Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força

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Transcrição da apresentação:

Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força Roberta Merino Masina Programa de Formação de Professores - Sogab

1ª lei – A central de centralização Tudo deve passar por você Todos têm que ligar para o seu número telefônico e pedir autorização Controle tudo

2ª Lei – A inteligência burra Valorize sempre os funcionários “puxa-saco” Aqueles que fazem tudo aquilo que você manda, do jeito que você manda Bom funcionário é aquele que faz exatamente o que você quer

3ª lei – A comunicação A comunicação é sua fonte do poder e de mais ninguém quanto mais explicar como funcionam as coisas, menos os funcionários entenderão Mais facilmente sabotarão as suas idéias Isto vale dizer que quanto menos você se expor e menos falar, mais eles vão trabalhar e produzir.

4ª lei – O cliente em penúltimo lugar “Cliente tem sempre razão” - desde que concorde com suas idéias Aquilo que o cliente deseja é pura tolice Portanto, em vez de gastar tempo e dinheiro procurando saber o que ele deseja, faça aquilo que for mais interessante para a sua administração O cliente não entende do seu negócio. É um leigo. Não sabe nada de gestão e só dá opinião errada.

5ª lei – O funcionário em último lugar Colocar o funcionário como prioridade só traz despesas extras Os funcionários têm que se adaptar à sua realidade Não se preocupe em formar equipes ou times competentes e comprometidos com a sua empresa Ninguém dura para sempre

6ª lei – A criatividade O chefe deve investir em criar atividades para seus funcionários, a fim de não deixá-los um minuto sequer ociosos Faça-os controlar o consumo de clips, canetas, borracha, lápis, papel, envelopes e xerox no setor Com essas tarefas sendo criadas, você verá a produtividade aumentar estrondosamente

7ª lei – A solução de conflitos Conflitos sempre existirão. Então por que perder tempo para resolvê-los? Os conflitos devem ser ignorados Um bom chefe não pode perder tempo, produtividade e dinheiro com pequenos detalhes Quando os conflitos aparecerem, faça de conta que eles não existem. Seu tempo é precioso demais para isso

8ª lei – A política salarial Mostre aos seus funcionários o custo total de despesas com pessoal Comece a reformular a política salarial da sua empresa Contenção de despesas começa com os salários e benefícios E se algum funcionário engraçadinho pedir aumento de salário, demita-o.

9ª lei – Mostrar respeito Cada pessoa que trabalha para você é um indivíduo. Por isso eles não precisam de elogios Precisam de críticas para trabalharem mais e mais As pessoas gostam de ouvir que elas não estão trabalhando direito, isso incentiva mais o trabalho Critique tudo e todos

10ª lei – A autoridade Os funcionários precisam de certa autoridade para realizar o seu trabalho Eles precisam saber que é você que manda Crie um clima de tensão. Sua autoridade é poder.

Se o chefe souber lidar com as pessoas, for competente, orientar e aproveitar o que elas têm de melhor, for líder e justo, os subordinados vão gostar cada vez mais da empresa.

Mas, se o chefe for autoritário, desmotivador, não souber estimular e se não tiver as qualidades profissionais e humanas básicas, as pessoas vão deixar a empresa na primeira oportunidade.