A hegemonia jesuítica (1549 – 1759) Autora: FONSECA, Sônia Maria
Escola e igreja (templos e colégios) A pedagogia do teatro, da música e das danças: A importância a arte (ofícios, residências, costumes, estilos); As comunidades jesuíticas eram auto-suficientes na produção dos mais variados objetos de uso cotidiano e para outras produções: Nos Sete Povos das Missões desenvolviam a agricultura e pecuária mais oficina de instrumentos musicais, ainda adornos pata templos, talha, escultura em madeira e pedra. Comunidade produtiva e competitiva.
Adaptação aos costumes locais As escolas e rede de escolas jesuíticas se organizava com base no projeto pedagógico do “Ratio Studiorum” de 1599, mas adequado às características do povo local, mantendo alguns princípios básicos: Forma da organização escolar e a orientação pedagógica; Observação da doutrina católica; Observação do trinômio estudar-repetir-disputar; Exercícios escolares; preleção (fala do professor), lição de cor, composição (escrita) e desafio
Educação = catequese e evangelização objetivo: formar o homem cristão. Forma: usando a literatura humanista – latim, grego, filosofia, oratória (para a elite colonial). Pedagogia tradicional: perspectiva essencialista do homem (= o homem nasce pronto, definido, com tendência para o bem ou para o mal); Educar é moldar o homem à sua essência divina; Fundamento teórico em São Tomás de Aquino (tomismo).
Expulsão por Pombal Um elemento político: jesuítas se tornaram uma concorrência econômica e política. Objetivo de Pombal: Nacionalizar o sistema comercial; Reformas educacionais de cunho iluminista.