UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PDE INTERATIVO Outubro/2013 Florianópolis. GESTÃO ESCOLAR Crise Paradigmática Muitas turbulências Fazer da escola lugar de ações possíveis Construir outras.
Advertisements

PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Introdução e Conceitos.
Administração financeira
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Tutorial: Como acessar o Portal
Comunidade de Aprendizagem
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Professor (a) orientador
Manual do Participante
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Coordenador(es) da(s) área(s)
COMO FAZER SEU CADASTRO E REALIZAR A COMPRA DOS CURSOS
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
plano anual de capacitação
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Planejamento de estratégias:
Planejamento de Produção
Passo a passo SIGAA Versão para alunos
Gerência Contábil Fiscal
SINAES ENADE.
QUADRO DE VENDAS.
Benchmarking.
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Planejamento estratégico
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Gestão da Logística de Distribuição
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Mestrando: Silvio Santos Junior Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
XVII Jornada Científica de Jornalismo
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Professor (a) orientador
Metodologia da Pesquisa
SUMÁRIO Introdução Acesso ao Currículo UNIFACS Tela Principal
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
RESULTADOS E DISCUSSÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
Comportamento do Consumidor
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/2
PROJETO INTEGRADO DE MONITORIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓCICA
Planejamento Financeiro e Orçamentário
XV Jornada Científica de Jornalismo
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
Cap 28 – O oligopólio Parte I 9ª edição.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP Gestão: Herman Voorwald/Júlio Durigan Pró-Reitora de Pós-Graduação: Marilza Vieira Cunha Rudge

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PDI UNESP – DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO EXCELÊNCIA PG AVALIAÇÃO PG Atendendo ao que foi estabelecido no PDI da UNESP para a dimensão Pós-graduação: são apresentados os 3 Programas da PROPG: Excelência, Avaliação e Inserção do corpo docente na PG INSERÇÃO CORPO DOCENTE NA PG

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho AUTO – AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Para planejar as visitas que farei ao seu programa, gostaria que fosse feita a “ auto-avaliação do seu programa”.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho TOMADA DE DECISÕES PROCESSO CONTÍNUO AUTO – AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP A auto-avaliação deve ser um processo contínuo para tomada de decisões, que reflete a maturidade e transparência do programa. Para a PROPG é fundamental a busca do equilíbrio entre a excelência dos programas e a expansão de novos programas. EQUILÍBRIO ENTRE EXCELÊNCIA E EXPANSÃO MATURIDADE E TRANSPARÊNCIA

UNESP EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO ATIVIDADE DOS PROGRAMAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO ATIVIDADE DOS PROGRAMAS AUTO-AVALIAÇÃO Reflexão Permanente e Construtiva Assim, a auto-avaliação é o momento de reflexão permanente e construtiva que permitirá atingir aos seguintes objetivos ( conhecer potencialidades, detectar fragilidades e criar alternativas) OBJETIVOS: conhecer potencialidades detectar fragilidades criar alternativas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho DESEMPENHO DOS PROGRAMAS CAPES PLANILHAS ESPECÍFICAS ♦ Área ♦ Programa Se você acessar o site da CAPES encontrará planilhas específicas por área e programa e poderá com isso analisar: o docente, o discente e o egresso. Acessando essas planilhas você conseguirá identificar as potencialidades e fragilidades do seu programa. DOCENTE DISCENTE EGRESSO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROGRAMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Produção intelectual dos docentes (relação nominal) (PE 99) DOCENTE Produção intelectual dos docentes permanentes (EX 04) Produção intelectual dos discentes (EX 02) DISCENTE Fluxo discente, tempo médio de titulação (PE 30) Em relação ao docente analise duas tabelas: produção intelectual dos docentes e produção intelectual dos docentes permanentes. Em relação ao discente: a produção intelectual dos discentes e o fluxo discente e tempo médio de titulação Em relação ao egresso a produção intelectual dos egressos. Se você quiser analisar outras planilhas ou conhecer veja os passos a seguir. EGRESSO Produção intelectual dos egressos (EX 03)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Como acessar as planilhas específicas da CAPES ? Antes de acessar o site da CAPES é importante instalar mais um navegador na máquina. Nossa sugestão é o Mozilla Firefox. Acesse o site da CAPES conforme orientação a seguir Acesse o site www.capes.gov.br

