Valores Educacionais Aula 4 Respeito pelos Outros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Máscaras Africanas.
O Plano de Ação Curricular na Escola
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Feedback Realimentação ou retroalimentação
O conteúdo.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Orientação Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profa. Reane Franco Goulart
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O que é ensinar história?
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
História nas atuais propostas curriculares
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Atividade complementar 04 e 05
Equipe responsável pela produção
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Equipe responsável pela produção
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Equipe responsável pela produção
Professor(es) Apresentador(es):
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
vídeo
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Formação continuada 3º Encontro
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Valores Educacionais Aula 4 Respeito pelos Outros Rio 2016 | Versão 2.0

Objetivos 1 | Apresentar o valor Respeito pelos Outros. 2 | Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Respeito pelos Outros.

Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões de atividades práticas para utilização do Valor Educacional “Respeito pelos Outros” associado aos conteúdos disciplinares. Sendo assim, o capítulo 1 terá como objetivo expor a definição do referido valor educacional, já o capítulo 2 se dedicará a apresentar sugestões de atividades com base no documento “Ensinando Valores Olímpicos – EVO”.

Inspire a humanidade dos alunos pelo ensino dos Valores Olímpicos! Introdução A possibilidade de mesclar as atividades aqui apresentadas, as demais atividades propostas no EVO com os conteúdos e atividades das diferentes disciplinas curriculares oferece à escola a oportunidade de ampliar um trabalho coletivo, e de começar e terminar o tema Olímpico com símbolos especiais e cerimônias que irão reforçar o aprendizado. Inspire os sonhos dos alunos com histórias Olímpicas de triunfo e tragédia. Inspire a compreensão e a paz internacionais por meio das mensagens, da magia e do mistério dos símbolos e das cerimônias Olímpicas. Inspire a humanidade dos alunos pelo ensino dos Valores Olímpicos!

Introdução

Definindo Respeito pelos Outros 1

Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 1 | Definindo Respeito pelos Outros Respeito pelos Outros Refere-se à aceitação e à valorização da diversidade, em benefício da paz e da compreensão internacional.

Mas o que significa respeitar os outros? Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 1 | Definindo Respeito pelos Outros Mas o que significa respeitar os outros? Como os professores ensinam isso? O que há de diferente numa sala de aula em que os alunos aprendem o respeito e a aceitação por meio da diversidade cultural? Que atividades ajudarão as crianças e os jovens a aprenderem a viver em paz uns com os outros – como crianças e como adultos?

Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 1 | Definindo Respeito pelos Outros Como é que um país leva a paz para uma sociedade onde há ódios antigos, valores conflitantes, ou grandes diferenças econômicas entre as pessoas? Esse é um desafio muito importante para os dirigentes desportivos e educadores. Ao longo da história, a principal tarefa da educação foi conservar e passar para as novas gerações uma determinada cultura, geralmente a dominante na sociedade. Mas os professores em uma sociedade multicultural têm uma tarefa diferente. A tarefa deles é estimular comunidades de alunos que aceitem e respeitem as pessoas de outras culturas.

A educação multicultural começa dentro Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 1 | Definindo Respeito pelos Outros A educação multicultural começa dentro dos corações e das mentes dos gestores escolares e dos professores. Professores de educação multicultural acreditam que: todos os povos e todas as culturas têm valor, portanto, todas as pessoas têm direitos humanos e responsabilidades; a violência não é a melhor maneira de resolver conflitos; os conceitos de aceitação e respeito pela diversidade cultural têm de ser ensinados às crianças/jovens; as famílias e a comunidade desempenham um importante papel podendo servir para apoiar ou minar seus esforços pelo ensino do respeito e da aceitação dos outros.

Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 1 | Definindo Respeito pelos Outros Ideias relativas à educação multicultural Não representa um modelo único de educação ou curso, mas uma gama de programas e práticas. A visão multicultural deve ser aplicada a cada disciplina do currículo escolar. Implica a reestruturação de todo o ambiente escolar de modo a refletir uma sociedade multicultural. É essencial para todos os alunos, não apenas para aqueles em ambientes multiculturais. É um processo dinâmico, contínuo e integrado à comunidade educativa. Promove e reforça os direitos. É fundamental. Estimula nos alunos o pensamento crítico e a capacidade de enfrentar os problemas de suas vidas. Inspira a “curiosidade cultural”.

