Para onde estão indo nossos alunos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Advertisements

FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO Rua Lívio Barreto, 94 - Joaquim Távora – Fortaleza, CE - Fone: (85) INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB
INDICADORES EDUCACIONAIS
Introdução à prática da
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Especialização em Psicologia Organizacional
Relatório de Dados Prêmio 2009.
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Seleção e organização de conteúdos
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
23 dias letivos 03 dias letivos 23 dias letivos 24 dias letivos
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
21 dias letivos 15 dias letivos 21 dias letivos 21 dias letivos
FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA (CASE DE COLATINA)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Relatório de Autoavaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
Metodologia do Ensino de Física I
Frequência (n.Pessoas)
Auto Escola Santa Elisa
Cursos superiores de graduação tecnológica em Design:
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
I Encontro de Licenciaturas da
Plano Nacional de Educação
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
Reunião Ordinária COSEMS/RN
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Questionários contextuais
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Educação no Brasil Tragédia.
SUMÁRIO Introdução Acesso ao Currículo UNIFACS Tela Principal
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Página de Acesso:
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Diálogos da docência e do Planejamento Institucional no IFCE Campus Caucaia Atividades desenvolvidas pela CTP 24/01/2019.
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
Consolidando....
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Metodologia do Ensino de Física I
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Para onde estão indo nossos alunos? por Reuber Santiago – PROEN/IFCE

Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes? Diagnóstico apontando para altas taxas da evasão escolar; Identificação de uma vasta lista de possíveis causas de evasão; Construção do Plano de Permanência e Êxito do IFCE, consolidando: causas de evasão agrupadas por categoria; sugestões de medidas de intervenção para as causas apontadas. Contexto Atual Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes?

PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto Curso técnico em informática; Todos os campi; Todas as formas de oferta (integrado, concomitante e subsequente); Ingressantes entre 2009.1 e 2016.2; Egressos com êxito (conclusão) e sem êxito (evasão). PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto EVASÃO CONCLUSÃO

1 1 Processo de realização do projeto Escolha do curso Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 1 1 Escolha do Curso Maior número de matrículas Maior número de campi Todas as formas de oferta

2 2 1 Processo de realização do projeto Pergunta de Partida Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 2 1 2 Pergunta de Partida Para onde estão indo nossos egressos?

3 3 2 1 Processo de realização do projeto Categorias de Análise Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 3 2 1 3 Categorias de Análise Definição das categorias para responder à pergunta de partida

4 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Definição das questões Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 4 3 2 1 Definição das questões Poucas questões Enunciados curtos Questões fechadas Validação do questionário 4

5 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Obtenção dos dados Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Obtenção dos dados Definição e configuração de ferramenta – Limesurvey E-mails de convite com links personalizados E-mails de lembrete Estudo de melhor dia/horário para envio da pesquisa 5

6 6 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Análise dos Resultados Aspectos tratados durante a execução da pesquisa 6 Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Análise dos Resultados Cruzamento com sistema acadêmico Construção da visualização dos resultados Principais conclusões 6

Aspectos considerados na pesquisa Categorias de Análise Perfil Escolaridade atual Local de estudos anteriores Escolaridade dos pais Mundo do Trabalho Inserção Área de atuação Vínculo empregatício Renda Localização Egressos P M E C Continuidade de Estudos Início de novo curso Nível e modalidade de ensino Relação com área de estudo Curso Avaliação geral Infraestrutura Conhecimentos práticos Qualificação docente

1.334 e-mails vazios ou mal formados 2.146 convites enviados Informações sobre Matrículas (Técnico em Informática no IFCE – Mai/17) 5.055 matrículas 964 com êxito 2.516 sem êxito 1.575 em curso 3.480 egressos 1.334 e-mails vazios ou mal formados 2.146 convites enviados Cerca de 200 e-mails inválidos 1.946 convites entregues

Telas do questionário apresentado aos egressos participantes http://pesquisa.proen.ifce.edu.br Telas do questionário apresentado aos egressos participantes

Histórico de Respostas Datas com maior ocorrência de respostas

Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% De onde vieram as respostas? Phone Dispositivos utilizados para ter acesso ao questionário Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% Phone 16%

Análise dos Resultados Construção de uma árvore para cada categoria de análise

344 Campi participantes da pesquisa AMOSTRA Vínculo dos egressos que responderam à pesquisa AMOSTRA 344 14% dos convidados participaram da pesquisa.

Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos Análise de Gênero Diferença de comportamento entre os grupos 52% 56% Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos iniciaram um curso de graduação iniciaram um curso de graduação 41% 24% Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho trabalhavam antes de sair do curso trabalhavam antes de sair do curso 13% 10% Escolaridade dos Pais Escolaridade dos Pais pai ou mãe com graduação pai ou mãe com graduação

Perfil do Entrevistado Escolaridade Mãe Ensino Médio Escolaridade Pai Fundamental Incompleto Perfil do Entrevistado

Perfil do Indivíduo Escola de Origem Escolaridade Atual Fundamental Escola Pública Escolaridade Atual Ensino Médio Fundamental Médio Perfil do Indivíduo

Inserção no Mercado de Trabalho Resultados do Piloto 60% já trabalhava antes de sair do curso 50% trabalha na área em que estudou no curso técnico 74% trabalha com carteira assinada e 12% trabalham por conta própria Dos que não conseguiram trabalho, apenas 32% não está à procura. 68% recebe até 2 salários mínimos 56% trabalha no mesmo município do curso técnico 34% trabalha em município até 100km distante

Continuidade dos Estudos Resultados do Piloto 81% ingressaram em nível superior 9% ingressaram em outro técnico Dos que não continuaram os estudos, 57% está trabalhando Dentre as graduações, 67% dos estudantes ingressaram em cursos de bacharelado Dos 43% que não estão trabalhando 32% não está à procura 31% esta à procura na área 36% está à procura em qualquer área 51% dos egressos que vão para a graduação, vão para áreas fortemente relacionadas ao curso avaliado

Obrigado!