Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Administração de Marketing 1
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 01
Universidade sem Fronteiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
Nelma Cristina de Carvalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Questionário de Avaliação Institucional
CURSO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
UTEC -IBURA Ano Letivo- 100 anos de Frevo Curso de Comunidade Professora Beatriz Santos TURMA – OFICINA NATALINA.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Conveniada curso Positivo
Encontro com Pais e Educadores Ensino Médio
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
“A informática em minha vida”
Portfólio de matemática
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
REUNIÃO DE PAIS COLÉGIO DOM BOSCO.
ENSINO FUNDAMENTAL II.
ENSINO MÉDIO.
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
Santarém Março a Julho de 2007
Salas de Matemática.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Reunião de Pais 2012.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
Gerenciamento de Sala de Aula:
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
CEAOK METODOS DE ESTUDO
EMEF Nossa Senhora de Fátima
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
TURNO INTEGRAL.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Transcrição da apresentação:

Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria Rossarola Líria Maria Schuh Fengler Marlete Sirena Teixeira Tania Maria Carniel

2ª Capacitação PIBID Tema: AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NOS LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM: a relação refletida entre teoria e prática

Laboratório de Aprendizagem: Sala específica para realização das atividades do Laboratório de Aprendizagem. Sala para guardar material.

Laboratório de Aprendizagem: Outros locais para realização das atividades: Galpão Polipampeano, Sala de Vídeo e Laboratório de Informática. SALA DE VÍDEO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA GALPÃO POLIPAMPEANO

De 1º de junho a 15 de julho... Todos os alunos da escola foram convidados a participar, em turno inverso, do Laboratório de Aprendizagem. O trabalho de atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem foi desenvolvido contando com a presença dos alunos bolsistas da Unisc e com a supervisão das professoras.

Subprojeto 2 – Matemática Bolsista Gabriel no Laboratório de Aprendizagem Jogos educativos para ensinar frações; dezena, centena e milhar; etc.

O aluno bolsista Gabriel: Atendeu alunos de 5ª, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental; Às sextas-feiras, pela manhã; Dias: 17de junho; 1º, 08 e 15 de julho; Atividades: dobraduras e recortes para ensinar frações.

Subprojeto 2 – Matemática Depoimentos de alunos atendidos pelo bolsista Tiago Foi muito bom ter participado, foi um grande aprendizado. As explicações foram claras e me ajudaram muito. Tivemos aulas teóricas sobre função de 1º e 2º grau e ainda uma breve aula sobre geometria espacial. Acrescentou muito meu conceito sobre o assunto.

Aluno bolsista Tiago: Atendeu alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Dias: 13,20 e 27 de junho; 04 e 11 de julho; Horário: 13:30 até 17:25; Desenvolveu as seguintes atividades: aplicações de funções de 1º grau e geometria espacial.

Os alunos escreveram uma poesia no quadro e depois digitaram a mesma. Subprojeto 2 – Computação Bolsista Camila no Laboratório de Informática Os alunos escreveram uma poesia no quadro e depois digitaram a mesma.

A aluna bolsista Camila: Atendeu alunos de 1º e 2º do CAT às quintas-feiras, à tarde; E 5º ano e 5ª série do Ensino Fundamental, às segundas-feiras, pela manhã; Dias: 16,20 e 30 de junho; 07, 11 e 14 de julho; Atividades: exploração de mouse e teclado, jogos educativos, pesquisa na Internet, digitação de texto e desenho.

Subprojeto 2 – Computação Bolsista Douglas no Laboratório de Informática As professoras puderam navegar em sites da Internet, com a colaboração do Douglas, na reunião pedagógica do Currículo por Atividades.

O aluno bolsista Douglas: Atendeu alunos 2º e 3º ano do Ensino Médio, às segundas, à tarde; E às quintas, de 1º ano do CAT; Dias: 16, 20 e 27 junho; 04, 07, 11 e 14 de julho; Desenvolveu as seguintes atividades: pesquisa na Internet, construção de slides, digitação de currículo; Com os pequenos, ferramenta de pintura e digitação de nomes.

Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Fernando, Felipe e Karen no Laboratório de Aprendizagem Leitura, compreensão e interpretação de texto com o olhar para o vestibular e Enem.

Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Fernando, Felipe e Karen Gostei bastante porque as atividades não eram tão teóricas, eram dinâmicas, com bastante debate. Optamos por trabalhar com questões do Enem. Foi muito produtivo, os professores serão profissionais bem competentes.

Bolsistas Felipe, Fernando e Karen: Turno: quinta-feira, à tarde; Dias: 16 e 30 de junho; 07 e 14 de julho; Alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Atividades: leitura e interpretação de texto, questões do ENEM e vestibular, debate sobre contos.

Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Luciane, Joice e Helen Gostei bastante e aprendi bastante rimas. Levantar cedo e vir pra escola valeu a pena. Aprendi poemas e rimas. Trabalhamos com ditados populares também. Eu gostei muito.

Bolsistas Luciane, Joice e Helen: Turno: quarta-feira, pela manhã; Dias: 15, 22 e 29 de junho; 06 e 13 de julho; Alunos de 5º ano e 5ª série do Ensino Fundamental; Atividades: leitura, interpretação, escrita, rimas, releitura de texto, comparações entre textos, expressões e/ou ditados populares.

Subprojeto 4 – Biologia e Ed Subprojeto 4 – Biologia e Ed. Física Bolsistas: Simone, Caroline, Maiqueli, Josiane e Samuel Eu gostei e quero que tenha durante todo tempo de escola. As professoras eram legais. Que as outras crianças que vierem possam aproveitar.

Bolsistas Simone, Caroline, Maiqueli, Josiane e Samuel: Às quartas-feiras, à tarde; Dias: 22 e 29 de junho; 06 e 13 de julho; Atenderam alunos de 1º e 2º ano do Currículo por Atividades; Desenvolveram atividades gerais(vídeo sobre água, joguinhos de Matemática envolvendo as 4 operações) e jogos esportivos e recreativos (coordenação motora, agilidade, alongamento).

Subprojeto 5 – História, Geografia e Filosofia Bolsistas: Evandro, Leonardo, Rafael e Suelen O aluno Amadeu, do 3º ano do Ensino Médio, foi bem presente nas discussões. Ele é um apaixonado especialmente por História e Filosofia.

Evandro, Leonardo, Suelen e Rafael: Quarta-feira, de manhã, alunos do Ensino Fundamental não compareceram; De tarde, alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Dias: 1º, 15, 22 e 29 de junho e 06 de julho; Atividades: oficinas de cinema.

No progama do PIBID, aprendi várias coisas, além de me ajudar mais em coisas que não consegui pegar muito bem no horário de aula. Eu, além de aprender muito mais do que já sabia, me diverti muito com os jogos que os professores fizeram. Pra mim, PIBID foi muito bom pois aprendi bem mais e me diverti bastante.

Considerações gerais: Todos os trabalhos realizados foram de grande valia para a formação de competências nos alunos, para o enriquecimento dos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades. Apesar da pouca frequência dos alunos, principalmente aqueles do Currículo, conseguimos implantar o plano do Laboratório de Aprendizagem.

Momentos felizes...

Para professores e alunos!

Mais... Muito mais!

A Escola Polivalente agradece a todos os bolsistas que atuaram junto aos alunos. Valeu por tudo!