Cidades Inteligentes e Internet das Coisas Desafios e Oportunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Advertisements

Audiência Pública CDH- Senado “Os Desafios da Saúde Primária no DF e no Brasil” Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal SEDF gestão Dayse.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
ORGANOGRAMAS. SECRETARIAS ADMINISTRATIVAS DEPTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COORDENADORIA DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR DEPTO DE OUVIDORIA DEPTO DA AUDITORIA.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Os Provedores de Acesso e de Telecomunicações Erich Rodrigues - Abrint.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Linhas e mecanismos de financiamento do FNI
Instituto Federal de São Paulo Câmpus XXXXX
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
Mobilidade urbana no Brasil
Os desafios do Saneamento Ambiental no Brasil
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
596 MIL Você sabia que o setor de TI emprega profissionais em todo
Sistemas Integrados de Gestão
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES
Pulso Brasil Lava Jato E d i ç ã o | S e t e m b r o
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Relatório de Autoavaliação Institucional
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
O que é Educação Ambiental?
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
“ Participação dos Microempreendedores Individuais nas Compras Governamentais ”   PREFEITURA DE URBANO SANTOS-MA.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Planejamento estratégico
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
DESFAVELAMENTO BARRETOS E-F e H-I-J PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS
Administração de Novos Negócios
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Planejando o Turismo no seu Município
32° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP.
Atividades econômicas do primeiro setor
Diocese de Luz.
APRESENTAÇÃO CORPORATIVA
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Avaliar desempenho de servidores
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades
Avaliar desempenho de servidores
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Desenvolvimento sustentável para MPE
Razão de ser da captação de Recursos POR TRANFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Marco Legal da Inovação no Brasil
Mauro Guimarães Junqueira Presidente - Conasems
33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo grande roda de conversa : “Financiamento: perspectivas para os próximos 4 anos”
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Entre redução de custos e inovação tecnológica.
Edilson Teles Gomes Junior Mestrando, Universidade Brasil, Brasil
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

Cidades Inteligentes e Internet das Coisas Desafios e Oportunidades

CNM – Confederação Nacional de Municípios A expansão rápida e contínua da população urbana, num planeta que parece cada vez menor, está potencializando os desafios sociais, econômicos e ambientais nas cidades ao redor do mundo. Isso é uma realidade no Brasil, aqui na Argentina e no mundo. Vale comentar, que além da maior concentração de pessoas no ambiente urbano, há a questão do envelhecimento da população, que vai demandar das cidades infraestrutura específica, adequação na atenção à saúde, entre outros aspectos.

APM – Associação Paulista de Municípios A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 69 anos de história. Nasceu de um movimento surgido na década de 40, denominado Bandeira dos Prefeitos. Em 30 de outubro de 1948, foi institucionalizada como entidade representativa. Hoje a APM é a legítima representante dos 645 Municípios do Estado de São Paulo, além de ter participado do processo de fundação de entidades congêneres na grande maioria dos Estados do nosso País. A expansão rápida e contínua da população urbana, num planeta que parece cada vez menor, está potencializando os desafios sociais, econômicos e ambientais nas cidades ao redor do mundo. Isso é uma realidade no Brasil, aqui na Argentina e no mundo. Vale comentar, que além da maior concentração de pessoas no ambiente urbano, há a questão do envelhecimento da população, que vai demandar das cidades infraestrutura específica, adequação na atenção à saúde, entre outros aspectos.

Crescimento da População Ubana A expansão rápida e contínua da população urbana, num planeta que parece cada vez menor, está potencializando os desafios sociais, econômicos e ambientais nas cidades ao redor do mundo. Isso é uma realidade no Brasil, aqui na Argentina e no mundo. Vale comentar, que além da maior concentração de pessoas no ambiente urbano, há a questão do envelhecimento da população, que vai demandar das cidades infraestrutura específica, adequação na atenção à saúde, entre outros aspectos.

