DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Therezinha Conde
Advertisements

Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
II ENCONTRO DE GESTORES DAS ESCOLAS PRIVADAS DE DUQUE DE CAXIAS
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Pesquisa em Educação Ambiental
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade Federal de Pelotas
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Projetos de aprendizagem
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Gestores de Aprendizagem
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
INVENTANDO NA ESCOLA: PERCALÇOS E APROXIMAÇÕES
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
Título do Trabalho Autores.
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
Pibid como encontro do fazer docente
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
I Encontro de Licenciaturas da
Ética e Organizações EAD 791
I Encontro de Licenciaturas da
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Título do trabalho Autores do trabalho
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Disciplinas Optativas
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Orientações de estágio
III SEMANA DE EDUCAÇÃO POR UMA ESCOLA PARA TODOS: UTOPIAS E POSSIBILIDADES Logo da instituição dos autores Título: subtítulo (Use fonte “Arial” e tamanho.
Metodologia do Ensino de Física I
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Trabalho de Conclusão de Curso
PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE.
Transcrição da apresentação:

DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Autora: Gerciane Lima de MIRANDA Coordenadora: Profª Rosa Primo Gadelha Introdução Metodologia A arte é um campo com um repertório de abrangência privilegiado para pensar os temas transversais a partir de suas linguagens específicas. Encontramos, assim, na linguagem da dança um espaço oportuno para refletir acerca desses temas a partir das relações estabelecidas nas oficinas de dança realizadas na escola. Contemplando, assim, uma ação artístico-educativa junto aos alunos no contexto escolar. Nesse sentido procuramos pautar nossa atuação, seguindo os princípios norteadores das propostas do MEC de que a pluralidade cultural, a Ética, a Orientação Sexual, a Educação para a Saúde e o Meio Ambiente passem a compor nossas práticas artístico-educativas. Pensamos a sensibilização, bem como a reflexão desses temas por meio dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas realizadas com os alunos, ou seja, repertórios, improvisações, apreciação e composições coreográficas. Público Alvo Adolescentes e jovens da educação básica (ensino fundamental e médio) com idade entre 12 e 17 anos. Resultados e Conclusão Acreditamos que a compreensão, a experiência e o olhar crítico podem transformar pensamentos e atitudes ingênuas que geralmente ocorrem no aprendizado da dança em um contexto mais específico, e formas de afetação, e promoção em nossos alunos, de uma prática atuante do pensar questões sociais, políticas e culturais comumente problematizadas em nossa sociedade.