Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Advertisements

Agricultura Tradicional/ convencional
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Evolução de semeadoras
Ciências Naturais – 9.o ano
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
Alimentação Saudável e Sustentável
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
Ciências da Natureza 5º Ano
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
Poluição no Ar e Poluição do Solo
António J. Dinis Ferreira,
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Ciências Naturais – 8.º ano
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
Ciências Naturais – 8.º ano
Grandes Culturas I Arroz.
Desenvolvimento sustentável
Diversidade na Biosfera
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Ecossistemas brasileiros
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Monitorização do equipamento relacionado com a água
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Ciências Naturais – 9.o ano
Alimentos Diet e Light
Bromatologia UNIDADE I
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
A sociedade de PRODUÇÃO descobre a existência do CONSUMIDOR.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
ATELIÊ ORGÂNICO.
Projeto novos talentos
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
Alunos: João Pedro e Mariele
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA II PROFESSORA: ODARA SÁ ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Prof.: Dr. FRANCISCO DE OLIVEIRA MESQUITA CRATO - CE NOVEMBRO de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – UFCA/CCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO.
Conceitos básicos da ecologia
Biologia da Conservação
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia.
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Rede Ecológica – Rio de Janeiro
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Biodiversidade microbiana do solo Integrantes: Joelma Evelin Pereira kume Midian Nikel Alves de Souza Rita de Cássia Bonassi.
Transferência de energia
Desenvolvimento sustentável
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
ESTUFAS AGRÍCOLAS Eduardo Henrique Seccarecio
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
Transcrição da apresentação:

Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade e Urbanidade e é acerca da agricultura biológica.

O que é a agricultura biológica? A agricultura Biológica, também conhecida, noutros países, como agricultura orgânica, ecológica ou natural, é o termo usado para a cultivação de alimentos e outros produtos vegetais sem o recurso a produtos químicos sintéticos.

O que é a agricultura biológica? A Agricultura Biológica não afecta o ambiente nem a saúde, pois os produtos biológicos proporcionam uma vida mais saudável, uma vez que têm qualidades nutricionais e são isentos de resíduos tóxicos.

Características da agricultura biológica: Agricultura extensiva muito diversificada; Fertilização baseada na utilização de compostos orgânicos; Recurso a bactérias e insectos que auxiliam no combate a pragas e doenças; Integração dos animais nas explorações; Entre outras…

Princípios da agricultura biológica: Princípios da saúde; Princípio da Ecologia; Princípio da Justiça; Princípio da Precaução.

Vantagens do consumo de produtos biológicos: Contribuir para um ecossistema melhor; Maior preservação de um espaço rural, satisfazendo as gerações futuras. Não existe contaminação dos solos, das águas ou da atmosfera; Não são utilizados pesticidas nem adubos como produtos químicos;

Vantagens do consumo de produtos biológicos: São cultivados em solos equilibrados; São utilizados fertilizantes naturais; Melhor qualidade quanto ao teor de vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas; Uma mais-valia para o desenvolvimento agrícola local e regional; Entre outras…

Desvantagens do consumo de produtos biológicos: O lucro é mais baixo, uma vez que a produção é menor; O produto é mais caro; Menor peso individual dos produtos e menor produtividade comparativamente com a agricultura convencional; Existem poucos locais de venda, sendo necessário procurar lojas para adquirir estes produtos;

Desvantagens do consumo de produtos biológicos: É raro encontrar um restaurante que confeccione refeições apenas com estes produtos; Rede de distribuição e comercialização pouco desenvolvida; Desconhecimento e preconceito; Falta de associativismo; Reduzida promoção junto do consumidor;

Referências bibliográficas http://www.google.pt/search?hl=ptPT&defl=pt&q=define:Agricultura+biol%C3%B3gica&sa=X&ei=ukuOTN7LHc6OjAeyk_DOBg&ved=0CBgQkAE http://www.centrovegetariano.org/Article-59-Agricultura%2Bbiol%25F3gica.html http://cjigraciosa.no.sapo.pt/ http://www.agroportal.pt/Agros/agricultura/biologica.htm http://www.merceariabio.pt/pt/vantagensdoconsumodeprodutosbiologicos.ph http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/2015056-agricultura-biologica/ http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2002/09/12b.htm

Referências bibliográficas http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/2015056-agricultura-biologica/ http://www.slideshare.net/mekie/agricultura-biolgica http://www.ifoam.org/about_ifoam/pdfs/POA_folder_portugese.pdf

Graça Gonçalves Miriam Marques Carlos Dimas Maria Santos Cátia Silva 13.09.2010 – 24.01.2011 Graça Gonçalves Miriam Marques Carlos Dimas Maria Santos Cátia Silva