A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

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A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD Gaston Bachelard (1884 – 1962) – cientista francês formado em Matemática profº secundarista de Química e Física filósofo da ciência

Pontos Fundamentais de seu pensamento

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte)

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento)

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento) construção do conhecimento: plural, turbulenta e agressiva

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais - O desenvolvimento do conhecimento científico passa a ser compreendido por rupturas: tanto na sucessividade quanto na simultaneidade temporal

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento”

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento” - Senso comum, dados perceptíveis, resultados experimentais, metodologia aceita como válida, conhecimentos acumulados são exemplos de O.E

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação - Psicanálise do conhecimento objetivo: psicanalisar o conhecimento objetivo é retirar dele todo caráter subjetivo

Contribuições para a educação As idéias de obstáculos e rupturas, podem ser transportadas para a prática educativa ao alertar os educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos, com os quais os alunos chegam à escola. Ou seja, toda aprendizagem interfere com um “já-existente” sistema conceitual, eficaz para explicar o cotidiano do aluno. O caminho apontado por Bachelard é o do conhecimento das concepções cotidianas dos alunos o qual se constitui num obstáculo pedagógico a ser superado pelo profº. Segundo ele, “conhecemos contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal feitos, superando-se o que o próprio espírito cria obstáculos à espiritualização”.

Contribuições para a educação Noção de erro como constitutivo do processo de construção do conhecimento. Para se atingir, é preciso desfrutar do erro. Filosofia da desilusão/razão polêmica: inquietude do trabalho que propõe a centralidade na retificação do processo de construção do conhecimento.