O PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GRUPO TORDESILLAS: UM COMPROMISSO TRANSNACIONAL COM A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Profª Drª Liliana Angel Vargas Universidade Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pró-Reitora de Pós-Graduação
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes.
SÉCULO XX.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
II Seminário Internacional
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
XXII Encontro Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas/UPE
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenação Geral de Redes Públicas
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A educação profissional no estado do Rio de Janeiro: estudos iniciais sobre a formação de trabalhadores técnicos em saúde nas instituições de ensino autorizadas.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Ministério da Educação
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
O PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GRUPO TORDESILLAS: UM COMPROMISSO TRANSNACIONAL COM A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Profª Drª Liliana Angel Vargas Universidade Federal.
“Universidade e Escola”
Autoavaliação Institucional e a CPA
Avaliação Institucional na FEB
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Sistema Nacional de Formação
VI Reunião do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva de novembro de 2013 Rio de Janeiro, RJ.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

O PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GRUPO TORDESILLAS: UM COMPROMISSO TRANSNACIONAL COM A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM Profª Drª Liliana Angel Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Secretária do PEGT nas Américas

QUANDO TUDO COMEÇOU... O diálogo entre Escolas de Enfermagem do Grupo Tordesillas iniciado em novembro de 2005 resultou na criação do Grupo Tordesillas de Enfermagem: UNIRIO UVa I Encontro de Trabalho UPNA A partir de maio de 2006 incorporam-se: UNIOVI e, UFSCar II Encontro de Trabalho                                                                                                               

OBJETIVOS Constituir uma rede de cooperação interinstitucional entre as Escolas/Departamentos/Faculdades/Cursos de Enfermagem das Universidades que integram o Grupo Tordesillas; Construir conhecimento de Enfermagem na Iberoamérica, a partir do Grupo Tordesillas; Oportunizar a mobilidade acadêmica de docentes e discentes de Enfermagem, entre as instituições membros do Grupo Tordesillas.

PROJEÇÃO ACADÊMICA E DINAMISMO NA GESTÃO Outubro de 2006 UVa - I Seminário Internacional do Grupo Tordesillas de Enfermagem UPNA - III Encontro de Trabalho – define-se a estrutrura organizacional do Grupo.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO GRUPO TORDESILLAS DE ENFERMAGEM Presidência UNIRIO Dra. Beatriz Gerbassi Costa Aguiar Vice-Presidência UVa Dra. Magdalena Santo Tomás Pérez Secretária nas Américas Dra. Liliana Angel Vargas Secretária na Europa UNIOVI Dra. Pilar Mosteiro Díaz Vogais UPNA – UFSCar Dra. Blanca Marín Fernández – Dra. Rosely Moralez Figueiredo

PROJEÇÃO ACADÊMICA E DINAMISMO NA GESTÃO Maio de 2007 UFSCar – II Seminário Internacional do Grupo Tordesillas de Enfermagem UNIRIO – IV Encontro de Trabalho - Estatutos I Encontro Brasileiro do Grupo Tordesillas de Enfermagem, setembro/2007

PROJEÇÃO ACADÊMICA E DINAMISMO NA GESTÃO Maio de 2008 UNIOVI - III Seminário Internacional do Grupo Tordesillas de Enfermagem; V Encontro de Trabalho: Altera-se a denominação do GTE para Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas - PEGT.

COMPOSIÇÃO ATUAL DO PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GRUPO TORDESILLAS DIRETORA Uva Dra. Magdalena Santo Tomás Pérez Vice-Diretora UFSCar Dra. Rosely Moralez Figueiredo Secretária nas Américas UNIRIO Dra. Liliana Angel Vargas Secretária na Europa UNIOVI Dra. Pilar Mosteiro Díaz Vogais UPNA – UNIRIO Dra. Blanca Marín Fernández – Dra. Beatriz Gerbassi Costa Aguiar

MEMBROS DO PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GT Escuela Universitaria de Enfermería de la Universidad de Valladolid, incluyendo la sede de Sória (Uva); Escuela Universitaria de Estudios Sanitarios de la Universidad Pública de Navarra (UPNA); Escuela Universitaria de Enfermería y Fisioterapia de la Universidad de Oviedo (UNIOVI); Escuela Universitaria de Enfermería y Fisioterapia de la Universidad de Salamanca (USAL); Escuela Universitaria de Enfermería de Castilla-La Mancha (UCLM); Escuela Universitaria de Enfermería de Granada (UG). 07 membros

MEMBROS DO PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GT Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB); Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG); Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) 10 membros

MEMBROS DO PROGRAMA DE ENFERMAGEM DO GT Escola de Enfermagem da Universidade de Aveiro (UA) 01 membro  Total Membros nos três países: 18

PRINCIPAIS CONQUISTAS Publicações Conjuntas em Revistas e Periódicos La Trayectoria de la Enfermería en el Brasil: de la academia al mundo del trabajo. Revista Foco, 2006; Educación sin Fronteras: Proyecto Internacional de Cooperación entre las Escuelas de Enfermería del Grupo Tordesillas. Revista Index de Enfermería, 2007.

