Agropecuária II GG.18 pag.7.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Leonardo Tisott Evolução da ciência na agricultura TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
O que é uma composteira?.
Composto orgânico O que é? Como preparar? Como usar?
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Ciências Naturais – 8.º ano
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Estudando para o Enem de forma invertida
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
AGRICULTURA FAMILIAR: geração de renda, agregação de valores e comercialização EDNALDO SILVA BELO Engenheiro Agrônomo São Luís – MA 2016.
Formação e uso do solo.
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Grandes Culturas I Arroz.
Diversidade na Biosfera
Universidade de São Paulo
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Cultura do Amendoim Professor: Ciro Luiz da Silva Junior
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
A VIDA NO SOLO Página 111.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Legislação e Diretrizes para Projetos na Construção Civil Aspectos sociológicos do Plano Diretor Profª. Débora Siqueira.
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
Culturas De Inverno AVEIA BRANCA.
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Composto orgânico O que é? Como preparar? Como usar? Uma produção da Associação Pró-Bem-Viver Visconde de Mauá em colaboração com a Prefeitura Municipal.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ar.
Espaço Agrário Mundial
Energias alternativas
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Cadeias Alimentares.
SERES VIVOS.
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
Espaço rural e espaço urbano
ENTENDER o sistema como um todo: –“o manejo da cultura realizado em uma safra se reflete comportamento da cultura nas safras seguintes” Reciclagem de.
Transcrição da apresentação:

Agropecuária II GG.18 pag.7

Pecuária Ovina Avicultura Os principais criadores de ovelhas e carneiros são China, Austrália, Índia, Irã, Sudão, Nova Zelândia e Inglaterra. A China é o maior produtor de lã, mas consome tudo o que produz; A Austrália é o principal país exportador. O maior criatório de frangos do mundo fica na China; Em seguida vem EUA, Brasil, Indonésia, México, Índia, Rússia, Japão, Irã, Turquia e França. A China foi um dos países asiáticos que enfrentaram epidemias de doenças virais que afetam as aves e seres humanos, como a “gripe do frango”.

Impactos ambientais da agropecuária O solo é considerado um recurso potencialmente renovável; O desgaste provocado pela erosão é compensado pelo desgaste da rocha matriz, formando novo solo; Esses processos são muitas vezes controlados e limitados pela presença de cobertura vegetal, que serve como proteção; Diminuindo os efeitos erosivos da água e ventos; A chuva pode arrastar nutrientes do solo para camadas inferiores ou para rios e lagos- Lixiviação Lixiviação empobrece o solo, tornando-o mais ácido, dificultando a atividade de organismos e a retenção de nutrientes; A acidez pode ser corrigida pela calagem; Laterização- lixiviação quando contínua e intensa, formam hidróxidos de ferro, alumínio, e níquel, compactando o solo e impossibilitando a aração e agricultura; Apenas 10% da área emersa da Terra são cultiváveis sem correções complexas e caras; Destas, um terço são campos de cultivo, o restante é pasto.

Praticas tradicionais e avançadas Um método que ajuda a preservar a fertilidade dos solos cultivados é a rotação de culturas; São plantadas espécies diferentes de vegetais. A cada ano, na área em que se plantava uma espécie, planta-se outra, em rodízio; Em geral, no rodízio, há uma leguminosa que incorpora compostos hidrogenados no solo, repondo parte que foi retirado; Devem ser cultivadas plantas que exigem pouca aração poupando o solo da compactação causada pela repetida passagem de tratores; Uma da importâncias da rotação de culturas é a redução da necessidade do uso de inseticidas; Com o cultivo variado, evita-se a proliferação excessiva de certas espécies de insetos que se desenvolvem em determinado tipo de lavoura; Plantas perenes podem ser associadas a uma leguminosa, que após se desenvolver, é cortada, triturada e incorporada mecanicamente ao solo – adubo verde. Outra forma é a fertilização orgânica- acréscimo de esterco animal, que adiciona compostos nitrogenados ao solo e ajuda na proliferação de fungos e bactérias; Outra alternativa é usar o composto orgânico obtido na compostagem do lixo.

Cultivo mínimo e plantio direto Os arados cortam a terra e a revolvem, eliminado gramíneas que brotam naturalmente, rompendo a camada superficial do solo; Porém a aração executada erradamente facilita a formação de enxurradas, acentuando a erosão, a lixiviação e causando o empobrecimento do solo; Cultivo mínimo (ou aração mínima)- destina-se a conservar na camada superficial os restos vegetais que sobram após a colheita; Este material contribui para reduzir a erosão e conservar a umidade do solo. Plantio direto- permite a formação de lavouras sem realizar a aração; Implementos são desenvolvidos especialmente para esse fim, coloca-se sementes e adubos diretamente sobre a palha da cultura anterior; Este método aumenta a incorporação de matéria orgânica e reduz a compactação do solo, pois diminui a passagem de máquinas; O consumo de combustível é cerca de 70% menor.

Fertilizantes inorgânicos 1950- Emprego de fertilizantes químicos que contem nitrogênio, fósforo e potássio; Sem eles a produção mundial de alimentos seria 40% menor; Brasil- 50kg/ha. Japão- 400kg/ha. Devem ser aplicados em associação com alguma das técnicas anteriores, caso contrário o uso excessivo pode causar compactação do solo; Proteção mecânica

Pragas agrícolas Os ecossistemas alterados pelas práticas agrícolas- agroecossistemas; Substituição da cobertura vegetal nativa interfere no habitat das espécies reduzindo significativamente a biodiversidade; Com a eliminação dos predadores naturais, há o aumento de pragas agrícolas, aumentando a necessidade de uso de defensivos agrícolas – biocidas- que poluem a água, o solo e alimentos; Uma vez aplicados, os inseticidas movem-se com facilidade pelo ambiente, deslocando-se por longas distâncias; Entre os benefícios do uso de inseticidas estão: Combate aos vetores de doenças: são evitadas mais de cinco milhões de mortes anuais por malária, peste bubônica, tifo, e doença do sono; Aumento da oferta de alimentos: 35% da produção de alimentos é perdido antes da colheita, 20% no armazenamento e transporte, e os insetos por mais de um terço; Maiores lucros: para cada 1 real aplicado em inseticidas, o lucro aumentaria em 4 reais.