Classificação de cadeias e hidrocarbonetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Advertisements

Classificação das Cadeias Carbônicas
Módulo 2: Biotecnologia de Proteínas – sessão 1
Subdomínio 1: Ligação Química Estruturas de moléculas orgânicas e biológicas Professora Paula Melo Silva.
Parte-2 Márcia Santos. Os detritos lançados na água, mesmo em pequenas quantidades, como em concentrações em ppm, podem causar poluição.
Ligação Covalente Normal A ligação covalente ocorre quando os átomos ligados possuem tendência de ganhar elétrons. Ligação Covalente: caracteriza-se pelo.
PROFESSORA CLÁUDIA BRENNER QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono PROPRIEDADE TÍPICA DO CARBONO  Formação de cadeias.
ISOMERIA.
Fotossíntese.
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
Introdução à Química Orgânica
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Tópico 7: Grupos funcionais presentes nas moléculas orgânicas
Nome: Amanda Almeida Bacelar
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
QO05- Funções Orgânicas II
Química Orgânica- QO.02.
Tipos de representação de estruturas
Níveis de Organização META OBJETIVOS
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Química Orgânica- QO.01.
E. E. Ernesto Solon Borges
AULA 02 HIDROCARBONETOS I
Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas
Nomenclatura das Cadeias Carbônicas
Hidrocabonetos dia a dia
Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Química Orgânica Nilsonmar.
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Geometria Molecular.
Tópico 6: Modos de representação de moléculas. As fórmulas químicas
Seres vivos, Ambiente e Energia
Reações em soluções aquosas
FUNÇÃO HIDROCARBONETO
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
PROTEÍNAS Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Agamenon Roberto.
Na Pré-história tínhamos na ...
Química Química Orgânica.
Sinopse das funções orgânicas
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Características gerais dos seres vivos
Metabolismo Energético
Hidrocarbonetos 10º ano [Imagem: wallpapercave.com]
Introdução à Química Orgânica
1.1. Tipos de ligações químicas
O que você deve saber sobre
Cadeias Carbônicas.
Reações de Combustão Prof.: Renê Machado.
FOTOSSÍNTESE.
Aminoácidos.
PILHAS E BATERIAS. UMA OXIDAÇÃO ÚTIL.
CARBOIDRATOS.
O que você deve saber sobre
METABOLISMO Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Substâncias e Misturas
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
CARBOIDRATOS.
Pré - História usava-se Prof. Agamenon Roberto.
... fermentação da uva a obtenção do vinagre... vinho... álcool etílico Na Pré-história tínhamos na... Na Pré-história tínhamos a produção de......
Transcrição da apresentação:

Classificação de cadeias e hidrocarbonetos Química Orgânica Classificação de cadeias e hidrocarbonetos

Química orgânica Era inicialmente conhecida como a química que estuda as substâncias originadas dos organismos vivos; Frederick Wholer  síntese da uréia 1828 a partir de substâncias inorgânicas Química orgânica hoje é aquela que estuda os compostos de carbono.

O carbono e as ligações covalentes O carbono é tetravalente  faz 4 ligações É capaz de fazer duplas e triplas ligações.

Formas de representação das cadeias carbônicas Fórmula estrutural  mostra com detalhes a ligação e a estrutura da molécula Octano Metil-propano

Formas de representação das cadeias carbônicas Fórmula mínima  mostra apenas os elementos presentes e a quantidade de cada um deles. C4 H10 C8 H18 Metil-propano Octano 1º) C 2º) H 3º) S, N, O, entre outros

Formas de representação das cadeias carbônicas Fórmula estrutural com ligações semiexplícitas

Formas de representação das cadeias carbônicas Fórmula de linha  átomos ocultos

Ligações do Carbono com outros elementos Nº de elétrons na camada de valencia Nº de ligações covalentes H 1 C 4 N 5 3 S 6 2 O Halogênios (fam.17) 7

Exercício 1 A bioluminescência é o fenômeno responsável pela emissão de luz dos vaga-lumes. Tal luz é produzida em razão da oxidação de uma substância chamada luciferina. Desenhe a formula estrutural em seu caderno e dê a fórmula mínima.

Exercício 2 – UNIRIO2014 “O Brasil está pressionando o laboratório suíço Roche para reduzir o preço de sua droga Antiaids ou enfrentar a competição de uma cópia local, disse Eloan Pinheiro, diretora do laboratório estatal Far-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro”. (Jornal do Brasil/2001) A produção do AZT, que foi uma das primeiras drogas antivirais utilizadas no combate à AIDS, faz parte desse cenário. A fórmula molecular do AZT é:   a) C10H17O3N5 b) C9H15O2N5 c) C11H18O3N5 d) C10H15O4N4 e) C10H13O4N5

Classificação de Carbonos Carbono primário  se liga a um carbono apenas; Carbono secundário  se liga a dois carbonos; Carbono terciário  se liga a 3 carbonos; Carbono quaternário  se liga a 4 carbonos.

Classificação de carbonos

Exercício 3 O corante denominado “índigo” foi utilizado no Egito antes do ano 2000 a.C. Na época, era produzido por fermentação. Atualmente, o índigo é produzido sinteticamente e toma a forma de um pigmento azul insolúvel, que se adere facilmente às fibras de tecido, como o algodão por exemplo. A fórmula estrutural plana do índigo pode ser representada por: Marque V (verdadeira) ou F (falsa) para as alternativas relacionadas à estrutura do índigo: sua fórmula molecular é C16H12O2N2. sua fórmula molecular é C16H10O2N2. c) na molécula do índigo existem carbonos primários, secundários e terciários. d) na molécula estão presentes carbonos secundários e terciários.

Classificação de cadeias Cadeias abertas  não apresentam nenhum tipo de ciclo. Cadeias fechadas  também chamadas de cadeias cíclicas, não possuem extremidades livres, formando um ciclo.

Classificação de cadeias abertas Normal também chamada de linear pois seus carbonos apresentam uma sequencia linear e há apenas 2 extremidades. Ramificada essa cadeia apresenta mais de 2 extremidades.

Classificação de cadeias abertas Saturada possui apenas ligações simples Insaturada possui ligações duplas ou triplas

Classificação de cadeias abertas Homogênea possui apenas átomos de carbono na cadeia principal Heterogênea possui um heteroátomo (átomo diferente de carbono) entre dois carbonos da cadeia principal. Homogênea

Classificação de Cadeias fechadas Saturada ou insaturada Homogênea e heterogênea Alifáticas ou alicíclica  não possuem anel de benzeno Aromáticas  possuem anel de benzeno Alifáticos Aromáticos

Exercício 4 O náilon é um polímero de condensação, mais especificamente da classe das poliamidas, que são polímeros formados pela condensação de um diácido carboxílico com uma diamida. Uma das variedades desse polímero pode ser obtida por meio de uma matéria-prima denominada de caprolactana, cuja fórmula estrutural é: Analisando essa cadeia, podemos classificá-la em: a) Fechada, insaturada, heterogênea. b) Alicíclica, insaturada, heterogênea. c) Fechada alicíclica, saturada, heterogênea. d) Fechada alicíclica, insaturada, homogênea. e) Fechada, insaturada, homogênea.

Exercícios do livro para fazer Pág. 30 e 31  nº 34, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45.