Avaliação nutricional do idoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Disciplina: Cineantropometria
AVALIAÇÃO CLÍNICA-NUTRICIONAL DE IDOSOS
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANTROPOMETRIA
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Antropometria Layanne Lobo.
 Mantenha o mouse e outros acessórios próximos ao teclado e no mesmo plano.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
Relação da prática de atividades físicas regular com o sobrepeso entre os adolescentes do sexto ano da escola Móbile Caio Mogames; Carol Castro; Carolina.
ENVELHECER SAUDÁVEL Luis Fernando Ferreira Educador Físico Mestrando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA.
Lípides, lipoproteínas e dislipidemias IV Diretriz Brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose – 2007.
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.  CINEANTROPOMETRIA: o É a ciência que tem como tema central a medida do homem em sua perspectiva morfológica para o estudo dos.
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
INTRODUÇÃO Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento contribuem para o aumento do IMC. Maiores níveis de IMC observados em idosos estão associados.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Apresentação da Disciplina Aula 1
Bypass Gástrico em Y de Roux na Obesidade Grave:
ODEBRECHT, F; VIEIRA, IO.; HERNANDES, A; VELARDE, L.G.C.*; MAFRA D. *
Cond. Especiais (doença, febre...)
NOME COMPLETO DO ALUNO ENVOLVIDO E ORIENTADOR ( do aluno).
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Epidemiologia Analítica
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Processo de Assistência Nutricional
Consumo energético e gasto calórico
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
INCIDÊNCIA DE RISCO CARDIOVASCULAR EM IDOSOS PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM RISCOS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
AVALIAÇÃO CLÍNICA NUTRICIONAL
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Recomendações Nutricionais
Artigo 23-3 Diego A. Effio Solis
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
EXAME FÍSICO GERAL Prof. Eliana Amorim.
Débora Elisa Soffiatti, Christiano Francisco dos Santos
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
Caso Clínico – Lactente
Avaliação nutricional e apresentação de dados de pacientes do ITACI
Caso Clínico – Pré-escolar
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
ATLETISMO (SALTOS).
AVALIAÇÃO POSTURAL.
Processo de Assistência Nutricional
PRINCIPAIS INDICADORES Índices antropométricos e demais parâmetros adotados pela Vigilância Nutricional, segundo as recomendações da Organização Mundial.
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: JÂNIO CÉSAR
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa
Recomendações Nutricionais
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Ecologia de populações Aluno: Porto Nacional TO.
Avaliação da PA na infância e adolescência
Crescimento normal e avaliação do crescimento
AVALIAÇÃO POSTURAL Prof. Michel Jorge. POSTURA É definida como a posição que nosso corpo adota no espaço, bem como a relação direta de suas partes com.
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: João Oliva Mário Machado Condições Ambientais em Salas de Aula: Conforto Térmico.
Transcrição da apresentação:

Avaliação nutricional do idoso

peso Deve estar sem calçados e com roupas leves, em clínica pode ser usado avental (descartável?); A pessoa deve posicionar-se sobre a plataforma da balança apoiada nos dois pés e manter-se imóvel; O antropometrista/avaliador deve fazer a leitura e registro da medida obtida; Repetir o procedimento, se necessário e fazer a média da medida;

peso Segundo a Organização Mundial de Saúde, o peso corporal tende a aumentar até a faixa de 60 anos. O aumento de peso do homem alcança seu ápice aos 65 anos, e a partir dessa fase há uma diminuição do peso. Já as mulheres atingem esse ápice aos 75 anos. A diminuição do peso a partir dos 65 anos, principalmente entre os homens, pode estar associada à perda de massa muscular. Alguns idosos tem dificuldade para caminhar e ficar em pé. Uma opção É estimar o peso através de uma fórmula de estimativa de peso para idosos.

ESTIMATIVA PARA Peso pela compleição corporal É utilizada em adultos a partir de 18 anos de idade. Utiliza a relação (R) entre a estatura (E) e o perímetro/circunferência de pulso (PP). A partir do cálculo da compleição pode se avaliar a estrutura física do indivíduo e então se classifica o seu estado nutricional.

Estimativa de peso para amputados Amputação são indivíduos que requerem avaliação nutricional específica de acordo com sua nova distribuição corporal dada pela amputação. Propõe-se que antes e após a amputação, o comprimento e o coto sejam medidos a fim de determinar o verdadeiro % amputado. Para se obter o % de amputação, deve-se considerar o nível de amputação do membro

Perda de peso As alterações de peso refletem desequilíbrio entre ingestão e o consumo de nutrientes, e podem ser mensuradas através da fórmula de perda ponderal: Atenção → perda de peso recente não intencional. Investigação dos possíveis motivos para a perda de peso. A perda de peso involuntária constitui uma importante informação para avaliar a gravidade do problema de saúde, uma vez que existe uma elevada correlação com a mortalidade.

Peso ajustado Peso ajustado usado quando o indivíduo apresenta-se com o peso superior ou inferior ao considerado normal, quando a adequação do peso for inferior a 95% ou superior a 115% (IMC acima de 30 ou abaixo de 18) é corrigido para a determinação da necessidade energética e de nutrientes especialmente para cálculo de adequação de dietas. Adequação de peso é a relação entre o peso atual e o peso desejável/ideal.

