CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVENTO GOSPEL DAY Hortolândia, 2011.
Advertisements

Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante Dayana Clênia Castro
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês;
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO- UFMT Cachorroski, Anne Cristina
Galan, Noêmi Garcia de Almeida* Bonini, Ariane Gasparotto**
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
HEMODIÁLISE Conceitos Básicos
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Heloísa Q.C.P.Guimarães;Sidinéia RB Bassoli;Selma R A Salotti
Sidinéia Raquel Bazalia Bassoli Heloísa Cristina Q.C.P.Guimarães
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS EM ONCOLOGIA FUNDAMENTADA NA TAXONOMIA DA NANDA E E DA NIC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR.
Validação dos Diagnósticos de Enfermagem
PROCESSO DE ENFERMAGEM VERDADES E DESAFIOS: NA ASSISTÊNCIA
Processo de Enfermagem Ensino
Dorothea M. Beckers M. Almeida
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
REVISÃO DO MODELO DE FINANCIAMENTO DA TRS PANORAMA ATUAL.
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
Terminalidade: aspectos frente à assistência
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMCO BASEADO NA TEORIA DE OREM.
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
FORUM DE DEBATES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA SOBRE AS RECOMENDAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DEPURAÇÃO EXTRA –RENAL EM PACIENTES.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
VICE-DIRETORIA TÉCNICA DE ENFERMAGEM
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
Processo de Enfermagem
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
O envelhecer e os aspectos relacionados às necessidades do cuidado
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
AVALIAÇÃO CLINICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Raquel Adriana M. Salinas S. Takeguma Orientador: Dr. Jefferson A. P. Pinheiro Brasília, 06 de dezembro de ARTIGO DE MONOGRAFIA.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Família e espiritualidade.
Diagnóstico de Enfermagem
PROCESSO DE ENFERMAGEM
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE PACIENTES HEMODIALÍTICOS EM USO DO CATETER DUPLO LÚMEN Enf ª NERIANE NUNES MENDONÇA Enf ª Ms. ÁGUEDA MARIA RUIZ ZIMMER CALVANCANTE Enf Ms. LUCIANO RAMOS DE LIMA

Insuficiência Renal Falência na função renal e metabólica que prejudicam a regulação do organismo; Insuficiência renal Aguda (IRA) e Insuficiência renal crônica (IRC); IRC- perda progressiva ou irreversível da função renal; Tratamento; (RIBEIRO, et al., 2007)

Hemodiálise Terapia renal substitutiva; Acesso venosos permanentes e temporários; FAV (fístula arteriovenosa) e CDL (cateter de duplo lúmen) Cateter de duplo lúmen- essencial para hemodiálise, porém poder causar varias complicações. (ROCHA, et al., 2008)

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) A SAE; Processo de Enfermagem (PE): sistematização da assistência- 5 fases; O PE na hemodiálise. (HORTA,1979; CIANCIARULLO; FUGULLIN; ANDREONI, 1998; OLIVEIRA, et al., 2008)

O número de pacientes dialíticos aumentou 8,1% ao ano; No Brasil a doença renal crônica é considerada um sério problema de saúde pública. O número de pacientes dialíticos aumentou 8,1% ao ano; Sendo assim, torna se necessário investigar quais são os principais problemas encontrados (Diagnósticos de Enfermagem) em pacientes hemodialíticos em uso do CDL. (SBN, 2007)

Objetivos Objetivo Geral: Identificar o perfil diagnóstico de enfermagem (DE) de pacientes em tratamento de hemodiálise em uso do Cateter de Duplo Lúmen (CDL) em duas Unidades de Hemodiálise no interior de Goiás.

