O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
Histórico de Enfermagem/ Coleta de dados Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.DANTAS.
Correntes atuais em Psicologia. Comportamentalismo  Também conhecido como Behaviorismo  Surgiu por volta de 1900  Principais autores: Watson, Skinner.
DA GINÁSTICA LABORAL A ERGOMOTRICIDADE: INOVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ERGONOMIA.
HUMANIZAÇÃO, CUIDADOS PALIATIVOS E DOR ONCOLOGICA Organizadores: Abrale e Viva e Deixe Viver.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Universidade Federal de Pelotas
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
O QUE É? Instituição sem fins lucrativos, não governamental de referencias em ações transformadoras, atuando na proteção à infância, à adolescência, a.
Economia e Gestão da Saúde
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Psicologia: Ciência e Profissão.
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
PSICOEDUCAÇÃO: INGREDIENTE DINÂMICO NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COGNITIVA
Psicologia: Ciência e Profissão.
Cristina Beatriz Stein Langaro
A questão da Formação Profissional.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Enfermagem do Trabalho
Psicologia Aplicada ao Direito
O QUE É O PEDAGOGO.
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
Missão do CCNH.
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Piaget, Vygotsky e Wallon
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Especialização em Saúde da Família
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Cuidados Paliativos Marilia Bense Othero
Psicologia Hospitalar
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
UTI Aspectos Históricos. A enfermagem.... Guerra da Criméia ( ): desencadeada pela Inglaterra para evitar a progressão das conquistas russas aos.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
A comunicação na escola
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos

Com Jaqueline e Thamires

Enfermagem: segundo Wanda de Aguiar Horta, é “a ciência e a arte de assistir ao ser humano (indivíduo, família e comunidade), no atendimento de suas necessidades básicas...” Com o conhecimento científico e mudanças tecnológicas na área da saúde implica em maiores responsabilidades para o enfermeiro.

Programas de promoção à saúde dirigidos aos idosos, assim como oferecer aos pacientes terminais uma atenção especializada: os cuidados paliativos.

Ana Fabiele e Talia

1949 – A psicologia foi introduzida no currículo de cursos de Enfermagem 1960 – A criação do curso de Enfermagem do ensino superior Desenvolvimento de produção cientifica: assistência a paciente e familiares e aspectos psicológicos; reflexões e analises da prática profissionais, comportamento do enfermeiro à tensão que o exercício da profissão lhe impõe. Processo na Enfermagem de repensar e reavaliar conteúdos da graduação, atualizar e ampliar a formação humanista dos futuros enfermeiros “O enfermeiro deve utilizar meios que promoção a interligação tecnologia – humanização, afim de favorecer a preservação do calor humano nas relações enfermeiro – paciente” afim de favorecer a preservação do calor humano nas relações enfermeiro – paciente”

A formação do Enfermeiro no cuidar emocional do paciente e familiares Brenda Alves e Pamela de Oliveira

“ A doença é o lado sombrio da vida uma espécie de cidadania onerosa” Todas as pessoas vivas tem dupla cidadania. Embora todos prefiramos usar o bom passaporte, mas cedo ou tarde temos que partir. Momento da doença é vivenciado pelo ser humano com muita angustia e sentimento de perca. É um momento que as pessoas deparam como situação de ameaça ao seu equilíbrio emocional. Ex: mulher com câncer terminal Adoecer tem diferentes significados.

A formação Humanista que lhe trará instrumentos necessários para compreensão do seus aspectos psicológicos e sociais. Objetivos Principais Principais conceitos de psicologia e sua aplicação na atuação do Enfermeiro Identificação dos fatores psicológicos e sociais no desenvolvimento humano nas diferentes etapas do ciclo vital Comunicação e relacionamento, enfermeiro – paciente Papel do profissional do enfermeiro e sua relação com o paciente, a instituição e a equipe multiprofissional

Conhecimento da psicologia: Sua importância na atuação do Enfermeiro A psicologia do desenvolvimento: a criança, do adolescente, do adulto e idoso. Aspectos psicológicos do Enfermeiro com o paciente e seus familiares Introduçao a psicossomática Espiritualidade O paciente fora de possibilidade terapêutica Aspectos psicoemocionais do trabalho de enfermagem

Formação Humanista: Detectar dificuldades emocionais do paciente e seus familiares perante a doença e o tratamento Detectar situação de riscos mais graves de saúde mental e realizar o encaminhamento necessário ao psicólogo de sua equipe multiprofissional. Relação de situações do trabalho com as principais teorias psicológicas

Tendências Teóricas da Psicologia Com Emanuella e Hyngrid

BEHAVIORISMO (Estados Unidos) Criado por Watson, definiu a base da ciência do comportamento. Skinner – Behaviorismo Radical Definiu a psicologia como a ciência do comportamento – a Análise do Comportamento.

Gestalt (Europa) Necessidade de compreender um homem numa totalidade Psicologia da Percepção Psicanálise Tem Sigmund Freud como seu fundador, tem o inconsciente como objeto de estudo, opondo-se a tradição da psicologia como o ciência da consciência e da razão.

Erik Erikson – definiu 8 estágios de desenvolvimento, onde o indivíduo ao atingir o equilíbrio de um estágio avança para o próximo. J. Piaget - Descrição do desenvolvimento cognitivo através do estágios sensório motor, pré- operatório, operações concretas e operações formais. Psicologia do desenvolvimento

Conclusões A formação técnica e humanizada do profissional de Enfermagem é essencial para a contribuição da qualidade de vida e saúde do paciente e seus familiares. Além da boa relação e diálogo com a equipe interdisciplinar. Obrigada pela Atenção !

Referências