Alunos: Dorileia,Edna, Jane, Luziane,Rosilnene e Vinícius Reengenharia e Benchmarking Alunos: Dorileia,Edna, Jane, Luziane,Rosilnene e Vinícius
Reengenharia É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
Fundamentos: Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamenta.As questões: Por que fazemos o que fazemos? E porque fazemos dessa maneira? Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho. Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Não aproveita nada do que existe. Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços,nem para pessoas. Busca entender o que e o porque do processo.
A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases: 1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto; 2ª Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento(recursos)), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas; 3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo; 4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos
Benchmarking conceito: É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.
benchmarking o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).
Princípios Sistemático O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.
Benchmarking Planear: Desenhar e conceber o projeto em torno dos fatores críticos de sucesso Explorar: Identificar as melhores práticas e adquirir dados Analisar: Comparar o desempenho e identificar áreas de melhoria Adaptar: Implementar as melhores práticas e monitorizar os progressos
Exemplo de sucesso "Para vencer os desafios do amanhã, a BC Telecom sabe que tem que competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do Benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o sucesso da empresa" Brian A. Canfield Chairman and Chief Executive Officer British Columbia Telecommunications Company
Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/benchmarkinghttp://(02/09/09). Idalberto chiavenato(02/09/09) http://causaeefeito.wordpress.com/2008/02/15/mas-o-que-e-benchmarking/