Aula Inicial Carlos Freire 2013 Planejamento Estratégico de Marketing Aula Inicial Carlos Freire 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011 - 2013 Campeão Brasileiro 2011 Campeão Libertadores da América 2012 Campeão Mundial Interclubes 2012 Campeão Paulista 2013 Campeão Recopa 2013 Carlos Freire 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Ementa da Disciplina Visa expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados pelo Planejamento Estratégico de Marketing, no que tange ao processo de planejamento e sua adequação as decisões relativas ao comportamento dos consumidores, produtos, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção, possibilitando uma visão das inter-relações sistêmicas entre o Marketing e as demais funções da organização. O foco principal é transmitir aos alunos conhecimentos sobre conceitos, técnicas e práticas usadas na elaboração de planos e controles de marketing. Carlos Freire 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Objetivo Geral Possibilitar ao aluno a compreensão da importância do processo de planejamento nas funções da administração e mais especificamente aplicá-lo ao marketing nas organizações. Caracterizar as principais variáveis controláveis e incontroláveis com que opera o Marketing nas organizações. Carlos Freire 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Objetivos Específicos Possibilitar aos alunos compreender os níveis de decisão empresarial; Capacitar os alunos para a elaboração e interpretação do Plano Estratégico de Marketing; Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Material de Aula Textos: www.complementares.wordpress.com Textos de Aulas: Textos Material de Aula: Slides Carlos Freire 2013
Planejamento de Marketing Plano de Ensino Data Assunto Planejado 06/ago Apresentação Pessoal/ Plano de Curso/Avaliação/ Cenário de Negócios 13/ago Conceituando Planejamento/ Marketing/ Planejamento Estratégico 20/ago Roteiro Planejamento Estratégico SWOT Carlos Freire 2013
Planejamento de Marketing 27/ago Apresentação Seminários 03/set 10/set 1a NPC 17/set Roteiro Planejamento Estratégico Políticas 24/set Gestão Estratégica BSC Carlos Freire 2013
Planejamento de Marketing 01/out Semana Comunicação 08/out Movimentos estratégicos/ Discussão Ciclo 15/out Sistema Informação de Marketing 22/out Monitoria 1 29/out Monitoria 2 06/nov Monitoria 3 13/nov 2a NPC 20/nov Apresentação e entrega dos trabalhos Carlos Freire 2013
Planejamento de Marketing Avaliação Nota 1 Prova Escrita (6 pontos) Trabalhos em sala (1 ponto) Seminário (3 pontos) Nota 2 Provão Média 7,0 - 21 pontos aprovado - 21 pontos – Prova Final – 10 – média = Nota necessária Carlos Freire - 2013
Contrato de Convivência Aula Inicial – Cenário de Negócios Contrato de Convivência
Aula Inicial – Cenário de Negócios Aula inicia às 18:30 h Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Aula inicia às 18:30 h 18:45 h será feita a primeira chamada; Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Aula inicia às 18:30 h 18:45 h será feita a primeira chamada; Às 19:30 h será feita a segunda chamada; Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Aula inicia às 18:30 h 18:45 h será feita a primeira chamada; Às 19:30 h será feita a segunda chamada; Celulares e computadores deverão permanecer desligados durante a aula. Carlos Freire 2013
Gestão da Propaganda Premissas Básicas Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Adquirir conhecimentos sobre elaboração e implantação de processos de Planejamento Estratégico; Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Adquirir conhecimentos sobre elaboração e implantação de processos de Planejamento Estratégico; Visão Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Adquirir conhecimentos sobre elaboração e implantação de processos de Planejamento Estratégico; Visão Os alunos egressos deste curso poderão competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função dos conhecimentos adquiridos. Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Adquirir conhecimentos sobre elaboração e implantação de processos de Planejamento Estratégico; Visão Os alunos egressos deste curso poderão competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função dos conhecimentos adquiridos. Valores Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Missão Adquirir conhecimentos sobre elaboração e implantação de processos de Planejamento Estratégico; Visão Os alunos egressos deste curso poderão competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função dos conhecimentos adquiridos. Valores Interesse, participação, comprometimento, interdividade e proatividade. Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais foram as grandes mudanças no cenário de negócios nos últimos 20 anos? Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais foram as grandes mudanças no cenário de negócios nos últimos 20 anos? O que são empresas mecânicas e empresas biológicas? Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais foram as grandes mudanças no cenário de negócios nos últimos 20 anos? O que são empresas mecânicas e empresas biológicas? O que são e para que servem as Premissas Básicas: Missão, Visão e Valores? Carlos Freire 2013
Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais foram as grandes mudanças no cenário de negócios nos últimos 20 anos? O que são empresas mecânicas e empresas biológicas? O que são e para que servem as Premissas Básicas: Missão, Visão e Valores? O que é Responsabilidade Sócio-ambiental e qual o papel das empresas frente a essa ideia? Quais as maiores diferenças entre o chefe e o líder? Carlos Freire 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios O Marketing e a Propaganda estruturada surgiram em meados do século passado - 1950. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, as empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo e, com isso, aconteceu um significativo desequilíbrio na relação oferta x procura. Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios Os estoques e o encalhe de mercadorias cresceram e as empresas, buscando minimizar este risco, começaram a realizar estudos do mercado antes de produzir. A esses estudos e às técnicas decorrentes destes estudos deu-se o nome de Marketing. Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios Nos 63 anos seguintes, até os dias de hoje, o marketing e a propaganda desenvolveram-se muito e tornaram-se áreas específicas de conhecimento. Com o avanço tecnológico as ferramentas do marketing potencializaram-se e chegaram a níveis inimagináveis de sofisticação. Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios Paralelamente os níveis de exploração dos recursos naturais e a degradação do ambiente chegaram a níveis insustentáveis. O capitalismo, na sua voracidade, promoveu o consumo desnecessário, constante e crescente colaborando para que a situação ficasse cada vez mais grave. Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que representam 15% da população mundial Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que representam 15% da população mundial e 1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Alguma coisa está errada, ou não? Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios Já está provado que o Marketing e a Propaganda são ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. A prevalência até agora foi da utilização em busca de lucro financeiro. Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Cenário de Negócios Nesse novo cenário qual o papel que desempenharão as áreas de conhecimento do marketing e da propaganda? E os profissionais dessas áreas, como deverão se comportar? Carlos Freire - 2013
Planejamento Estratégico de Marketing Redação Qual o futuro que desejamos? Carlos Freire - 2013