Para onde estão indo nossos alunos? por Reuber Santiago – PROEN/IFCE
Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes? Diagnóstico apontando para altas taxas da evasão escolar; Identificação de uma vasta lista de possíveis causas de evasão; Construção do Plano de Permanência e Êxito do IFCE, consolidando: causas de evasão agrupadas por categoria; sugestões de medidas de intervenção para as causas apontadas. Contexto Atual Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes?
PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto Curso técnico em informática; Todos os campi; Todas as formas de oferta (integrado, concomitante e subsequente); Ingressantes entre 2009.1 e 2016.2; Egressos com êxito (conclusão) e sem êxito (evasão). PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto EVASÃO CONCLUSÃO
1 1 Processo de realização do projeto Escolha do curso Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 1 1 Escolha do Curso Maior número de matrículas Maior número de campi Todas as formas de oferta
2 2 1 Processo de realização do projeto Pergunta de Partida Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 2 1 2 Pergunta de Partida Para onde estão indo nossos egressos?
3 3 2 1 Processo de realização do projeto Categorias de Análise Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 3 2 1 3 Categorias de Análise Definição das categorias para responder à pergunta de partida
4 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Definição das questões Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 4 3 2 1 Definição das questões Poucas questões Enunciados curtos Questões fechadas Validação do questionário 4
5 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Obtenção dos dados Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Obtenção dos dados Definição e configuração de ferramenta – Limesurvey E-mails de convite com links personalizados E-mails de lembrete Estudo de melhor dia/horário para envio da pesquisa 5
6 6 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Análise dos Resultados Aspectos tratados durante a execução da pesquisa 6 Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Análise dos Resultados Cruzamento com sistema acadêmico Construção da visualização dos resultados Principais conclusões 6
Aspectos considerados na pesquisa Categorias de Análise Perfil Escolaridade atual Local de estudos anteriores Escolaridade dos pais Mundo do Trabalho Inserção Área de atuação Vínculo empregatício Renda Localização Egressos P M E C Continuidade de Estudos Início de novo curso Nível e modalidade de ensino Relação com área de estudo Curso Avaliação geral Infraestrutura Conhecimentos práticos Qualificação docente
1.334 e-mails vazios ou mal formados 2.146 convites enviados Informações sobre Matrículas (Técnico em Informática no IFCE – Mai/17) 5.055 matrículas 964 com êxito 2.516 sem êxito 1.575 em curso 3.480 egressos 1.334 e-mails vazios ou mal formados 2.146 convites enviados Cerca de 200 e-mails inválidos 1.946 convites entregues
Telas do questionário apresentado aos egressos participantes http://pesquisa.proen.ifce.edu.br Telas do questionário apresentado aos egressos participantes
Histórico de Respostas Datas com maior ocorrência de respostas
Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% De onde vieram as respostas? Phone Dispositivos utilizados para ter acesso ao questionário Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% Phone 16%
Análise dos Resultados Construção de uma árvore para cada categoria de análise
344 Campi participantes da pesquisa AMOSTRA Vínculo dos egressos que responderam à pesquisa AMOSTRA 344 14% dos convidados participaram da pesquisa.
Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos Análise de Gênero Diferença de comportamento entre os grupos 52% 56% Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos iniciaram um curso de graduação iniciaram um curso de graduação 41% 24% Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho trabalhavam antes de sair do curso trabalhavam antes de sair do curso 13% 10% Escolaridade dos Pais Escolaridade dos Pais pai ou mãe com graduação pai ou mãe com graduação
Perfil do Entrevistado Escolaridade Mãe Ensino Médio Escolaridade Pai Fundamental Incompleto Perfil do Entrevistado
Perfil do Indivíduo Escola de Origem Escolaridade Atual Fundamental Escola Pública Escolaridade Atual Ensino Médio Fundamental Médio Perfil do Indivíduo
Inserção no Mercado de Trabalho Resultados do Piloto 60% já trabalhava antes de sair do curso 50% trabalha na área em que estudou no curso técnico 74% trabalha com carteira assinada e 12% trabalham por conta própria Dos que não conseguiram trabalho, apenas 32% não está à procura. 68% recebe até 2 salários mínimos 56% trabalha no mesmo município do curso técnico 34% trabalha em município até 100km distante
Continuidade dos Estudos Resultados do Piloto 81% ingressaram em nível superior 9% ingressaram em outro técnico Dos que não continuaram os estudos, 57% está trabalhando Dentre as graduações, 67% dos estudantes ingressaram em cursos de bacharelado Dos 43% que não estão trabalhando 32% não está à procura 31% esta à procura na área 36% está à procura em qualquer área 51% dos egressos que vão para a graduação, vão para áreas fortemente relacionadas ao curso avaliado
Obrigado!