Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto
Diagnóstico Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos de: Diferenciar plantas e vegetais; Explicar que algumas características são selecionadas pelo ambiente de modo que o ser vivo esteja adaptado a ele.
Diagnóstico Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para ver quais alunos atingiram os objetivos ou não, Ou usar uma avaliação escrita. Importante tabular os acertos para separar os alunos que atingiram os objetivos.
Fase de alinhamento Aula Expositiva Breve revisão sobre o Reino Plantae Evolução Breve revisão sobre Seleção Natural Pergunta desafio Como as plantas conquistaram o ambiente terrestre?
Trabalhando em Grupos Separar a turma em grupos de no mínimo 3 alunos e no máximo 5 Explicar para todos que, provavelmente as plantas terrestres vieram do meio aquático. Pedir para os grupos levantarem pontos do que é necessário para a conquista do meio terrestre (sem material de apoio). Pedir para um representante de cada grupo explicar os pontos levantados. E anotar os pontos comuns, deixando em um local onde todos veem.
Separando em estações de trabalho.
Pequenos textos e exercícios sobre Reino Plantae e Evolução. Vídeo 1 – Me salva “Botânica”- Tablet ou Netbook Livro Didático- pedir para fazer um resumo em tópicos. Uma apresentação em ppt ou um onenote, onde os alunos são coautores Estudo Dirigido em folha impressa.
Sobre as estações Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O importante é que aqueles que estão com dificuldades nos objetivos do diagnóstico passem. Cada grupo deve passar pelo restante das estações, mas podem começar em qualquer uma. Sobre o vídeo. Sempre há a opção de baixar para independer da internet. Arrume fones para não interferir nos outros grupos. Sobre o ppt ou onenote cooperativo. A ideia é criar um para toda a turma ou um por grupo. Crie trilhas para ajudar a turma a se organizar.
Sobre os grupos das estações Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os outros grupos mistos. Diferentes dos do primeiro grupo de trabalho. Junte os alunos com mais habilidade com os de menor habilidade. Percorra os grupos e faça as mediações necessárias
Sugestões TRILHAS PARA O MATERIAL COOPERATIVOS O que são plantas avasculares? Por que as pteridófitas ganharam o maior porte em comparação as briófitas? Quais são as principais características de cada grupo? Qual é a vantagem de se ter semente? Qual é a vantagem de se ter fruto? Quais vantagens da flor colorida e perfumada das angiospermas? ESTUDO DIRIGIDO Use o estudo dirigido como uma parte da avaliação. Um estudo dirigido tem um texto e algumas perguntas para fazer o diagnóstico
Sistematizand o Depois de acabada a fase das estações: Coloque a turma em círculo; Faça um resumo com a participação de todos; Coloque tópicos no quadro e peça para a turma copiar no caderno; Compare sempre com as hipóteses colocadas antes pelos grupos; Use o vídeo 2 - Resumo do grupo das plantas - Botânica – Biologia – como suporte.
Avaliação Use o material produzido e a interação que ocorreu nas estações como a avaliação. Pode se fazer uma avaliação formal. Não se esqueça de avaliar o desenvolvimento dos alunos que não atingiram os objetivos que eram pré requisitos Veja mais em: