Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia.
Advertisements

SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS – RODA DE CONVERSA 1 18 e 19 de Novembro de 2015 – OPAS/OMS – Brasília - DF.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia.
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Manoel Messias Santos Alves
DINÂMICA DA INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE*
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Relatório de Autoavaliação Institucional
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
autores: ALBIERO, Cleci; BRUN, Adriane; DAVET, Aurea B
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Autor(a) Orientador(a) Co-orientador (se houver)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação.
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório de Autoavaliação Institucional Referência: exercício de 2016 CÂMPUS SUZANO Endereço: Av. Mogi da Cruzes,
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017 Reunião da CPA Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017

Iniciativas de pesquisas avaliativas pela UNA-SUS Mato Grosso do Sul Lato Sensu e Strictu Sensu em Saúde da Família. 1 - Dissertação de Mestrado: Mudanças no processo de trabalho de egressos de um Curso de Especialização em Saúde da Família. Realizada em 2014, por membro do Colegiado de Curso. Objetivo: verificar a ocorrência de mudanças no processo de trabalho dos profissionais egressos de um Curso de Especialização em Saúde da Família.

Método: Estudo quantitativo, seccional, com base em dados primários, realizado em Campo Grande/MS. Participaram 87 profissionais, responderam a um questionário em escala Likert e questões objetivas sobre atributos da APS. Resultados: Houve adequação das ações em todos os itens avaliados, com diferença estatisticamente significativa para todos as comparações. No entanto, somente a adequação de competências não é suficiente para responder as demandas da população. Conclusão: O Curso desencadeou mudanças significativas nos processos de trabalho, na perspectiva do trabalhor em saúde.

2 - Avaliação do processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde em Mato Grosso do Sul Objetivo: Analisar o processo de trabalho dos profissionais egressos da Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família na Atenção Primária em Saúde. Método: Estudo quantitativo, transversal, realizado em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O instrumento aplicado foi o PCATOOL – Primary Care Assessment Tool Instrumento de avaliação da Atenção Primária. Foram ouvidos profissionais egressos e não egressos dos cursos. Também foram ouvidos usuários atendidos por egressos e não egressos dos cursos. Fase atual: Análise dos dados.

3- Avaliação do impacto dos Indicadores de Saúde pós realização de processo formativo em saúde da família em Mato Grosso do Sul. Objetivo: Verificar mudança nos indicadores de saúde, pós realização de um curso de Especialização em Saúde da Família nos municípios de Mato Grosso do Sul. Método: A metodologia utilizada está sendo feita através de cooperação técnica com a Fiocruz Bahia, laboratório Prof. Mauricio Barreto. Estudos Ecológicos e Análise regressiva dos indicadores de saúde. Fase atual: Banco de dados já construído. Atualmente a equipe está na análise dos dados.

4 - Pesquisa avaliativa do Profsaúde Mestrado Profissional em Saúde da Família, em Rede Nacional. Realização: 2017 e 2018 Objetivos: Caracterização da clientela do curso; Identificar as expectativas e necessidades dos mestrandos quanto ao curso; Conhecer as fragilidades e fortalezas do curso; Avaliar corpo docente, proposta pedagógica, material pedagógico e metodologia EAD. Método: Pesquisa qualitativa; População total de 200 alunos; Responderam ao pré-teste 117 alunos. Fase atual: Análise do pré-teste

5- Pesquisa avaliativa sobre a percepção dos alunos que realizam os cursos autoinstrucionais online: Doenças do aparelho digestivo alunos matriculados: 10.310 Chikungunya: manejo clínico Alunos matriculados: 50.445 Zika: abordagem clínica na Atenção Básica Alunos matriculados: 60.815 Metodologia: Os alunos responderam a um questionário online sobre suas opiniões sobre o tema (conteúdo, tecnologia, recursos educacionais, aplicabilidade, etc) Resultados: Apresentado em Congressos da UNA-SUS e ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância).

Obrigada!! Vera Lúcia Kodjaoglanian esc.fiocruz@saude.ms.gov.br (67)3346-4480/3346-4693