Um novo enfoque para o MMC e MDC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações com frações (semana 9).
Advertisements

POLINÔMIOS.
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Aula 6 Projeto Olimpíada.
Números primos.
Questões – Revisão – 8º ano Matemática I Prof(a) : Monica Honigman
Matemática Frações Algébricas.
Matemática Básica Fonte: Prof Msc SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES
POLINÔMIOS. Polinômio ou função polinomial na variável complexa x é toda função P: ℂ → ℂ definida por P(x) = a n x n + a n–1 x n–1 + a n–2 x n–2 +...
POLINÔMIOS – Parte 2. Dispositivo de Briot-Ruffini Exemplo Veja, passo a passo, a utilização do dispositivo de Briot-Ruffini para determinar o quociente.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Aritmética dos restos e divisibilidade.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Geometria 3° encontro.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
Terceiro encontro do segundo ciclo
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Formação Acadêmica Científica Cultural Matmídia.
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Medidas de Dispersão para uma amostra
Márcio A. Silva OBMEP – Ciclo 6, Encontro 1 ARITMÉTICA Algoritmo de Euclides e cálculo de MDC. Márcio A. Silva
FRAÇÕES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Matemática Básica Frações, MMC e MDC SERGIOMELEGA.WIX.COM;FISICAEMAT.
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Teorema Fundamental da Aritmética
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Fundamentos de Aritmética
Aulas Multimídias – Santa Cecília
E.E. Dona Antônia Valadares
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
Matemática Básica Polinômios.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 14
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Números racionais 2,34.
POLÍGONOS.
Terceiro Ciclo Aritmética.
M.d.c. algoritimo de Euclides
ALGEBRA LINEAR Dani Prestini
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
Números Primos Definição: Um número natural diferente de 0 e de 1 e que é apenas múltiplo de 1 e de si próprio é chamado de número primo. O números que.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
Simplificação ou redução de frações
Múltiplos e Divisores.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Operações Básicas da Matemática
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTOS NUMÉRICOS O conceito de número foi evoluindo ao longo dos tempos, tendo-se criado novos números para responder a problemas.
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Múltiplos e Divisores Disciplina: Matemática TABUADA.
CÁLCULO DE MMC E ADIÇÃO DE FRAÇÕES. O menor múltiplo comum de dois ou mais números, diferente de zero, é chamado de mínimo múltiplo comum desses números.
O que você deve saber sobre
Múltiplos e Divisores.
M.M.C (Mínimo Múltiplo Comum) e M.D.C (Máximo Divisor Comum)
Divisibilidade Múltiplos e Divisores
Frações e porcentagens
O que você deve saber sobre
Múltiplos e divisores.
(a + b)(a + b) = a² + ab + ba + b² = a² + 2ab + b²
TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
ISOMETRIAS, PAVIMENTAÇÃO E MOSÁICOS Escher, Arte da Geometria
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Transcrição da apresentação:

Um novo enfoque para o MMC e MDC Introdução: No ensino tradicional, o trabalho com múltiplos e divisores geralmente segue a sequência: conceito de múltiplos e divisores, números primos, regras de divisibilidade. Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC). Obviamente é de fundamental importância saber que o múltiplo de um número é o produto desse número por um número natural qualquer e que Um número é divisor de outro quando o resto da divisão for igual a 0. O enfoque dado ao estudo dos números primos, neste contexto, servirá apenas de ponte para chegar as técnicas de cálculo do MMC e do MDC. Dentro desta metodologia a preocupação com o MDC encerra-se no momento em que aprende a calculá-lo. Somente o MMC sobrevive mais tempo pois é aplicado na soma e na subtração de frações.

Uma nova utilidade para o MDC: Cálculo do MDC entre os polinômios Definição: Um máximo divisor comum de um grupo de dois ou mais polinômios não nulos, de coeficientes racionais, P1(x), P2(x), ..., Pm(x) é um polinômio de maior grau M(x) que divide todos os Polinômios P1(x), P2(x), ..., Pm(x). Onde M(x) também só deve conter coeficientes racionais. Por exemplo: Obter um MDC entre (x²-2x+1) e (x²-1). x²-2x+1= (x-1)(x-1) x²-1 = (x-1)(x+1) Um MDC é (x-1) já que é fator comum entre os polinômios x²-2x+1 e x²-1.

Enfoque geométrico para o MDC E para o cálculo do MDC, temos que traçar a diagonal do retângulo, sempre que esta diagonal encontrar com um vértice de um dos quadradinhos internos, marque com um ponto. Em seguida, conte em quantas partes a diagonal do retângulo foi dividida. Este número é o mdc procurado. Podemos notar que neste caso a diagonal foi dividida exatamente em duas partes e MDC(6,8)=2. Através dessa atividade fica nítido para o aluno como funciona geometricamente o cálculo do MDC.

Enfoque geométrico para o MMC A partir de um vértice qualquer do retângulo, digamos B, tracemos diagonais nos quadradinhos internos, só finalizando quando encontramos um novo vértice. Em uma folha de papel quadriculado desenhe um retângulo ABCD cujos lados têm a medida dos números que desejamos calcular o MMC, por exemplo, 6 e 9. Contamos quantas diagonais foram traçadas. Esse número é o mmc procurado. De fato, MMC(6,8) = 24.