Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESTUDO CLIQUE SOBRE A TELA EM AZUL E ASSISTA AO VÍDEO Caso o vídeo não comece (necessita do winanp), assista-o clicando no ícone.
Advertisements

O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Dicas para a apresentação – -Use quantos slides você achar conveniente para explicar seu trabalho; -Nos próximos slides segue uma sugestão de roteiro para.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
ENGLISHTOWN.
Clique aqui e saiba mais
Projetos Cleber Matos.
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Plano de Aula Bruno Rodrigues Ferreira
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o POS PAF
Bemvindos! Apoiar-nos somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará a prestar atenção a outra.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Semana 2 – aprenda a se equipar
Aulas Multimídias – Santa Cecília
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
RISCO DE VIOLÊNCIA EMOCIONAL E SEXUAL
Pesquisa científica Marcelo Correa.
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Pesquisa científica Marcelo Correa.
XXII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
SUGESTÕES DE COMO DEIXAR
Professor (a) orientador
Características gerais das plantas
Orientações aos Alunos
Resumo PARTE 1.
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Prof. Arthur Albertin.
Tema Números..
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Metodologia Científica . Professor: Wildson Cruz (Adaptado)
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
Como Conduzir uma Apresentação
Botânica A botânica é uma área da biologia que estuda todas as características apresentadas pelos vegetais, como morfologia, anatomia, entre outras subáreas.
Questionário acerca da profissão de músico integrante da OSRP
Introdução ao Projeto na Engenharia
XXIII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO 28 e 29 de setembro de 2018 Goiânia-GO TITULO DO TRABALHO Este modelo pode ser usado como arquivo de.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Práticas de Planejamento Tributário
Sobre o Template de Apresentações...
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Exemplos de atividades por videoconferência
Reino Vegetal Eucariontes. Pluricelulares. Fotossintetizantes.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
English Presentations
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Projecto Teórico Científico Escreva aqui o título do projecto O seu nome O nome do professor A escola.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Nome do Estudante Matrícula Curso
no Word Cinco novas maneiras de trabalhar
no PowerPoint 7 formas de trabalhar em conjunto
Transcrição da apresentação:

Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto

Diagnóstico  Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos de:  Diferenciar plantas e vegetais;  Explicar que algumas características são selecionadas pelo ambiente de modo que o ser vivo esteja adaptado a ele.

Diagnóstico  Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para ver quais alunos atingiram os objetivos ou não,  Ou usar uma avaliação escrita.  Importante tabular os acertos para separar os alunos que atingiram os objetivos.

Fase de alinhamento Aula Expositiva Breve revisão sobre o Reino Plantae Evolução Breve revisão sobre Seleção Natural Pergunta desafio Como as plantas conquistaram o ambiente terrestre?

Trabalhando em Grupos Separar a turma em grupos de no mínimo 3 alunos e no máximo 5 Explicar para todos que, provavelmente as plantas terrestres vieram do meio aquático. Pedir para os grupos levantarem pontos do que é necessário para a conquista do meio terrestre (sem material de apoio). Pedir para um representante de cada grupo explicar os pontos levantados. E anotar os pontos comuns, deixando em um local onde todos veem.

Separando em estações de trabalho.

Pequenos textos e exercícios sobre Reino Plantae e Evolução. Vídeo 1 – Me salva “Botânica”- Tablet ou Netbook Livro Didático- pedir para fazer um resumo em tópicos. Uma apresentação em ppt ou um onenote, onde os alunos são coautores Estudo Dirigido em folha impressa.

Sobre as estações  Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O importante é que aqueles que estão com dificuldades nos objetivos do diagnóstico passem.  Cada grupo deve passar pelo restante das estações, mas podem começar em qualquer uma.  Sobre o vídeo. Sempre há a opção de baixar para independer da internet. Arrume fones para não interferir nos outros grupos.  Sobre o ppt ou onenote cooperativo. A ideia é criar um para toda a turma ou um por grupo. Crie trilhas para ajudar a turma a se organizar.

Sobre os grupos das estações  Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os outros grupos mistos. Diferentes dos do primeiro grupo de trabalho.  Junte os alunos com mais habilidade com os de menor habilidade.  Percorra os grupos e faça as mediações necessárias

Sugestões TRILHAS PARA O MATERIAL COOPERATIVOS  O que são plantas avasculares?  Por que as pteridófitas ganharam o maior porte em comparação as briófitas?  Quais são as principais características de cada grupo?  Qual é a vantagem de se ter semente?  Qual é a vantagem de se ter fruto?  Quais vantagens da flor colorida e perfumada das angiospermas? ESTUDO DIRIGIDO  Use o estudo dirigido como uma parte da avaliação.  Um estudo dirigido tem um texto e algumas perguntas para fazer o diagnóstico

Sistematizand o  Depois de acabada a fase das estações:  Coloque a turma em círculo;  Faça um resumo com a participação de todos;  Coloque tópicos no quadro e peça para a turma copiar no caderno;  Compare sempre com as hipóteses colocadas antes pelos grupos;  Use o vídeo 2 - Resumo do grupo das plantas - Botânica – Biologia – como suporte.

Avaliação  Use o material produzido e a interação que ocorreu nas estações como a avaliação.  Pode se fazer uma avaliação formal.  Não se esqueça de avaliar o desenvolvimento dos alunos que não atingiram os objetivos que eram pré requisitos Veja mais em: