Aplicação de Enzimas na Industria Têxtil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
Polipeptídeo.
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Oxidação através de H2O2/UV
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
Extração de DNA de Plantas.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Aula 8 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
HIGIENIZAÇÃO O processo de limpeza visa remoção de 90% dos resíduos solúveis em água. O uso conjunto com detergente em contato direto com as sujidades.
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Carboidratos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
USP – Universidade de São Paulo FSP – Faculdade de Saúde Pública
Aula 11 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
Aula 9 – Proteínas III – Enzimas
Introdução a Bioprocessos
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Prof. Karina.
BIOLOGIA MOLECULAR (BIOQUÍMICA DA CÉLULA)
A Evolução da Tecnologia
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
Introdução a Engenharia de Alimentos
CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE LAVAGEM
Ciclo da água Cliviany.
CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32
QUÍMICA NA LAVANDERIA JONATÃ NIENCZEWSKI Químico Industrial
Atividade da α-amilase (U/g quirera de arroz)
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS TÊXTEIS
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Aula 3. Interação entre organismos
Remediação de Compostos Fenólicos em Águas Residuárias a partir de Enzimas Oxidativas Extraídas de Cabeça de Camarão, Engenharia Química. Prof. M.Sc. Everton.
Prof. Karina.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO.
Aula Introdutória PIBID Química!
Introdução à Engenharia Bioquímica
Introdução à Engenharia Bioquímica CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Histórico da Engenharia Bioquímica - interação entre biólogos e engenheiros, a produção de.
Complexo enzima-substrato
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
Determinação de Carboidratos em alimentos
BAMBU.
Água.
Aula 2. Exemplos de utilização de Biotecnologia Ambiental
Enzimas – Proteínas Especiais
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Conservação de alimentos por fermentação
REMOÇÃO DA COR DE CHORUME COM O EMPREGO DE COAGULANTES NATURAIS
Enzimas – Proteínas Especiais
Ana Cláudia Azevedo Anna Célia Rabelo Inara Andrade.
Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem;
CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
TÉCNICO EM ANÁLISES QUÍMICAS HISTOFISIOLOGIA VEGETAL IFSC – CÂMPUS LAGES  INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA,  INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS,  COSMÉTICOS,
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
ESTATÍSTICA Clarissa Detomi – Mestrado APRESENTAÇÃO.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Docente: Josiane Dantas Costa
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Apoio Financeiro: FAPESC Determinação de maltose em xarope produzido com resíduos de arroz como fonte de amido. Engenharias: Processos Bioquímicos Maiara.
Transcrição da apresentação:

Aplicação de Enzimas na Industria Têxtil Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Alimentos Engenharia Bioquímica Alunas: Carla Tenfen Juliana Teixeira Quinaud Renata Canalles Aplicação de Enzimas na Industria Têxtil

Histórico A primeira aplicação biotecnológica no processamento de têxteis foi a maceração do linho, há mais de 2000 anos. Até a década de 1980 , apenas as amilases eram usadas no processamento têxtil No final da década de 1970, descobriu-se que as celulases acrescentavam detergência à lavação de tecidos e removiam fibrilação em múltiplas lavações. Foram descobertas também outras aplicações para estas enzimas. Hoje a aplicação de enzimas na indústria têxtil não se restringe apenas a modificação das propriedades superficiais das fibras, estendendo-se pelas mais variadas etapas do processo têxtil, como veremos.

Introdução As enzimas são catalisadores muito potentes e eficazes, quimicamente são definidas como proteínas. Quase todas as enzimas preparadas em escala industrial até hoje são extracelulares e são obtidas por processos fermentativos, ou seja, a partir de culturas microbianas. Enzimas apresentam grande especificidade por seus substratos e produtos sendo que não há formação de produtos laterais. Os processos enzimáticos podem ser utilizados para alterar as propriedades das fibras têxteis sem implicarem qualquer efeito nocivo ao meio ambiente.