Internet das Coisas Imaginem agora, que além do crescimento da população urbana e do envelhecimento da população, estamos passando por uma revolução na área de tecnologia – a chamada Internet das Coisas. Isso tem impacto direto em como nos vamos nos relacionar com a tecnologia, seja na vida pessoal ou no trabalho, na saúde, na educação, no trânsito... Ou seja, as cidades serão muito impactadas por essa revolução tecnológica. Mais adiante, eu vou comentar sobre como o Brasil está se preparando para isso.

Posse do Papa Bento XVI (2005) A Sociedade Conectada Posse do Papa Bento XVI (2005) Primeira Benção do Papa Francisco (2013) Agora, somem todas essas mudanças com as mudanças no comportamento das pessoas em relação à comunicação... Esta tudo mudando! As pessoas estão muito mais conectadas, ligadas o tempo todo... Vejam essa comparação!

Muito mais que Cidades Digitais O primeiro grande desafio das cidades, obviamente, é a infraestrutura. Tanto no aspecto tecnológico, quanto no aspecto de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade, etc... Nesse sentido, dadas as dimensões do Brasil e a heterogeneidade das cidades brasileiras, dá para se imaginar o tamanho do desafio. Nesse caso, especificamente desse slide, não basta ter simplesmente a conexão de escolas e unidades de saúde com o prédio da prefeitura. Tem que se planejar a conectividade para toda cidade, próprios municipais, elementos de mobilidade, estabelecimentos comerciais, iluminação pública, etc... Para assim chegarmos ao conceito de cidade inteligente.

Trata-se de um grande desafio para a maioria dos Municípios Outro desafio - A Iluminação Pública Emenda Constitucional 39/02 Contribuição de Custeio ao Serviço de Iluminação Pública (CIP/COSIP) “Artigo 149-A... Os municípios e o Distrito Federal poderão instituir, na forma de contribuição, na forma das respectivas leis, para custeio do serviço de IP...” Resolução ANEEL 414/2010 Transferência dos ativos de IP aos Municípios “... A distribuidora possui a obrigação de transferir ao Município, sem ônus, o sistema de IP registrado como o Ativo Imobilizado em Serviço...” Trata-se de um grande desafio para a maioria dos Municípios Absorver a operação e manutenção da IP Para lidar com essas questões técnicas econômicas, os municípios têm 3 alternativas: Contratar empresas para operar a IP (licitações - 8.666/1993) Desenvolver Parcerias Pública Privadas para IP / outros serviços Um outro desafio importante, que envolve a infraestrutura em toda uma cidade, é a iluminação pública. Trata-se de um desafio sim, mas também é uma grande oportunidade, principalmente pelo momento das cidades brasileiras, que se veem no momento de decidir a melhor alternativa.

E também a Mobilidade Urbana Trata-se de um grande desafio, que demanda tempo e muito investimento para superar... Tanto para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e tantas outras cidades brasileiras...

Fonte: Telesíntese Agora imaginem uma cidade em que se tem as infraestruturas de comunicação, iluminação pública, mobilidade urbana, saneamento funcionando de forma integrada, eficiente,

A cidade como plataforma para inovação (Qualidade de Vida) (Gestão Eficiente) (Desenvolvimento Econômico)

Algumas Oportunidades Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações Suporte Técnico junto às Cidades e à APM oferecendo plataforma aberta de IoT PMAT – Programa de Modernização das Cidades Estudo do potencial da IoT no Brasil Apoio financeiro e tecnológico para desenvolver a indústria brasileira na era digital Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Algumas oportunidades Trânsito Livre

Algumas oportunidades

Algumas oportunidades

Tem que ter projetos... Para onde vamos? “Objetivos/Visão Estratégica” Onde estamos hoje? “Diagnóstico da situação” Qual o melhor caminho? “Rotas/Possibilidades” Plano de contingência. “Soluções e Alternativas” Primeiros passos. “ Buscar Recursos, Fazer...”

Nos mantemos atualizados

Obrigado Gracias!!! Carlos Cruz Presidente