Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Advertisements

Distribuição dos elétrons
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Átomos Trabalho elaborado por: Ana Santos Nº 1 Joana Rita Nº 16.
Constituição atómica da matéria.
AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Estrutura e constituição das moléculas
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
Moléculas na Troposfera
Johannes Diderik van der Waals
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos ligam-se uns aos outros, formando as moléculas e os diferentes compostos químicos. Átomo - Número de PRÓTONS igual ao número.
POLARIDADE E LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
As forças Intermoleculares
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
Sumário: Correcção do TPC.
Ligações Químicas.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Canal youtube: sebanna1
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
LIGAÇÕES QUÍMICAS Profª Helena Lança Ciências Físico-Químicas 9ºAno.
SUBSTÂNCIAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2. muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2.
Reacções de oxidação-redução
Ligações Químicas I A visão clássica.
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Substâncias iónicas.
As moléculas são grupos de átomos. São eletricamente neutras.
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Conceitos básicos de ligação química
Os quatro elementos mais abundantes, no corpo humano, são: Hidrogénio Oxigénio Carbono Azoto.
Tipos de Ligação química
Ligações Químicas LIGAÇÃO IÔNICA
Água H2O.
Filipa Vicente. Os electrões dos átomos estão distribuídos, à volta do núcleo, em níveis de energia. Cada nível só pode ter um número bem determinado.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Revisão sobre estrutura atómica
Filipa Vicente. Substâncias elementares não-metálicas HalogéneosGases raros pouco reativamuito reactiva Grupo 17Grupo 18.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Ligações Químicas.
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
Unidade 3 Classificação dos materiais
3.9 Ligação Química Professora Paula Melo Silva.
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Substâncias Metálicas, iônicas e moleculares
As Ligações Químicas.
Aula 11 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.2 Ligação iónica e ligação metálica. 9.2 Ligação iónica e ligação metálica.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento o que define cada um dos estados físicos.
Propriedades dos elementos químicos
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:

Ligações covalentes

Partilha de um par de eletrões Formação da molécula de hidrogénio (gás) H H +1 +1 Partilha de um par de eletrões H H H2 Fórmula de estrutura Fórmula molecular

Partilha de um par de eletrões Formação de uma molécula de cloro (gás) Cl Cl Partilha de um par de eletrões Cl Cl Cl2 Fórmula de estrutura Fórmula molecular

Partilha de dois pares de eletrões Formação de uma molécula de oxigénio (gás) O O Partilha de dois pares de eletrões O O O2 Fórmula de estrutura Fórmula molecular

Partilha de três pares de eletrões Formação de uma molécula de azoto (gás) N N Partilha de três pares de eletrões N N N2 Fórmula de estrutura Fórmula molecular

Manual página 237 A ligação entre os dois átomos de hidrogénio é covalente simples - através da partilha de um par de electrões, um de cada átomo. H – 1 eletrão – H2 – 2 eletrões. F – 9 eletrões – F2 – 18 eletrões. O – 8 eletrões – O3 – 24 eletrões. Cl – 17 eletrões – Cl2 – 34 eletrões +2 +18 +24 +34

O traço representa um par de eletrões partilhado. A molécula de oxigénio tem uma ligação covalente dupla. As molécula de água e fluoreto de hidrogénio são polares.

Vamos realizar a AP nº10 – Construção de modelos de moléculas para que possamos compreender como são as moléculas “por dentro” Revisões-8ano AP-7

Substâncias covalentes Substâncias moleculares Ligações covalentes moléculas Estruturas gigantes Substâncias covalentes Substâncias moleculares

Propriedades das substâncias moleculares As ligações covalentes (partilha de electrões) podem originar moléculas – neste caso as substâncias são moleculares, pois as unidades estruturais são moléculas. Ex. água, oxigénio, cloro, metano, dióxido de carbono, etc. Propriedades das substâncias moleculares Umas são gasosas, outras líquidas e outras sólidas Têm pontos de fusão baixos São macios e partem-se facilmente. São maus condutores da electricidade.

As ligações covalentes (partilha de electrões) podem originar estruturas gigantes, neste caso as substâncias são covalentes, os átomos ligam-se sucessivamente uns aos outros. Ex. diamante grafite quartzo

O diamante é constituído por uma rede cristalina de átomos de carbono. Ligações covalente O diamante é constituído por uma rede cristalina de átomos de carbono. Entre os átomos de carbono existem ligações covalentes, muito fortes. diamante C Átomo de carbono

Entre as camadas de átomos de carbono existem forças fracas Ligações covalentes A grafite é constituída por uma rede cristalina de átomos de carbono, por camadas. Entre as camadas de átomos de carbono existem forças fracas Electrão livre grafite Átomo de carbono

Ligações covalente A sílica é constituída por uma rede cristalina de átomos de silício e oxigénio. Entre os átomos de silício e oxigénio existem ligações covalentes, muito fortes.

Propriedades das substâncias covalentes São duras, excepto a grafite Têm pontos de fusão muito elevados São maus condutores da electricidade, excepto a grafite.

Ligações metálicas

As ligações metálicas originam estruturas gigantes, neste caso as substâncias são metálicas. Ferro Fe Cobre Cu Zinco Zn

O ferro é constituído por uma rede cristalina de átomos de ferro. Átomo de ferro O ferro é constituído por uma rede cristalina de átomos de ferro. Entre os átomos de ferro existem ligações metálicas, muito fortes.

Estrutura de um metal eletrão livre Ião metálico

Propriedades dos metais São todos sólidos, excepto o mercúrio São deformáveis - maleáveis e dúcteis Têm pontos de fusão muito altos São bons condutores da electricidade.

Ligações iónicas

As ligações iónicas originam estruturas gigantes, neste caso as substâncias são iónicas. Cloreto de sódio NaCl Sulfato de cobre CuSO4 Cloreto de níquel NiCl2

O cloreto de sódio, vulgar sal das cozinhas, é constituído por uma rede cristalina de iões de sinais contrários. Entre os iões existem ligações iónicas muito fortes. Ião cloreto – Cl- Cloreto de sódio NaCl NaCl Ião sódio – Na+

Estrutura do cloreto de sódio

Solução de cloreto de sódio

Propriedades das substâncias iónicas São todos sólidos, são duras Têm pontos de fusão muito elevados São maus condutores da electricidade, quando sólidos. São bons condutores da electricidade, quando em solução ou no estado liquido.

FIM início sair