CINEMÁTICA II AULA Nº 2 (2º/2017)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que você deve saber sobre
Advertisements

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
Estudando para o ENEM de forma invertida
Aula 02: Movimento Retilíneo
Aplicações aos osciladores harmónicos
Confiabilidade Estrutural
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Aluno :Weverson Souza Série:2M03 Professor:Lucas Xavier
FÍSICA.
Cap. 05 – Movimento Circular Professor: ISRAEL AVEIRO
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA CINEMÁTICA: VELOCIDADE MEDIA EEEFM Prof. Filomena Quitiba NOME : ADRIAN RIBEIRO Questão
Movimento Uniformemente Variado / M.V.U
Estudando para o ENEM de forma invertida
Fundamentos de Mecânica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS
Missão possível = tirar uma boa nota na PROVA!!!
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
a) qual a velocidade inicial? b) qual a aceleração
Física Profª Daniela Freitas.
INFORMES GERAIS 2º/2017 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Física Setor A: Mecânica
Movimento retilíneo de queda livre
FM 03 e 04 MUV e Graficos.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Professora Paula Melo Silva
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO
Física Fácil Lições básicas de Física Fundamental
CINEMÁTICA II AULA Nº 2 (2º/2016)
Estudando para o Enem de forma invertida
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Física.
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
Aula de Exercícios.
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Movimento Circular Uniforme
Lançamento Horizontal no vácuo; Lançamento Oblíquo no vácuo;
Conversão de Energia (Teorema do Trabalho – Energia Cinética)
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
ONDAS SONORAS AULA Nº 3 – 2°/2018 CURSO: Fonoaudiologia Semestre: 8º
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Introdução à Integrais – Antiderivação
Função polinomial do 2ograu
Deslocamento e distância percorrida
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Ciências da Natureza e suas
Professor Wilson Ribeiro Neto
Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s = 10+2t (no SI). Pede-se: a) sua posição inicial; b) sua velocidade.
CINEMÁTICA A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL B: CINEMÁTICA VETORIAL
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
1 - A velocidade escalar média de um automóvel até a metade de um percurso é 90 km/h e na metade restante é de 60 km/h. Determine a velocidade escalar.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
ACELERAÇAO E OMOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

CINEMÁTICA II AULA Nº 2 (2º/2017) v(t) = CINEMÁTICA II Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº: MSc. Demetrius Leão

ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: “A Física tá complicada?” http://simplephysicsbr.wordpress.com/ E-mail: demetriusleao0@gmail.com

OBJETIVOS DESSA AULA: Conhecer as características principais do MRUV (deslocamentos, velocidades, aceleração). Diferenciar o MRUV do MRU. Conhecer as funções desse movimento. Diferenciar velocidade de aceleração.

O astronauta David Scott, comandante da missão Apollo 15 (1971), realizou um experimento de queda livre em sua última caminhada lunar. Segurando uma pena de falcão na mão esquerda e um martelo de alumínio na mão direita, o astronauta deixou-os cair de uma altura aproximada de 1,6 m (pouco abaixo dos seus ombros). E os dois tocaram o solo lunar juntos!

O que eu devo relembrar? Funções do segundo grau e seus gráficos. f(x)= ax²+bx+c

O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) No movimento retilíneo uniforme (MRU), a velocidade não varia e a aceleração é nula. A partir de agora vamos revisar movimentos cuja velocidade varia de maneira uniforme, o que significa que a aceleração do movimento é constante. Qual a aceleração desse movimento?

Características do MRUV Como a velocidade da bola aumenta, ela percorre distâncias cada vez maiores em intervalos de tempo iguais. A distância entre duas posições sucessivas aumenta com o passar do tempo.

EQUAÇÕES DO MRUV Função horária dos espaços. Função horária da velocidade.

COMO “LER” UMA EQUAÇÃO DE VELOCIDADE? v(t) = 5 + 2t > v0= 5m/s a=2 m/s² v(t) = 2t -5 ---> v0= -5m/s a=2 m/s² v(t) = 5t ---> v0= 0 m/s a=5 m/s²

COMO “LER” UMA EQUAÇÃO DE POSIÇÃO? s(t) = 5 + 2t + 3t² > s0= 5m v0= 2m/s a=6 m/s² s(t) = - t²+ 2t + 5 ---> s0= 5m v0= 2m/s a=-2 m/s² s(t) = - t² ---> s0= 0 v0= 0m/s a=-2 m/s²

COMO “LER” UMA EQUAÇÃO DE POSIÇÃO? s(t) = 5t² > s0= 0 v0= 0 a=10 m/s² s(t) = 2t + 5 ---> Não se trata de um MRUV, mas sim de um MRU

EXEMPLO 1 a) 3.000. b) 1.080. c) 300. d) 108. e) 30. RESPOSTA: C Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova EXEMPLO 1 (VUNESP) No jogo do Brasil contra a Noruega, o tira-teima mostrou que o atacante brasileiro Roberto Carlos chutou a bola diretamente contra o goleiro do time adversário. A bola atingiu o goleiro com velocidade de 108 km/h e este conseguiu imobilizá-la em 0,1 s, com um movimento de recuo dos braços. O módulo da aceleração média da bola durante a ação do goleiro foi, em m/s2, igual a: a) 3.000. b) 1.080. c) 300. d) 108. e) 30. RESPOSTA: C Professor: a unidade-padrão para aceleração é m/s2. Utilizá-la pode ser incômodo, já que muitas vezes nos referimos a velocidades medidas em km/h. O fator de conversão 3,6 é suficientemente recorrente para insistir que os alunos o memorizem. Obs.: diferentemente do que consta no enunciado, Roberto Carlos não é atacante, mas joga na defesa.

