Expressão Verbal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sugestões para Apresentação em Eventos Acadêmicos e Empresariais Profª Drª Maria Helena da Nóbrega.
Advertisements

COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
O PODER DA COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE MARKETING PESSOAL Fga.Dra. Tamara Suzart Drumont Machado Especialista em Voz. Cirurgia de cabeça e pescoço.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral Comitê Científico do Saberes em Ação III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Apresentação de relatórios técnico científicos
Meios de Comunicação em massa.
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “SABERES EM AÇÃO”
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
como fazer uma Apresentação Oral
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Curso de Formação de Expositores Espíritas
A Metodologia na Formação
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Comunicação.
Apresentação de um Tema - Orientações
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Fundamentos da comunicação.
Planejamento e Preparação de um Seminário
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Como aprendemos 1% através do gosto 1,5% através do tato
IX Normas Gerais para Apresentação Oral:
Título do trabalho Nome dos alunos e professor orientador
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
COMUNICAÇÃO RURAL 2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências.
Aluna: Mayara Almeida 1º período Professora: Aliete Rosa
Aula para adultos Reflexões, Provocações e Proposições
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Comunicação nas Organizações
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
FANTÁSTICO. Noções preliminares da Linguagem Corporal aplicada à segurança.
Comunicação Empresarial
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
DICAS PARA A APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A COMUNICAÇÃO.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Comunicação Empresarial
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos
Habilidades de Comunicação
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Texto argumentativo: artigo de opinião
Comunicação.
Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
TÍTULO DO TRABALHO FORMATAÇÃO: arquivos tipo .ppt (power point)
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Exercícios Estruturados no Voleibol
A proposta da oficina de teatro não é a formação de atores, mas trabalhar a comunicação em público,

Normas gerais para apresentação Oral: 1
RELAÇÕES INTERPESSOAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS
Transcrição da apresentação:

Expressão Verbal

I. O Circuito da Comunicação MEIO RECEPTOR EMISSOR MENSAGEM CÓDIGO

FEEDBACK Interdependência entre emissor e receptor

Comunicação Não-verbal Linguagem corporal: gestos, olhar, expressões faciais, movimentação do corpo, postura, aparência

III. Recursos Audiovisuais Recursos Didáticos Representam boa parte da comunicação, mas não devem chamar muita atenção

III. Recursos Audiovisuais Facilitam a compreensão Prendem a atenção da platéia Orientam raciocínio (do emissor e do receptor)

Por que utilizar recursos? Como aprendemos: 1% através do gosto 1,5% através do tato 3,5% através do olfato 11% através da audição 83% através da visão

Recursos Audiovisuais Quanto retemos das informações: 10% do que lemos 20% do que escutamos 30% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos 70% do que ouvimos e discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos

Tipos de Recursos Quadro Magnético Flip-chart

Tipos de Recursos Modelos e objetos

Tipos de Recursos Retroprojetor Slides Power-point

Tipos de Recursos Vídeo Câmera

Conteúdo da fala Introdução: 15% Desenvolvimento: 75% Conclusão: 10%

Conteúdo da fala Cumprimento Afirmação Ilustração Humor Ocasião Questão - Ganhar atenção - Ganhar interesse Abertura Introdução (15%) Promover a identificação da platéia com o assunto Preparação

Conteúdo da fala Afirmação Idéia Testemunhos Fundamentação Ilustrações - Fatos Estatísticas Exemplos Comparações Testemunhos Ilustrações Desenvolvimento (75%) Fundamentação

Conteúdo da fala Revisão Conclusão Fechamento Fatos Estatísticas Exemplos Comparações Etc Revisão Conclusão Desafio Citação Ilustração, etc Pausa e agradecimento Fechamento

adriane@adrianewerner.com.br