregação Macroeconómica Abertura de Fronteiras Avanços nas tecnologias de informação e comunicação Convergência das necessidades dos consumidores Evolução dos países em vias de desenvolvimento Problemas associados com a aprendizagem 18 2

Benefícios da Globalização – Ponto de Vista da Empresa/Competitivo Custo Timing Aprendizagem Arbitragem Benefícios 18 2

Factores Contra a Globalização Factores Culturais – atitudes, gostos, comportamentos e códigos sociais Culturais Comerciais Técnicos Legais Riscos e Custos Factores Legais – regulamentos e questões de segurança nacional Factores Técnicos - standards, presença física, transporte, língua Factores Comerciais – distribuição, customização, capacidade de resposta 18 2

Identificar Principais Riscos e Custos de Entrada no Estrangeiro Enquadramento legal Penetração nos canais Reconhecimento da marca Historial da internacionalização Análise das modalidades de internacionalização Variações cambiais Instabilidade política Diferenças culturais Defesa da marca Quantidade e capacidade dos recursos da empresa Protecção de tecnologia própria Garantia de qualidade Possibilidade de transferir as operações para o estrangeiro Especificidade do produto Custos de penetração Competitividade dos produtos nesse mercado Dimensão requerida para alcançar economias de escala Intensidade do investimento Buckley e Casson (2010) 18 2

Estratégias Internacionais em termos de Recursos e Capacidades Posicionar indústrias e segmentos de acordo com a importância relativa das forças Integração Global e responsabilidade Local Situação actual e evolução ao longo do tempo 18 2

Construir Presença no Mercado Global – Novos Desafios Com que produtos ou serviços se deve iniciar a globalização? O que torna certos mercados locais mais estratégicos do que outros? Como escolher o processo de entrada no mercado global? Como transplantar o “DNA” da empresa ao entrar nos novos mercados? Que abordagem deve usar na concorrência local? Com que rapidez deve avançar no processo de globalização? 18 2

Como Internacionalizar? Produzir no país hospedeiro com acordos de licenciamento em empresas locais? Produzir directamente no estrangeiro? Produzir domesticamente e depois internacionalizar? 18 2

Globalização VIDEO 18 2