Lei de Hooke ! Em 1660 o físico inglês R. Hooke observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Advertisements

PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
Tensões e deformações em peças mecânicas Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Empuxo Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida.
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada Prof. Dr. João Paulo Pascon DEMAR / EEL / USP.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
APLICAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA DINÂMICA COLORADO DO OESTE 2016 Trabalho apresentado pelos discentes do 1º Ano, turma D como quesito avaliativo à disciplina.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
Física Lorena e Paulo.
Equilíbrio de partícula
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
Aplicações aos osciladores harmónicos
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
LOM Mecânica dos Materiais
Força e Movimento.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Estudando para o Enem de forma invertida
Laboratório na semana que vem!
Trabalho mecânico Quando uma força resultante causa o deslocamento de um corpo.
Método do Trabalho Virtual
REVISÃO OBFEP. EMPUXO O empuxo também surge em gases, porém com menos intensidade do que nos líquidos. “ Todo o corpo mergulhado em um fluido recebe um.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Aluna: Isabella Altoé Turma: 3º N01 Professor: Lucas Xavier
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Modelização e Linearização
Mecânica dos Materiais 2
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Revisão - Força Elástica
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Estudando para o ENEM de forma invertida
Estabilidade Edilberto BORJA.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Física 1 Energia Cinética e Trabalho Prof. Alexandre W. Arins
Equilíbrio de um ponto material
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Física 1º Bimestre Conservação de Energia Trabalho de uma Força
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Propriedades Mecânicas
D INAMÔMETRO Felipe H – 9 Gilmar – 11 João P – 16 Kailan – 18 Luciano – 19 Marcos - 21.
Vibração Livre de Sist. c/Amortecimento Viscoso O amortecimento representa a capacidade do sistema em dissipar energia. Como modelo mais simples de amortecimento.
Capítulo 1: Tensão.
TRABALHO E CALOR.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Deformação elástica dos metais
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Ciências da Natureza e suas
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
DEFORMAÇÃO DE ROCHAS Falhas e Dobras.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
leis de newton 1º Lei de Newton – Princípio da Inércia
Tensão numa barra com secção transversal A sujeita a uma carga axial P
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
TRABALHO DA FORÇA GRAVITACIONAL
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS Unilavras /1 Engenharias de Materiais I.
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Lei de Hooke ! Em 1660 o físico inglês R. Hooke observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma lei muito simples. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa a um suporte fixo) maior era a deformação sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elásticos, Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre força deformantes e deformação elástica produzida. Pôde então enunciar o resultado das suas observações sob forma de uma lei geral. Tal lei, que é conhecida atualmente como lei de Hooke, e que foi publicada por Hooke em 1676, é a seguinte: “As forças deformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas.”

Exemplo : Considere uma mola vertical presa em sua extremidade superior. Aplicando-se uma força F na extremidade inferior da mola ela sofre deformação ( x ). Essa deformação é chamada de ELÁSTICA quando, retirada a força F, a mola retorna para a mesma posição.

Fórmula ! F = - K . ΔS Obs: O sinal de menos (-) na fórmula se deve ao fato de que a força restauradora (força que tende a fazer a mola voltar para sua posiçao inicial )

Explicação da fórmula ! O sinal de menos (-) na fórmula se deve ao fato de que a força restauradora tem sentido oposto ao deslocamento. Força restauradora (elástica): é uma força que tende a fazer a mola voltar (restaurar) para a posição de equilíbrio (posição inicial). Δx pode ser chamado de : deslocamento , deformação ou elongação . K : constante de elasticidade da mola.

K : A constante de elasticidade da mola, influencia muito na força necessária para o deslocamento . Por exemplo : Mola 1 : K = 100 N/M  dura ( + F) Mola 2 : K = 1 N/m  mole ( - F )

Exercício ! Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m. Considerando g=10m/s², qual será a deformação da mola? Obs :Se o corpo está em equilíbrio, a soma das forças aplicadas a ela será nula, ou seja: , pois as forças tem sentidos opostos.