Mobilidade Docente no PEGT Mobilidade Docente no Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas, para desenvolver atividades de Pesquisa. Brasil-Espanha, 2006-2011   IES de Origem IES de destino Número de Docentes UNIRIO UPNA 02* UFSCar UVa 01* UFMT UNIOVI Total - 06 Fonte: Registros institucionais   * Bolsas Fundación Carolina (Programa de Formação Permanente).

Mobilidade Docente no PEGT Mobilidade Docente no Programa de Enfermagem Grupo Tordesillas, para colaboração docente na Pós-graduação. Brasil-Espanha, 2006-2011 IES de Origem IES de destino Número de Docentes UNIRIO UPNA 02 UFSCar 01 Total - 03 Fonte: Registros institucionais

Mobilidade Discente Mobilidade Discente no Programa de Enfermagem de Enfermagem do Grupo Tordesillas, em nível de graduação. Brasil-Espanha, 2006-2011 IES de Origem IES de destino Número de Discentes UVa UNIRIO 02 UFSCar 03 Total - 08 Fonte: Registros institucionais  

Mobilidade Discente Mobilidade Discente no Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas, em nível de Pós-graduação. Brasil-Espanha, Previsão para 2012 IES de Origem IES de destino Número de Discentes UNIRIO UVa 01* UFSCar 02 UNIOVI 01 Total - 05 Fonte: Registros institucionais  * Bolsa Programa Fórmula Santander  

Projetos de Pesquisa Conjuntos As relações meio ambiente-saúde no mundo globalizado: uma análise comparativa Brasil-Espanha (UNIRIO-UVa). A Proposição das funções de gerencia no cotidiano do exercicio profissional da enfermeira - um estudo comparado (UNIRIO-UPNA)

Cooperação na Pós-graduação Cooperação da UFSCar e UNIRIO com o Máster Oficial em Ciências da Saúde da UPNA; Cooperação da UFSCar e UNIRIO com o Máster Erasmus Mundus de Enfermería da UNIOVI.

A Enfermagem Ibero-americana: Uma análise a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (a realizar) OBJETIVO GERAL Analisar os modelos de formação em Enfermagem no Brasil, Espanha e Portugal, tanto na graduação como na pós-graduação, na procura de conexões e divergências, com vistas a construir equivalências na formação, melhorar a qualidade do cuidado de enfermagem e a satisfação dos usuários.

A Enfermagem Ibero-americana: Uma análise a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (a realizar) SUBPROJETO nº 1 - A configuração da Enfermagem como profissão em países da Iberoamérica (Brasil, Espanha e Portugal). Pesquisar sobre a origem, trajetória, conquistas e desafios da enfermagem no Brasil, Espanha e Portugal; Identificar os modelos pedagógicos, estrutura curricular e perspectivas futuras para a formação de profissionais de enfermagem nas instituições-membros do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas; Identificar os pontos de convergência e divergência desses modelos, tanto na formação no nível de graduação como de pós-graduação; Discutir os limites e possibilidades de se constituir um espaço permanente de reflexão e fortalecimento da enfermagem Iberoamericana, a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas.

A Enfermagem Ibero-americana: Uma análise a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (a realizar) SUBPROJETO nº 2: A Enfermagem como prática profissional e sua relação com o mundo do trabalho em Iberoamérica Refletir sobre as práticas dos profissionais de Enfermagem no Brasil, Espanha e Portugal; Identificar as semelhanças, diferenças, desafios na relação entre trabalho e enfermagem nos referidos países; Analisar a qualidade do cuidado de enfermagem ofertado dentro desses contextos.

A Enfermagem Ibero-americana: Uma análise a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (a realizar) METODOLOGIA: Pesquisa exploratória/descritiva com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Estudo multicêntrico que envolverá os 18 membros do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas, isto é, Escolas/Faculdades/Departamento/Cursos responsáveis pela formação de profissionais de Enfermagem, dentro da instituições membros desse Programa, no Grupo Tordesillas. Será utilizada como estratégia de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Será solicitado parecer de Comitê de Ética Institucional.

A Enfermagem Ibero-americana: Uma análise a partir do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (a realizar) CRONOGRAMA ATIVIDADES PERÍODO Desenho coletivo da proposta de estudo Setembro a novembro de 2011 Fase Exploratória Fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013 Fase de Trabalho de Campo Março a dezembro de 2013 Fase Analítica Fevereiro a julho de 2014 Elaboração do Relatório Final Agosto a dezembro de 2014 Apresentação dos Resultados no PEGT Maio de 2015

DESAFIOS FUTUROS Garantir a coesão interna do Programa e o diálogo acadêmico; Angariar recursos para o financiamento das atividades de mobilidade docente e discente; Constituir um Grupo de Pesquisa, integrado pelos membros do PEGT; Incentivar a participação ativa de docentes e discentes de Enfermagem das instituições membros, nas atividades propostas pelo Programa; A médio prazo, criar uma Revista do PEGT, através da qual seja socializada a produção cientifica decorrente das atividades do Programa.

OBRIGADA! MUCHAS GRACIAS!