Metodologia Tipo de estudo; Local; Amostra/Amostragem; Critérios de inclusão; Aspectos Éticos: protocolo 201/2008; Coleta de dados: 1ª fase- entrevista e exame físico 2ª fase- DE

Resultados e Discussão Tabela 1. Distribuição dos clientes hemodialíticos usuários de CDL, segundo as variáveis socioeconômicas. Interior de Goiás, março a setembro de 2009. (DOMINGOS, 2007; MENDONÇA; LIMA,2009)

Resultados e Discussão Continuação...... Tabela 1. Distribuição dos clientes hemodialíticos usuários de CDL, segundo as variáveis socioeconômicas. Interior de Goiás, março a setembro de 2009. (DOMINGOS, 2007; MENDONÇA; LIMA,2009)

(FERREIRA; ANDRADE, 2007; MENDONÇA; LIMA, 2009; LATA, 2007; SBN, 2007) Tabela 2- Distribuição dos clientes usuários do CDL em hemodiálise quanto ao seu numero de implantes e segundo fatores de riscos para a Insuficiência Renal Crônica (IRC) interior de Goiás, março a setembro de 2009 (FERREIRA; ANDRADE, 2007; MENDONÇA; LIMA, 2009; LATA, 2007; SBN, 2007)

-17 NHBs psicobiológicas; -3 NHBs psicossocial; -1 NHB espiritual Diagnósticos de Enfermagem encontrados e Necessidades Humanas Básicas (NHBs) afetadas: Foram encontrados 21 DE; Os 21 DE identificados foram classificados de acordo com as NHBS nas quais: -17 NHBs psicobiológicas; -3 NHBs psicossocial; -1 NHB espiritual

Tabela 3-Diagnósticos de Enfermagem e fatores relacionados mais freqüentes identificados nos pacientes usuários do CDL em hemodiálise Diagnósticos de Enfermagem n % NHBs* Risco de perfusão renal ineficaz relacionado a doença renal, hipertensao e tabagismo 16 100,0% Eliminação, Regulação Mobilidade física prejudicada Motilidade; Locomoção Risco de síndrome por estresse por mudanças Exercícios e atividade física Risco de infecção Segurança e proteção Risco de integridade da pele prejudicada 100,00% Integridade cutâneo-mucosa Integridade da pele prejudicada Integridade tissular prejudicada Proteção ineficaz Regulação: vascular Risco de trauma vascular Integridade vascular

Continuação.... Tabela 3-Diagnósticos de Enfermagem e fatores relacionados mais freqüentes identificados nos pacientes usuários do CDL em hemodiálise

-Mobilidade física prejudicada relacionada a restrição de movimentos prescrita, com desconforto e dor no local do CDL evidenciado por dificuldade por virar-se. -Risco de síndrome por estresse por mudanças relacionados a mudanças na rotina de vida e estado de saúde física diminuída por falência renal. -Risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos como implantação do CDL, conhecimento deficiente para evitar exposição a patógenos e destruição de tecidos. -Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilização física como no local de inserção do CDL; fatores mecânicos como adesivos e circulação prejudicada. (MARQUES; RODRIGUES; KUSUMOTA, 2004) (PICOLLOTO; BARROS, 2002 ; SOUZA; MARTINO; LOPES, 2007)

-Integridade da pele prejudicada relacionada a fatores mecânicos como adesivos na pele e hipertermia evidenciado por rompimento da superfície de pele, invasão de estruturas como a implantação do CDL e destruição de camadas da pele. -Integridade tissular prejudicada relacionado por déficit de líquidos, fatores mecânicos (CDL), mobilidade física prejudicada evidenciada por tecido lesado no local do CDL. -Proteção ineficaz relacionado por tratamento de hemodiálise evidenciado por fadiga, fraqueza e imobilidade. (DOMINGOS et al., 2006) (LIMA; MELO; FUZZI, 2008) (SOUZA; MARTINO; LOPES, 2007)

Conclusão Foram identificados 21 DE e os respectivos fatores relacionados e CD Foram afetadas 17 NHBs sendo a mais afeta psicobiológica A equipe de enfermagem deve estar atenta as alterações psicobiológica, assim como a forma de avaliar o paciente fundamentado em teoria, no período de tratamento em hemodiálise em uso do CDL, para elucidar os problemas (DE) e propor possíveis intervenções de enfermagem Permitiu conhecer a realidade dos pacientes hemodialíticos em uso do CDL, já que estes exigem cuidados especiais.