Peso ideal ou desejável Peso ideal ou desejável ou teórico é o peso definido de acordo com alguns parâmetros, tais como idade, biótipo, sexo e altura. Devido a variações individuais no adulto, o peso ideal pode variar na faixa de 10% abaixo e 10% acima do peso teórico. O peso ideal para idosos tende a ser maior do que o peso ideal para pessoas mais jovens.

estatura São medidas que expressam o processo de crescimento linear do corpo humano. Estatura: é a medição em pé de crianças maiores de dois anos até a idade adulta. Utiliza-se o estadiômetro.

↓ 1 a 2,5 cm por década após os 40 anos; ↓ Discos intervertebrais. Achatamento das vertebras; Acentuação da cifose dorsal. Lordose / Escoliose; Arqueamento dos membros inferiores; Achatamento do arco plantar.

Estatura da altura do JOELHO Quando não é possível aferir a altura do indivíduo, pode se estimar a medida com base em alguns métodos, como pela altura do joelho: O indivíduo deve estar em posição supina, ou sentado o mais próximo possível da extremidade da cadeira, com o joelho esquerdo flexionado em ângulo de 90°. Medir o comprimento entre o calcanhar e a superfície anterior da perna (cabeça da fíbula) na altura do joelho.

Pela Extensão dos braços (envergadura): ESTATURA MEDIDA DA EXTENSÃO DOS BRAÇOS Pela Extensão dos braços (envergadura): Medida pela distância entre as pontas dos dedos médios quando os braços estiverem abertos no nível dos ombros. A medida corresponde à estimativa de estatura do indivíduo.

ESTATURA RECUMBENTE O indivíduo deve estar em posição supina e com leito horizontal completo. Marcar o lençol na altura da extremidade da cabeça e da base do pé no lado direito do indivíduo com auxílio de um triângulo. Medir a distância entre as marcas utilizando uma fita métrica flexível.

CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL A partir dos dados coletados (peso e estatura) podemos classificar o estado nutricional do paciente idoso.

IMC DE MASSA CORPORAL (IMC) DE AMPUTADOS: Para a classificação do estado nutricional de amputados sugere-se a formula de 2004, dessa maneira pode-se proceder à classificação do estado nutricional usando-se o padrão de referencia para IMC, conforme a idade do paciente.

INDICE DE RISCO NUTRICIONAL Na identificação de idosos com risco nutricional é válida, e associada ao suporte nutricional adequado pode melhorar resultados clínicos. A pontuação do IRN baseia-se na concentração sérica de albumina e a relação entre o peso atual e habitual (definida como peso estável nos últimos seis meses).

CIRCUNFERÊNCIAS São medidas de crescimento e podem indicar o estado nutricional e o padrão de gordura corporal, com exceção da circunferência cefálica. As circunferências mais utilizadas nos idosos são da cintura e do quadril, já que com o envelhecimento há um maior acúmulo de gordura na região central. Para essa população a medida da circunferência do braço é importante como forma de mensurar a perda de massa muscular comum com o envelhecimento.

Circunferência do quadril A fita deverá circundar o quadril na região de maior perímetro entre a cintura e a coxa, com o indivíduo usando roupas finas.

Relãção cintura/ quadril (rqc) É um método utilizado para adultos (20 a 69 anos), de ambos os sexos. Este método utiliza um índice para classificar os indivíduos para o risco de desenvolverem doenças crônicas associadas à obesidade. A relação proposta é a seguinte, valores considerados normais. Também pode ser considerados valores para risco moderado e alto risco para ambos os sexos.

Circunferência do braço A CB é uma medida muito utilizada para AN e é recomendada pela OMS. Estimativa proteica calórica e tecido adiposo.

Circunferência muscular do braço (cmb) Estimativa de tecido muscular.   Associação com desnutrição proteico- calórica. Avalia a reserva de tecido muscular (sem correção da área óssea). Obtida a partir dos valores da CB e prega cutânea tricipital (PCT).

ÁREA Muscular do braço corrigida (ambc) Avalia a reserva de gordura muscular corrigindo a área óssea Reflete mudanças do tecido muscular do que a CMB.

DOBRAS CUTÂNEAS As dobras cutâneas também são muito utilizadas pela facilidade e baixo custo. As dobras tricipital e subescapular tem relação direta com a quantidade de gordura total no corpo, pois apresentam um bom parâmetro para avaliação do tecido adiposo subcutâneo. Entretanto, estas medidas estão sujeitas à variação. Existe uma correlação significativa entre a quantidade total de gordura subcutânea e estas. Porém existem limitações que atrapalham a acurácia dessas medidas em idosos, como edema, perda de peso e flacidez acentuada da pele.

TÉCNICAS PARA MEDIÇÃO DAS DOBRAS: Identificar e marcar o local a ser medido; Segurar a prega formada pela pele e pelo tecido adiposo com os dedos polegar e indicador da mão esquerda a 1 cm do ponto marcado; Pinçar a prega com o calibrador, exatamente no local marcado; Manter a prega entre os dedos até o término da aferição; A leitura deverá ser realizada no milímetro mais próximo em cerca de 2 a 3 segundos; Utilizar a média de 3 medidas; REALIZADA ATRAVÉS DO USO DE PLICOMÊTRO CLINICO OU CIENTÍFICO.

Dobra cutânea subescapular A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois cm abaixo do ângulo inferior da escápula.

Dobra cutânea tricipital (pct) É a rotineiramente mais usada na prática clínica. Sua medida isolada é comparada ao padrão de referência e a adequação é calculada pela equação. PCT é medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súperolateral do acrômio e o olecrano.