Introdução Os avanços na biotecnologia possibilitaram a criação de misturas especiais de enzimas para aplicações específicas. No quadro abaixo são apresentadas as principais enzimas utilizadas nas diferentes etapas do beneficiamento têxtil. Desengomagem Acabamento Tingimento Alvejamento Purga Amilase Lipase Protease Pectinase Celulase Catalase Lacase Peroxidase

Desengomagem Desengomagem é o processo de remoção das gomas (a maioria delas são base de amido) que são usadas para evitar a quebra das fibras durante a tecelagem. Várias amilases podem ser utilizadas para esse fim, sendo as bacterianas e, especialmente as termotolerantes, as de maior aplicação. A remoção envolve basicamente o tratamento do tecido em soluções que contenham amilases, além de alguns tensoativos. Outras enzimas também podem ser utilizadas, são elas: lipases e proteases.

Purga Objetivo: - Retirar as impurezas que podem incluir lubrificantes, sujeira e outros materiais naturais, gomas solúveis em água. Processo convencional: Usa-se químicos alcalinos principalmente soda cáustica; Desvantagens : gera uma forte carga química. A água residual tem um alto pH. Vantagens em usar a purga enzimática: água residual mais facilmente tratável; economias de energias ; melhor compatibilidade com outros processos, maquinaria e materiais.

Alvejamento Objetivo: - visa tornar mais branco o tecido, sendo o agente ativo o peróxido de hidrogênio. Processo convencional: - Os resíduos de H2O2 são removidos através de vários enxágües ou da adição de um redutor inorgânico. Processo enzimático: Utilizar as peroxidases para reduzir o peróxido de hidrogênio; Não causam problemas ecológicos; Quantidade de enzimas usada é muito menor que a quantidade de agente redutor inorgânico.

Tingimento A etapa de tingimento é executada para conferir cor aos fios ou tecidos e para aumentar o valor do produto. O emprego da peroxidase favorece a queda do consumo de produtos químicos, de energia e de água. A catalase decompõe o peróxido de hidrogênio residual após o alvejamento das fibras de algodão, assim como a peroxidase.

Acabamento Celulases: biopolimento: - retiras fibras soltas e microfibrilas; - aspecto mais liso e limpo, toque mais suave; - controle rigoroso do pH, temperatura e tempo – evitar degradação; Processo de desbote do jeans: - produz aparência envelhecida nos jeans; - consiste num melhor toque e desbote mais uniforme; - uso combinado de celulase e pedra pomes.

Acabamento Proteases: Acabamento nos artigos de lã: - proteases de diferentes constituições; - confere um toque mais quente; - a solidez dos tingidos diminui;

Tratamento de efluentes Vantagens: aplicado em material recalcitrante atuação em concentrações altas e baixas dos contaminantes; atuação num amplo espectro de pH, temperatura e salinidade; fácil processo de controle; podem atuar para mudar as características de um rejeito mais receptivo maior valor agregado Tirosenase – remoção de grupos fenólicos. Lacase – descoloração. Peroxidases – retiram grupos fenólicos, aminas aromáticas e descolore efluentes têxteis. Enzimas produzidas a partir de fungos da decomposição branca - Phanerochaete chrysosporium

Conclusão Já foram produzidos muitos avanços importantes na área, mas ainda necessita-se um maior conhecimento da ação específica das enzimas nos substratos (variados); O uso combinado de enzimas na purga permite diminuir as quantidades de enzimas utilizadas no processo, trazendo benefícios econômicos; Deve-se ressaltar a importância da utilização de enzimas no beneficiamento, em substituição aos processos agressivos ao meio ambiente. O estudo das enzimas requer a colaboração e o interesse das empresas envolvidas;

Bibliografia BARCELLOS, I. O.; MORGADO, J.; CAVACO-PAULO, A.. Tratamento enzimático antes ou após o tingimento. Revista Química Têxtil. CEGARRA, J. Biotecnologia aplicada aos processos de química têxtil. Revista Química Têxtil, n. 58, p. 5-14, 2000. FORGIARINI, E. Degradação de Corantes e Efluentes Têxteis pela enzima Horseradish Peroxidase (HRP). Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. JULIANO, L. N. Processos Enzimáticos na Industria Têxtil, Projeto Protextil, 2006. LI, Y.; HARDIN, R. Descrude enzimático do algodão tensoativos, agitação e seleção de enzimas. Revista Química Têxtil, n. 63, p. 8-16, 2001.