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova EXEMPLO 2 O movimento de uma partícula é descrita pela função s(t) = 1200 - 70t + t² com as unidade no SI. Para uma trajetória retilínea, determine: a) a posição inicial    1200 m b) a velocidade em t = 0 resp: - 70 m/s c) a sua aceleração (resp: 2 m/s2); a/2 = 1→ a =2 m/s2 d) a velocidade em t = 30s   (resp:- 10 m/s); v = vo + v.t v = - 70 +2t v = -70 + 2.30 v = - 70 + 60 v = - 10 m/s Professor: a unidade-padrão para aceleração é m/s2. Utilizá-la pode ser incômodo, já que muitas vezes nos referimos a velocidades medidas em km/h. O fator de conversão 3,6 é suficientemente recorrente para insistir que os alunos o memorizem. Obs.: diferentemente do que consta no enunciado, Roberto Carlos não é atacante, mas joga na defesa.

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova EXEMPLO 2 O movimento de uma partícula é descrita pela função s(t) = 1200 - 70t + t² com as unidade no SI. Para uma trajetória retilínea, determine: e) o instante que o movimento inverte o sentido; v = - 70 + 2t 0 = - 70 +2t 70 =2t t = 70/2 t = 35 s f) o instante em que v = 33m/s v = - 70 +2t 33 = - 70 +2t 33 + 70 = 2t 103 =2t t = 103/2 t = 51,5 s Professor: a unidade-padrão para aceleração é m/s2. Utilizá-la pode ser incômodo, já que muitas vezes nos referimos a velocidades medidas em km/h. O fator de conversão 3,6 é suficientemente recorrente para insistir que os alunos o memorizem. Obs.: diferentemente do que consta no enunciado, Roberto Carlos não é atacante, mas joga na defesa.

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova Equação de Torricelli Em certas situações do MRUV, podemos determinar parâmetros do movimento, como velocidades iniciais ou finais, distância percorrida ou aceleração, sem empregar medidas de tempo. Para isso, eliminamos o tempo na função horária da posição no MRUV: (Equação de Torricelli) O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

EXEMPLO 3 (UEL-PR) Um motorista está dirigindo um automóvel a uma velocidade de 54 km/h. Ao ver o sinal vermelho, pisa no freio. A aceleração máxima para que o automóvel não derrape tem módulo igual a 5 m/s2. Qual a menor distância que o automóvel irá percorrer, sem derrapar e até parar, a partir do instante em que o motorista aciona o freio? a) 3,0 m b) 10,8 m c) 291,6 m d) 22,5 m e) 5,4 m RESPOSTA: D

GRÁFICOS

MRU

III. Gráficos s X t (MRU) Fis-cad-1-top-1 – 3 Prova O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)

Fis-cad-1-top-1 – 3 Prova III. Gráficos v X t (MRU)

IV. Deslocamento a partir do gráfico v X t Fis-cad-1-top-1 – 3 Prova IV. Deslocamento a partir do gráfico v X t A área da figura formada pelo gráfico v x t fornece o deslocamento do objeto entre os instantes t1 e t2.

MRUV

IV. Deslocamento a partir do gráfico v X t O deslocamento corresponde numericamente à área abaixo do gráfico.

Função horária da posição e seus gráficos no MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova EXEMPLO 4 (UCS-RS) Um móvel descreve um movimento retilíneo, com velocidade variando com o tempo, conforme o gráfico. Pode-se afirmar então que: a) a aceleração do móvel é nula. b) a velocidade do móvel é constante. c) a aceleração do móvel é constante e vale 5 m/s2. d) o móvel percorre 60 m em 2 s. e) a velocidade média do móvel de 0 a 2 s vale 5 m/s. RESPOSTA: C

EXEMPLO 5 (UFJF-MG) Dois carros estão se movendo em uma rodovia, em pistas distintas. No instante t = 0 s, a posição do carro 1 é s = 75 m e a do carro 2 é s = 50 m. O gráfico da velocidade em função do tempo para cada carro é dado a seguir. 1 a) A partir do gráfico, encontre a aceleração de cada carro. b) Escreva a equação horária para cada carro. c) Descreva, a partir da análise do gráfico, o que ocorre no instante t=5 s RESPOSTA:

BONS ESTUDOS!