Passo 1 Acesse AVALIAÇÃO No menu da CAPES acesse avaliação

Passo 2 Acesse Planilhas Específicas Acesse planilhas específicas

Estarão disponíveis todas as planilhas: a) por área b) por programas

“Produção Intelectual Passo 3 Exemplo Selecione a planilha PE 99 “Produção Intelectual dos Docentes (Relação Nominal)” Clicar Role a tela e selecione a planilha PE 99 ( por programa). A planilha contendo a produção intelectual do seu programa aparecerá logo em seguida.

Esta é a planilha de um programa ( por acaso de um dos meus assessores). Ela permite identificar todos os docentes do seu programa ( permanentes e colaboradores) e toda a produção científica classificada.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho ACESSAR AS DEMAIS TABELAS CONFORME PASSOS 1, 2 e 3 ( PE 99, EX 04, EX 02, PE 30, EX 03) O que observar ? Acesse as demais tabelas como os passos 1, 2 e 3. O que deve fazer? Identificar dados do seu programa; Faça o mesmo procedimento com um programa que você sabe que é referência na área. 1) Identificar os dados do seu Programa 2) Comparar os dados entre os programas observando sempre aqueles que são referência na área

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que fazer diante do que foi observado ? Questões a serem respondidas Como o Programa se compara em relação aos seus congêneres ? Quais os seus fatores favoráveis ? ( Inovações, iniciativas e tendências relevantes do Programa) Quais as suas fragilidades ? Que ações serão tomadas para superá-las ? 4) Qual o apoio esperado da PROPG para potencializar os aspectos favoráveis e superar as fragilidades ? 5) O Programa deverá elaborar um De posse dos dados do seu programa e de um ou mais programas de referência na área, procure responder às seguintes questões. Plano de Metas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Meta O que se pretende alcançar Como a meta será atingida Estratégia (estimular e incentivar – não são estratégias) Entendo que é importante conceituarmos o que é meta ( o que se pretende alcançar) Como essa meta será atingida – estratégias. A junção das metas fornecerá o plano de metas para o próximo triênio. Você pode nesse momento pensar: “ O que tenho a ver com o próximo triênio? Você pode não ter, mas o Programa tem. Traçar metas a médio e curto prazo PLANO DE METAS Implantação imediata (considerando o período de 3 anos – 2010 a 2012)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Nível B Estratégias Nível A Metas 2010 -2012 Situação atual do Programa O Programa está em um determinado nível e precisa alcançar outro nível. Quais estratégias serão utilizadas pelo programa ( como isto será feito? )

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que considerar antes da elaboração do Plano de Metas Discentes e egressos Qual a capacidade de atrair candidatos, sobretudo pelas suas competências do que pela carência de cursos na área? Qual o participação de discentes autores da PG e da graduação na produção científica do Programa ? O Programa possui alguma relação formal com ex-alunos? Qual o destino dos egressos? Como avaliar o perfil do aluno formado quanto a publicações, a formação de novos pesquisadores e atendimento à demanda do mercado de trabalho ? Seguem as nossas sugestões

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que considerar antes da elaboração do Plano de Metas Docentes Publicações: como aumentar a produção acadêmica qualificada ? Agências de Fomento: como ampliar a participação de docentes em atividades nas agências de fomento ? Seguem as nossas sugestões

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Elaboração do Plano de Metas Coordenação do Programa Seção de Pós-graduação INTEGRAÇÃO PROPG O Plano de metas é resultado de um trabalho conjunto Deve servir como memória do Programa e ao mesmo tempo ter um “olhar para a frente”, visando sempre a excelência. ALCANÇAR E ASSEGURAR A EXCELÊNCIA