Conclusão Acredita-se que este trabalho contribui para possíveis reflexões sobre implementação dos cuidados de enfermagem (NHB X CDL). A aplicabilidade de uma teoria facilita a identificação dos problemas dos pacientes, contribuiu para identificar os DE e também nos desenvolvendo habilidades do julgamento clínico necessário ao exercício profissional do enfermeiro Sugere-se que este estudo seja realizado por outros pesquisadores com a Teoria de Wanda Horta para confrontar os DE encontrados.

Referências Bibliográficas . Biernat, JC.et al. Contaminação de Lúmen de Cateter de Hemodiálise: Prevenção e Tratamento com M-EDTA. J. Brasileiro de Nefrologia.[periódico on line].2008.[capturado em 20 ago.2008];.30,(2): 105-12. Disponível em: www.jbn.org.br/30-2/05-biernat-1693-30(2)-af.pdf CESARINO, C.B. et al. Paciente com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialitico: atividade educativa do enfermeiro. Revista Latino -Am.Enfermagem, RB, v. 6, n. 4, p.31-10, out,1998. [on line].Disponivel em : < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n4/13873.pdf> Acesso em:20 Ago.2008. Domingos, ACS , Ribeiro,ACFS, Mota,TC, Boaventura, AP, Nascimento. Diagnóstico de Enfermagem em uma Unidade de Hemodiálise de um Hospital Privado. In: X Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação –Universidade do Vale do Paraíba; 2006, Paraíba, Brasil.[Acesso em: 28 ago.2008] Disponível em: < http://www.inicepg.univap.br/INIC_2006/inic/inic/03/INIC0000608_OK.pdf HORTA, W.A. O Processo de Enfermagem. SP: EPU, 1979. Lata, AGB, Albuquerque,JG, Carvalho,LASBP, Lira,ALP. Diagnóstico de Enfermagem em adultos em tratamento de hemodiálise. Acta Paul Enfermagem.[periódico on line] 2007.[capturado em: 28 ago. de 2008]; 21,(num.especial):160-3. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002008000500004&script=sci_abstract&tlng=pt > MARQUES,NASCIMENTO, C.Intervenções de Enfermagem nas complicações mais freqüentes durante a sessão de hemodiálise: revisão da literatura.Revista Brasileira de Enfermagem, SP, v. 58, n. 6, nov-dez, 2005. [on line]. Disponível em :http://www.scielo.br.Acesso em:02 set.2008. Mendonça, RR, Lima, LR. Perfil epidemiológico do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em Anápolis-GO. Interseção. [periódico on line] 2008. [capturado em: 20 de out. de 2009]; 2, (2): 29-36, maio/out. Disponível em: http://www.saocamilo-mg.br/publicacoes/edicao_3/sao_camilo/artigo_04.pdf North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).Diagnósticos de Enfermagem: Definições e Classificação 2009-2011. GARCEZ, RM, tradutora..Porto Alegre-RS: Artmed, 2010 SESSO,R.et al.Resultado do Censo de Diálise da SBN -2007. Sociedade Brasileira de Nefrologia. SP,2007. Disponível em: <http://www.sbn.org.br/JBN/29-4/01/Sesso-1681´pdf>Acesso em: 02 set .2008. Sociedade Brasileira de Nefrologia [Powerpoint].Sao Paulo, SP: Estudo de caso: Aplicação da SAE no ensino clínico.; c2008 [atualizado em 2008; acessado em 14 set. de 2009].[77 slides]. Disponível em: http://www.sbn.org.br/previna/Continua2008/Guarulhos/ESTUDO_DE_CASO_SAE.ppt

OBRIGADA!!!