Sociedades e Desenvolvimento Tecnológico Por uma abordagem crítica
Palavras Chaves Tecnologia e Tentativa e erro Velocidade e Simultaneidade Informação e Controle Temporalidade e Espacialidade Inclusão e Exclusão Globalização x Individualidade
Constatações Onipresença dos recursos tecnológicos Simultaneidade e regularidade de processos Padronizações Obrigatoriedade do uso dos computadores no cotidiano doméstico e profissional Surgimento de “novas tecnologias” num ritmo maior que a capacidade de absorção do mercado
Constatações Surgimento do analfabetismo tecnológico Novos magos Redivisão do mundo segundo a posse e controle da produção de tecnologias Tecnologias desempenham papel axiológico (conferem valor), norteando comportamentos e padrões éticos
Características As máquinas se mostram mais confiáveis que seres humanos (emocionais, irracionais, marcados por ódio e violência) Padronização Máquinas encarnam o ideal de progresso e evolução da humanidade trazendo serenidade e harmonia para a sociedade Regularidade
Plano Social As normas de acesso e circulação pelo tecido social são diretamente proporcionais à posse dos meios de comunicação e tecnologia Inclusão e exclusão social dependem das tecnologias e não apenas do capital Sociedade de controle
Plano Ideológico Crença na onipotência da ciência eletrônica e com ela a possibilidade de uma democracia construída tecnologicamente Crença nas funções organizadoras e democratizadoras da informação Homem identifica-se com o papel de Deus, com poderes ilimitados gerados pelo avanço tecnológico
Plano Econômicco Globalização modifica o conceito de espacialidade e temporalidade do trabalho, gerando desenraizamento do trabalho Trabalho virtual e fora do ambiente “Empresa” Novas moedas de troca: tecnologia e informação, redefinindo a redistribuição de renda a partir da posse tecnológica
Plano Científico Inteligência Artificial advinda de computadores estabelece novo paradigma de cientificidade Tecnologias estabelecem novos critérios de cientificidade, deslocando o eixo epistemológico habitual
Perspectivas Desumanização do homem em decorrência do novo estatuto tecnológico Readaptação do modelo excludente capitalista mediante nova correlação de forças Ausência provisória de padrões éticos capazes de orientar o agir humano
Perspectivas Surgimento de novos paradigmas de produção do saber e assimilação compulsória pelos espaços tradicionais de disseminação do saber, incorporando uma nova pedagogia com base tecnológica Mudança do eixo tradicional de produção do saber centrado na Escola
Perspectivas Uniformização cultural com perda de identidades próprias e assimilação de padrões externos ditados pelos pólos de produção tecnológica Perda da privacidade e conseqüente massificação social obtida pelo uso inescrupuloso das tecnologias
Premissa “Não há informática em geral, nem essência congelada do computador, mas sim um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado. Nada está decidido a priori.” (Pierre Levy)
Desafio Intervir de maneira intencional e contundente na produção e aplicação das novas tecnologias, sempre levando em conta quem são seus beneficiados, a quem servem, que paradigma de homem está subjacente e que sociedades são capazes de construir