UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família -UnaSUS Melhoria da atenção à saúde de usuários com HSA e/ou DM na ESF de Pacoval Macapá /AP Dagnery Cisneros Otriz Orientadora: Maria Auxiliadora Soares Pelotas, RS

Introdução As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira, que tem como principais fatores de risco a hipertensão e o diabetes; A HAS e o DM caracterizam-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos, devido às complicações que geram (BRASIL, 2013)

Caracterização do Município - Macapá Localização: estado de Amapá; População: 437.256 habitantes; Rede de Serviços de Saúde: 20 UBS tradicionais, sendo 05 com ESF NASF Hospital Geral, Hospital Pediátrico e Hospital Materno; Boa cobertura para exames laboratoriais

Caracterização da ESF de Pascoval Localização: Bairro Pacoval (zona urbana); População: 12.600 habitantes; 03 equipes (médico clínico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e 10 ACS); A área não está completamente cadastrada.

Ação programática antes da intervenção Baixa cobertura da atenção – número desconhecido de portadores de hipertensão e/ou diabetes da área; Atendimento conforme recomenda Ministério da Saúde; Consultas agendadas, mas sem a periodicidade recomendada; Assistência exclusivamente com a enfermeira; Registros com baixa qualidade Falta de adesão ao tratamento; Presença de complicações.

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde de adultos com hipertensão e diabetes, na ESF de Pacoval, Macapá /Amapá.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Melhorar o registro das informações Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Promover a saúde de hipertensos e diabéticos

Logística Adoção dos protocolos do Ministério da Saúde - Cadernos de Atenção Básica Número 36 e 37; Capacitar a equipe durante as reuniões de equipe; Realizar o devido registro das informações coletadas no atendimento (prontuário, ficha espelho e planilha de dados); Fortalecer as atividades educativas; Realizar estratificação de risco dos usuários; Agendamento diário dos usuários;

Objetivo: ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 60% dos hipertensos da área no Programa da unidade de saúde 1º mês - 46 usuários (2,4%); 2º mês - 127 usuários (6,6%) 3º mês – 203 usuários (10,6%)

Objetivo: ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.2: Cadastrar 60% dos diabéticos da área no Programa da unidade de saúde 1º mês – 16 (3,4%); 2º mês - 58 (12,3%) 3º mês – 83 (17,5%)

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. 1º mês – 36 (78,3%); 2º mês – 90 (70,9%); 3º mês – 161 (79,3%)

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. 1º mês – 14 (87,5%); 2º mês – 53 (91,4%); 3º mês – 76 usuários (91,6%).

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1º mês – 35 (76,1%); 2º mês – 83 (65,4%); 3º mês – 149 (73,4%)

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1º mês – 13 (81,3%); 2º mês – 50 (86,2%) ; 3º mês – 71 (85,5%).

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês - 35 (85,4%); 2º mês – 94 (90,3%); 3º mês – 158 (82,3%);

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês - 14 (87,5%); 2º mês – 49 (84,5%); 3º mês – 67 (80,7%);

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. 1º mês - nenhum usuário avaliado; 2º mês – 20 (15,7%); 3º mês – 46 (22,7%);

Objetivo: melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. 1º mês - nenhum usuário avaliado; 2º mês – 17 (19,3%); 3º mês – 24 (28,9%);

Objetivo: melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1 : Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º mês – 06 faltosos, 02 busca (33,35%); 2º mês - 39 faltosos, 35 busca (89,7%); 3º mês – 55 faltosos, 51 busca (92,7%); Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 100% dos faltosos buscados.

Objetivo: melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês - 37 (80,4%); 2º mês – 106 (83,5%); 3º mês – 180 (88,7%)

Objetivo: melhorar o registro das informações Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês - 12 (75%); 2º mês – 51 (87,9%); 3º mês – 75 (90,4%);

Objetivo: mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês - 37 (80,4%); 2º mês – 92 (72,4%); 3º mês – 163 (80,3%)

Objetivo: mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde 1º mês - 14 (87.5%); 2º mês – 50 (86.2%); 3º mês –74 (89,2%) ;

Objetivo: promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos 100% dos usuários com orientação nutricional

Objetivo: promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. 1º mês – 46 (100%); 2º mês – 126 (99.2%); 3º mês – 202 (99.5%) Só um usuário ficou sem ser orientado devido suas limitações físicas.

Objetivo: promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. 100% dos usuários com orientação.

Objetivo: promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. 1º mês – 46 (100%); 2º mês - 25 (98,4%); 3º mês - 205 (99%). 01 usuária centenária que não tem fumante ao seu redor nem apresenta fator de risco para o tabagismo, não recebeu a orientação.

Objetivo: promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. 100% dos usuários com orientação.

Discussão Ampliação da cobertura de atenção aos hipertensos e diabéticos; Maior oferta no número de consultas médicas e de enfermagem; Atendimento prioritário tanto na unidade, nos domicílios e nas ações de saúde realizadas na comunidade; Melhora significativa na qualidade dos registros e da atenção aos hipertensos e diabéticos; Avaliação adequada do risco cardiovascular dos usuários, o que foi crucial para apoiar a priorização do atendimento; Capacitação da equipe, com maior integração dos profissionais;

Discussão Comunidade passou a ficar mais bem informada; Pedido de medicamentos segundo as necessidades de consumo de cada usuário; Maior integração com o NASF

Reflexões do Processo de Aprendizagem Minha preparação como profissional melhorou muito com os conhecimentos adquiridos nas práticas clínicas e nos casos clínicos interativos; Possibilidade de melhorar a qualidade da assistência para um maior número de pessoas; Apropriação do SUS e seus princípios