Aplicação Pedagógica 2

Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação pedagógica Esta aula traz sugestão de duas atividades de ensino para o valor “ Respeito pelos Outros”, com estratégias educacionais que buscam incentivar os alunos a desenvolverem e praticarem atitudes condizentes com esse valor, por meio de pesquisa, leitura de texto e debates. Mais sugestões de atividades podem ser consultadas no EVO! Os métodos de ensino contidos no EVO enfatizam a contação de histórias, o debate, a dramatização, a poesia, a música e a dança que também eram importantes na transmissão de valores na Grécia clássica.

Plano de estratégia integrada: valor educacional e áreas curriculares Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação pedagógica Plano de estratégia integrada: valor educacional e áreas curriculares O plano de estratégia integrada objetiva reunir possibilidades de conexão entre conteúdos indicando: tema; área curricular; competências e habilidades; recursos didáticos, avaliação . O plano é orientador, a partir dele pode e deve ser ampliada a discussão para aplicação dos Valores educacionais na escola

Capítulo 1 | Nome do Capítulo Programa Transforma Plano de estratégia integrada: valor educacional e áreas curriculares Curso de formação para Coordenadores Pedagógicos Curso: Respeito pelos Outros Objetivo: Ensinar e disseminar os valores educacionais, por meio de estratégias e atividades educacionais que busquem incentivar os alunos a desenvolverem e praticarem atitudes condizentes com esses valores. Tema Áreas curriculares Competências e habilidades Recursos didáticos Avaliação Referências Valores Educacionais: Respeito pelos outros Linguagens Ciências humanas Representação e comunicação Investigação e compreensão Contextualização sociocultural Confrontar ideias a respeito das diferentes linguagens e suas manifestações. Valorizar a linguagem e suas manifestações como fontes de legitimação de acordos e condutas sociais. Jornais e revistas com temas de jogos Computador Atlas Quadro Papel Caneta Lápis de cor Régua.   Durante todo o processo, observe: - o envolvimento dos alunos na atividade; - a forma e os tipos de estratégias de coleta de informação utilizados pelos Grupos; - as diferentes formas de expressão; - a criação de vínculos entre o aluno, a escola e os Jogos Olímpicos; - As capacidades dos alunos em exprimir, por meio da leitura e escrita, suas próprias conclusões sobre os temas e assuntos tratados em suas produções. EVO PCN Aula 1 | Tema Capítulo 1 | Nome do Capítulo

Atividades focadas no valor Respeito pelos Outros: Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação pedagógica Atividades focadas no valor Respeito pelos Outros: Quando os jovens que vivem em um mundo multicultural aprendem a aceitar e a respeitar a diversidade e praticam a harmonia, eles promovem a paz e a compreensão internacional. Os exemplos de atividades a seguir objetivam ajudar o aluno a refletir a respeito da temática respeito, levando em consideração o seu papel de cidadão que tem direitos e deveres.

Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação pedagógica Dicas A seguir serão apresentadas duas sugestões de atividades relacionadas com o plano de estratégia integrada. Atividades que tem como tema o respeito, trazem elementos para a formação da consciência crítica do aluno, de modo que ele possa entender, respeitar e valorizar a pluralidade cultural, tornando-o capaz de resolver situações-problema, rompendo assim com ações de violência e intolerância nos diferentes espaços sociais.

Atividade I: Diálogos sobre respeito Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação pedagógica Atividade I: Diálogos sobre respeito Orientação: Separe a turma em pequenos grupos, leia o texto, que está no próximo slide, e convide os alunos a refletirem a cerca de um conjunto de perguntas. Disciplina(s): História, Geografia, língua portuguesa, literatura e redação e educação física. Temas transversais: pluralidade cultural, ética e cidadania.

