PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE COMPRAS PÚBLICAS ESTADUAIS DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DOS MODELOS DE COMPRAS ESTADUAIS.
Advertisements

1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Programa de Regionalização do Turismo
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA 2015/2025.
Economia Solidária  Os empreendimentos de economia solidária são, segundo sítio do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, e SENAES, são organizações.
Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial Mireya Eugenia Valencia Perafán Viçosa, 30 de junho de 2016.
Economia Solidária Cirandas.net Cadastro / login na ferramenta.
REDE CÁRITAS: AVANÇOS, LIMITES E SONHOS Anna Marisa Werner – Assistente Social Pe Flávio Correa de Lima- Assistente Social Elenara Solange P. Soares- Assistente.
COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental  Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e.
ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio.
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA?.
Princípios Economia Solidária
O que são os ODS? Após a conclusão da Agenda do Milênio (8 jeitos de mudar mundo), em setembro de 2015, líderes de governo e de estado dos países-membros.
Programa de Revitalização do Pinhal Interior
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Estruturas Organizacionais Tradicionais
Politicas públicas e trabalho
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA?.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
Economia solidária Instituto Federal Santa Catarina
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
pelo Desenvolvimento Sustentável
Terceira Parte.
Comunidade São Rafael João Pessoa - PB
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
MARKETING INTERNACIONAL
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Administração de Novos Negócios
TERRITÓRIOS Os Territórios Rurais (programa desenvolvido desde 2003 pelo MDA) são a base dos Territórios da Cidadania. Os Territórios Rurais se caracterizam.
Educação ambiental como política pública
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Planejando o Turismo no seu Município
Geraldo augusto da silva
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Economia e Gestão da Saúde
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Universidade Federal de Ouro Preto
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Desenvolvimento sustentável para MPE
Vulnerabilidade social: conceito e programas para o desenvolvimento de potencialidades e aquisições. Rosana Morgado Escola de Serviço Social/UFRJ.
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco
Orientações de estágio
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
EMPREENDEDORISMO.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL KARIN CASTILHOS ALESSANDRO CASTILHOS

O QUE É ECOSOL (Economia Solidaria) Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação, entre outras... Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Considerando essa concepção, a Economia Solidária possui as seguintes características: 1- Cooperação 2- Autogestão 3- Dimensão Econômica 4- Solidariedade

Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. . Economia Solidária possui a característica de reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica.

PROJETOS DE FORTALECIMENTO

A Cáritas Brasileira lançou, em julho de 2015, um Edital de Chamamento Público de Projetos para fomentar a gestão e a estruturação de 120 empreendimentos econômicos solidários no país. O projeto Fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, que tem apoio da União Europeia, contribuirá na promoção da economia popular solidária como alternativa de formação e geração de renda das populações em situação de vulnerabilidade, na perspectiva do desenvolvimento solidário sustentável e territorial. Alguns projetos de fortalecimento selecionados neste edital:

Programa "Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional: produção, acesso e consumo de alimentos saudáveis no município de São Carlos - SP" trata-se de uma alternativa de organização de atividade laboral a partir de pressupostos tais como solidariedade, cooperação, autogestão, propriedade coletiva dos meios de produção, distribuição mais igualitária dos ganhos, participação política, etc. 1 - aborde a produção de alimentos com crianças e jovens, por meio de uma horta orgânica pedagógica, situada em um espaço público no entorno do bairro; 2 - aborde a comercialização a partir do fomento à uma feira de alimentos no bairro, como principal estratégia para a população ter acesso a alimentos saudáveis e a preços mais justos 3- aborde o consumo, por meio de orientações à população em relação a como escolher, preparar, acondicionar e evitar alimentos

Programa "Fomento ao Cooperativismo Social em São Carlos e Região“ Desenvolvimento de Estratégias para Fortalecimento de Rede de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis no interior do Estado de São Paulo. O presente projeto se insere no contexto da promoção do incentivo à construção e consolidação de formas associativas geradoras de laços de solidariedade por meio do fortalecimento de uma rede de cooperação econômica entre cooperativas e associações situadas em diversas cidades no interior do Estado de São Paulo

O Salão da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, realizado pela Cooperativa ECOSOL Base Brasília, é uma feira de negócios inclusivos para promover oportunidades de trabalho e renda voltados para as demandas das pessoas com deficiência.   Promove o empreendedorismo, a geração de renda para pessoas com deficiência, a identificação e a exposição de produtos e serviços para as demandas desse segmento.