História da Matemática no Ensino Fundamental Prof. Ilydio Sá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA PLANA CIRCUNFERÊNCIA PROFESSORA JULIANA SCHIVANI.
Advertisements

Mdc de Euclides O que é? Lema de Euclides: Sejam a,b∈Z, os divisores comuns de a e b são os mesmos que os divisores comuns de a e b – c*a, ∀c∈Z. (Demonstração.
ÁLGEBRA MATRICIAL.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
(a + b)(a + b) = a² + ab + ba + b² = a² + 2ab + b²
Geometria 3° encontro.
Áreas de figuras planas
Lógica de Programação Prof. Poliana Cássia Soares 2017
Ciclo 3 Aula 3: Geometria Conteúdos: Congruência de triângulos;
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06
Encontro 3 Geometria – áreas e perímetros Professor: José Reis
Multiplicação no Egito
Aula: Fatorial e binomial
QUEBRA-CABEÇA TANGRAM
TRIGONOMETRIA Professor: Sérgio.
Introdução à Integral Definida
TEOREMA de Pitágoras.
Matemática II Semelhança.
Formação Acadêmica Científica Cultural Matmídia.
AULA 6 – EQUAÇÕES ESPELHOS ESFÉRICOS
Matemática – 8° ANO D Prof.: ISRAEL AVEIRO
Semelhança de Triângulos 10/12/2016
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
número racional não negativo
Professor Rodrigo Menezes
Matemática IV Dispositivo prático de Briot-Ruffini
Vídeo Aula de Matemática
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Ouço e esqueço, vejo e lembro, faço e aprendo. (provérbio chinês)
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
VETORES.
Área e perímetro de figuras planas
Elegância Profissional ...
CAPÍTULO 8.3 – Raiz e Teorema de Pitágoras
MATEMÁTICA Semelhança de Figuras.
(a + b)(a + b) = a² + ab + ba + b² = a² + 2ab + b²
TEORIA DOS NÚMEROS Aluno: Mauricío George – Princípio da Boa Ordenação
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM   ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA – ABRIL.
Aulas 17 e 18 Limites, limites laterais, limites infinitos, assíntota vertical e propriedades do limite.
Exercícios Complementares
Introdução à Integral Definida
Atividade 65.1 Observa as figuras. E considera as expressões:
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
Elementos de um triângulo retângulo
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS (Aula 6)
AULAS 10 E 11 ASSUNTO: GEOMETRIA ANALÍTICA ALEF E ADRIANA.
PARALELISMO.
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
PREOCUPAÇÃO NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS DE AMANHÃ, SÓ TIRA A PAZ DE HOJE!
Fatoração de expressões algébricas
O que você deve saber sobre
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA 7.º ANO Semelhança de Figuras.
Função exponencial – Parte 1
1. Razões trigonométricas
Expressões algébricas
O que você deve saber sobre
ESTUDO DIRIGIDO Conteúdo do Trimestre CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PRODUTOS NOTÁVEIS (SUAS APLICAÇÕES) MATEMÁTICA BÁSICA - 9º ANOS MOTIVA
Trigonometria 1. Razões trigonométricas
Curso de Introdução à Lógica Computacional
Elegância Profissional ...
Introdução aos Grupos de Permutações e aplicações
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

História da Matemática no Ensino Fundamental Prof. Ilydio Sá PPGEB CAp/UERJ História da Matemática no Ensino Fundamental Prof. Ilydio Sá

Respostas das atividades da aula 2 (Vídeo de 21:20 min a 37:09 min) 1) Nas tábuas de argila com registros de problemas matemáticos dos Babilônicos, há um problema que pede a área de um dos quatro círculos inscritos num quadrado de lado medindo 60 unidades, como na figura abaixo. Qual o valor dessa área? R 4R = 60, logo, R = 15 unidades S =  . R2 ou  . 152 = 225  unidades quadradas

2) Quatro rolos de paus de canela, mais 20 gins, mais dois rolos e 10 gins, correspondem a um mana. O mana correspondia a 60 gins, logo, quanto pesava, em gins, o rolo de paus de canela? Solução: 4 rolos + 20 gins + 2 rolos + 10 gins = 1 mana 6 rolos + 30 gins = 1 mana = 60 gins, logo 6 rolos = 30 gins ou ainda 1 rolo de pau de canela = 5 gins 3) Por que o número 111, escrito no sistema sexagesimal dos Babilônicos, corresponde ao número 3661 do nosso sistema decimal de numeração? Solução: 111(60) = 1 + 1.60 + 1.602 = 3661

ÁREA TOTAL = 64, LOGO, LADO = 8. ACARRETA X = 5 3) Um dos grandes legados da matemática babilônica foi, além do sistema sexagesimal de numeração, a solução de equações quadráticas para problemas cotidianos e com respostas inteiras e positivas. No vídeo da BBC há uma demonstração de como resolviam o problema de encontrar as dimensões de um retângulo, de área igual a 55 unidades quadradas, onde um dos lados mede 6 unidades a mais do que o outro. Como eles resolviam esse problema? Descreva a técnica que eles usavam usando a moderna linguagem da álgebra.   ÁREA = 55 X + 3 ÁREA = 9 X

Solução algébrica x. (x + 6) = 55 ou x2 + 6x = 55 ou ainda x2 + 6x + 9 = 55 + 9 = 64, o que acarreta (x + 3)2 = 64 ou x + 3 = 8 ou x = 5.

Há indicações, ainda que não comprovadas devidamente, que os Babilônicos conheciam o teorema de Pitágoras cerca de 1000 anos antes dos gregos. No vídeo há indicações sobre algum conhecimento que eles possuíam sobre os números ou ternos pitagóricos. Prove que se x, y e z constituem um terno pitagórico, então nx, ny e nz, sendo n um número inteiro positivo, também será um terno pitagórico. Solução: Pela hipótese, temos x2 + y2 = z2 . Precisamos agora provar que o mesmo ocorrerá com nx, ny e nz. Vejamos: (nx)2 + (ny)2 = n2x2 + n2y2 ou, colocando n2 em evidência, teremos n2 . (x2 + y2) o que acarreta n2 z2

b) Prove que x2 – y2; 2xy e x2 + y2, sendo x, y e z números inteiros, geram ternos pitagóricos. Obtenha os ternos pitagóricos para x = 2 e y = 1 e para x = 3 e y = 2. Solução: Temos que provar que (x2 + y2)2 = (x2 – y2)2 + (2xy)2 x4 +2x2y2 + y4 = x4 – 2x2y2 + y4 + 4 x2y2 = x4 +2x2y2 + y4 Para x = 2 e y = 1, teremos o terno pitagórico: 22 – 12; 2.2.1 e 22 + 12, ou seja: 3, 4, 5. Para x = 3 e y = 2, teremos o terno pitagórico: 32 – 22; 2.3.2 e 32 + 22, ou seja: 5, 12, 13.

6) Usando o método geométrico/algébrico de completar os quadrados, resolva: x2 + 100 x – 7500 = 0 Solução: x2 + 100 x = 7500 ou x2 + 100 x + 2500 = 7500 + 2500 ou (x + 50)2 = 10 000 = 1002 x + 50 = 100 ou x + 50 = -100, acarretando S = {-150, 50}