Perguntas Texto Atividade I: Diálogos sobre respeito (continuação) Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação Pedagógica Atividade I: Diálogos sobre respeito (continuação) Texto Nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, dois excelentes atletas competiam no salto em distância. Um deles era o alemão Luz Long. O outro, o afro-americano Jesse Owens. Um governo racista estava no poder na Alemanha. Seu líder, Adolf Hitler, queria que Luz Long derrotasse o americano e provasse que os homens brancos eram melhores do que os outros. Em seu último salto, Jesse Owen derrotou o alemão. Hitler abandonou a tribuna antes da cerimônia de entrega das medalhas. Long não compartilhava o preconceito do seu governante. Os dois homens saíram da pista de competição de braços dados. Não havia lugar no coração de nenhum dos dois para o racismo de Hitler. Jesse Owens foi considerado o herói dos Jogos de Berlim ao conquistar quatro medalhas de ouro. Long foi morto mais tarde na Segunda Guerra Mundial. Owens disse que as ações de Hitler não o incomodaram. ”Afinal, não fui a Berlim para apertar as mãos dele”, foi seu comentário. Na época, a Alemanha não era o único país no mundo onde as pessoas enfrentavam o racismo. Em outro famosa citação, Owens disse: ”Não me convidaram para apertar as mãos de Hitler, tampouco fui convidado para ir à Casa Branca apertar as mãos do presidente. Perguntas I) A atitude de Long nos Jogos Olímpicos de Berlim às vezes é descrita como corajosa e/ou inspiradora. Por que algumas pessoas descrevem a sua ação dessa forma ? II) Muitas pessoas ao redor do mundo sofrem ou sofreram porque as pessoas de outra etnia ou região pensam que são superiores. Por que as pessoas às vezes pensam assim? III)Quais são algumas das razões pelas quais há conflito entre as pessoas de diferentes etnias e culturas ? IV)Que ações você pode tomar hoje para ajudar outros jovens a encontrar a paz e o respeito a vida ?

Atividade II: Direitos e deveres! Aula 4 | Respeito pelos Outros Capítulo 2 | Aplicação Pedagógica Atividade II: Direitos e deveres! Orientação: Em pequenos grupos, peça aos alunos para discutirem a situação do jovem nos dias atuais com vistas aos seus direitos e os seus deveres. Peça para cada grupo elaborar um cartaz e uma redação sobre o tema. Solicite que cada grupo leia a redação e faça um painel com os cartazes produzidos. Disciplinas: História, Educação artística, língua estrangeira, língua portuguesa, literatura e redação; educação física e Geografia. Temas transversais: pluralidade cultural pluralidade cultural ética e Cidadania.

Aula 4 | Respeito pelos Outros Para refletir Os conceitos de aceitação e respeito pela diversidade cultural devem integrar o programa de ensino e fazer parte das atividades diárias da escola. Racismo e intolerância muitas vezes têm origem na ignorância e no medo. O entendimento e a aceitação das diferenças acontecem quando as pessoas vivem, trabalham e se divertem juntas. Pense em quais e quantas situações de intolerância devido as diferenças pessoais e sociais foram motivo de violências dentro da escola. O que a escola tem feito para reverter essa situação?

Aula 4 | Respeito pelos Outros Relembrando Entendemos que o valor Respeito pelos Outros refere-se à aceitação e à valorização da diversidade, em benefício da paz e da compreensão internacional. Vimos também que é possível utilizar os Valores Educacionais associados aos conteúdos curriculares e promovendo a integração disciplinar.

Conclusão Você acaba de concluir a aula 4 do curso Valores Educacionais. Nesta aula, você relembrou a definição do valor Respeito pelos Outros, e pôde conhecer possibilidades de aplicação pedagógica do valor Respeito pelos Outros associado a diferentes disciplinas e conteúdos curriculares. Acesse a aula 5 e prossiga com seus estudos.

Referências bibliográficas Aula 4 | Respeito pelos Outros Referências bibliográficas BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Brasileiro – PCN. Brasil, 1996. COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Ensinando Valores Olímpicos – EVO. Rio de Janeiro, 2012.

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 rio2016.com/educação