Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
Advertisements

Projeção Ortogonal Desenho I
Professor: Rafael Diogo Scheuer
Desenho basico de arquitetura
DESENHO TÉCNICO Engenharia Mecânica
TEORIA DO DESENHO.
Profª. Carla Simone Araújo G. Sarmento
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Desenho e construções rurais – Aula 1
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Aula 1 – Papel, margens e etiqueta
Desenho técnico – Projeto elétrico
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Cartografia.
Desenho Técnico para Mecânica
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Computação Gráfica Professora: Janaide Nogueira
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
Introdução ao desenho técnico
MAQUETES DE AUXÍLIO NA REPRESENTAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Levantamento Topográfico Planimétrico
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
Treinamento.
Levantamento Topográfico
Desenho Técnico.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Mapa É uma representação do espaço geográfico, sendo assim um instrumento. em superfície plana e em escala reduzida de um espaço qualquer serve para se.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Educacional do Estado de Goiás
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFRN - ESTRUTURA CURRICULAR (A5)
IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária.
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Função de mais de uma variável
Leitura dos Resultados EXEMPLO
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
I – inTrodução à linguística:
GEOMETRIA DESCRITIVA A
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
Projeto Harmonia das Formas
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Desenho Técnico Apresentação do curso Diedro Projeção no 1º diedro
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Transcrição da apresentação:

Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Desenho Técnico Aula 01 Introdução, História, Desenho Artístico x Desenho Técnico Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Email: jaquematsuoka@gmail.com

Ementa da Disciplina Noções de desenho geométrico e de geometria descritiva e aplicada. Utilização de elementos gráficos na interpretação e solução de problemas. Materiais e equipamentos de desenho. Normas técnicas e convenções. Escalas. Materiais Normas técnicas da ABNT. Perspectiva, luz e sombra. Uso e aplicação em desenho a lápis. Desenho de peças e plantas topográficas. Projetos arquitetônicos simples. Noções de Desenho Gráfico (Auto CAD).

Objetivos da Disciplina Utilizar os fundamentos de desenho projetivo para a interpretação e execução à mão livre (esboço) ou utilizando instrumentos de desenho técnico. Familiarizar os alunos com a utilização de softwares de desenho como AUTOCAD, para a produção de plantas e croquis.

Conteúdo Programático Introdução Histórico Geometria Descritiva Figuras Geométricas Normatização Norma Geral de Desenho Técnico Layout e dimensões da folha de desenho Conteúdo da folha para desenho técnico Aplicação de linhas para execução de desenho técnico Dobramento da Folha Escala

Conteúdo Programático Tipos de Desenho Folhas de Desenho Dobramento do Papel Tipos de Traço Caligrafia Técnica Escalas Escala Natural Escala de Redução Escala de Ampliação Uso de Esquadro e Réguas Paralelas Cotagem

Conteúdo Programático Vistas Ortográficas Perspectivas Axonométricas Planta Baixa Planta de Situação Desenho Topográfico Aplicações de Desenho Rural Representações de Vegetação e Benfeitorias Introdução ao CAD

Formas de Avaliação Pontuação total distribuída: 100 pontos 1º Bimestre: Avaliação I – 25 pontos Trabalho Prático ou Lista I – 15 pontos Trabalho Prático ou Lista II – 10 pontos 2º Bimestre: Avaliação II – 25 pontos Trabalho Prático ou Lista II – 15 pontos Simulado – 10 pontos

O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos Introdução História O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos Pinturas Rupestres Representação do mundo e das sensações (alegrias, medos, crenças e danças)

Introdução História Os egípcios também utilizavam o desenho para descrever o seu dia a dia, pessoas, costumes.

Introdução História Desenho Artístico: comunica ideias e sensações, estimulando a imaginação do espectador. Não se preocupa com medidas, precisão e fidelidade à realidade. Não seguem NORMAS

Introdução O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento. Apesar disso, ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva, o que tornava o processo mais livre e sem nenhuma normatização.

Introdução História Desenho Técnico: É uma maneira formal e precisa de prover informações sobre o formato e dimensões dos objetos físicos Segue Normas pré-estabelecidas. Respeita escala e medidas com precisão. Desenho Técnico: É um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área, por exemplo, mecânica, marcenaria, elétrica, eletrônica. Obedecendo as normas. ABNT

Introdução Origem do Desenho Técnico O matemático francês Gaspar Monge (1746-1818), que possuía grande habilidade como desenhista, criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema com correspondência biunívoca entre os elementos do plano e os do espaço. O sistema criado por Gaspar Monge, ou Método Mongeano, que foi publicado em 1795 com o título Geometrie Descriptive, é a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico.

Introdução Desenho Artístico x Desenho Técnico

Introdução Desenho Artístico x Desenho Técnico Os artistas transmitiram suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou

Introdução Desenho Artístico x Desenho Técnico

Introdução Desenho Artístico x Desenho Técnico Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve-se transmitir com exatidão todas as características do objeto que se deseja representar. Para isso, o desenhista deve obedecer regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normatizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe alguns exemplos.

Introdução Visão Espacial Visão espacial é a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais (tridimensionais). Conhecendo-se a metodologia utilizada para a elaboração do desenho bidimensional, é possível entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana.

Introdução Desenho Técnico à Mão Livre Compasso, esquadros, lápis, escalímetros, transferidores...

Introdução Desenho Técnico Assistido por Computador Utilizando softwares especialistas, como AutoCad, Solid Works, entre outros

Introdução Quem pode projetar e quem pode desenhar??? O desenhista não pode projetar, pode apenas desenhar e interpretar os desenhos; O engenheiro pode projetar e desenhar, se o mesmo tiver conhecimento em técnicas de desenho. E pode assim, interpretar o desenho;