Economia da Educação Pedro Telhado Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Advertisements

Introdução à Microeconomia
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
O Modelo da Procura e Oferta
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo.
PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FORMAÇÃO DE PREÇOS.  SISTEMA ECONÔMICO - É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. SISTEMA CAPITALISTA ou Economia.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Disciplina: Economia Internacional
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita
Externalidades: falha de mercado
Microeconomia Demanda PROF. Wagner de Almeida.
ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
ZEB-0763 Economia.
Oferta de Trabalho Aula 2
COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
Fundamentos de Microeconomia
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
OFERTA.
Administração de Novos Negócios
DEMANDA.
DEMANDA.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana.
Armando Castelar Pinheiro IBRE/FGV -- IE/UFRJ
Capítulo 6 Produção 1.
Disciplina: Economia Internacional
Determinação da demanda (procura)
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Disciplina: Economia Internacional
TRABALHO – ESTRUTURA DE MERCADO CORREÇÃO
Determinação da demanda (procura)
Disciplina: Tópicos Especiais em Economia Internacional (I)
Disciplina: Economia Internacional
Mestrado Profissional em Física Médica
Microeconomia.
Fique atento - Força Normal: Força de reação da superfície em contato e é sempre normal à superfície, ou seja, sempre perpendicular ou sob ângulo de 90º.
Produção e Custos Prof. Fabio Lemes Parte 05.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
OFERTA.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Disciplina: Economia Internacional
Análise ESTÁTICA COMPARATIVA
Oferta, Demanda e Políticas do Governo
Objetivo: Derivar e analisar alguns aspectos da demanda de mercado
ZEB-0763 Economia Aula 2 – Mercados e Preços
DEMANDA.
OFERTA.
Transcrição da apresentação:

Economia da Educação Pedro Telhado Pereira

O mercado de concorrência perfeita Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.

A Curva da Procura Variáveis que afectam a quantidade procurada por um consumidor. O preço do produto O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros …..

A Procura individual e a Lei da Procura Procura do João por pizzas Preço (€) Quantidade de pizzas por mês 2 13 4 10 6 7 8 1 Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante).

A procura individual e a sua representação gráfica A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.

Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia .

Existem dois efeitos O efeito substituição – devido à variação do preço. O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.

Da procura individual à procura no mercado A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

Passagem da procura individual à procura de mercado

A curva da oferta Variáveis que afectam a quantidade oferecida: O preço do produto O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O estado da tecnologia. Impostos e subsídios Expectativas ….

A análise custo-benefício em acção A decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginal Raciocínio marginal Aumento a produção se o benefício marginal é superior ao custo marginal. Diminuo no caso contrário. Se possível escolho um nível de produção onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

Análise gráfica O benefício marginal é igual ao preço. A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

O que acontece quando o preço aumenta? A quantidade oferecida aumenta.

Oferta individual e lei da oferta Nora’s Schedule for Pizza Price ($) Quantity of pizzas per month 4 100 6 200 8 300 10 400 12 500 A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante).

A oferta individual e a sua representação gráfica A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.

Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços O que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figura

Da oferta individual à oferta no mercado A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

Da oferta individual à oferta de mercado Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.

O Equilíbrio de Mercado O equilíbrio no mercado mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.

Excesso da Procura O preço tende a subir. As variações das quantidades são ao longo das curvas.

Excesso da oferta O preço tende a descer.

Efeitos no mercado de uma variação da Procura - aumento Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da procura desloca-se para a direita e para cima.

Causas de um aumento da procura Um aumento de rendimento no caso dos bens normais. Aumento de preço dos bens substitutos. Aumento de população Expectativas de aumentos futuros de preço …

Efeitos no mercado de um aumento de procura Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade.

Efeitos no mercado de uma variação da Oferta - aumento Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo.

Causas de um aumento de oferta O custo de um factor de produção diminui. Um avanço tecnológico diminui os custos. O número de firmas aumenta. Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro. Subsídios.

Efeitos de um aumento de oferta Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.

Efeitos no mercado de variações na oferta e procura O resultado depende da magnitudes das variações.

Os efeitos no mercado de variações da oferta e da procura Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta. Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.

Revisão dos efeitos de variações da Procura e da Oferta Variações na Procura ou na Oferta Variação no preço Variação na quantidade Aumento na procura Aumenta Diminuição na procura Diminui Aumento na oferta Diminuição na oferta