Atividade - Pré Entrevista: Apresentação sobre a Araujo

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Atividade - Pré Entrevista: Apresentação sobre a Araujo Faça uma análise do resultado da sua área, destacando a evolução dos mesmos e como este resultado pode impactar o negócio Araujo no futuro. Orientação Para esta atividade você deverá preparar uma apresentação em PowerPoint abordando o tema acima. Favor usar este padrão disponibilizado e salvar o arquivo com o seguinte nome: “Seu Nome Completo-Araujo.pptx” Tempo para apresentação 10 minutos, a ser realizada durante a sua entrevista individual com o consultor da AG. A apresentação é individual e não deve ser compartilhada com os demais participantes do programa ”Formação de Lideranças”. A apresentação deverá ser enviada para o e-mail liderancas.araujo@acaogerencial.com.br, 2 dias antes da sua entrevista agendada. Todas as informações registradas na apresentação, bem como apresentadas na entrevista, são confidenciais, de acordo com cláusula de confidencialidade do contrato celebrado entre Araujo e AG.

Gerência de Inteligência Competitiva Nome: Rosemary dos Santos Vieira-araujo.pptx

Evolução da área: Área de Custos e Preços ligada à área de Vendas – 1993 – Processo de registro de compras, custos e precificação manual; E m 1996 iniciou-se o processo de automatização no cálculo dos custos, das compras e dos preços em Excel; Posteriormente foi desenvolvido e implantado sistema próprio de gestão de estoques , solicitei então integração e automatização do processo de entrada de mercadorias, assim o processo garantia: . Apuração correta dos estoques; . Apuração, análise e acompanhamento correto dos custos - insumos essenciais para a precificação; . Auditoria de compras e; . Programação Contábil, fiscal e financeira – contas a pagar oriundas das compras.

Evolução da área: Modelo de precificação utilizado era por mark-up para os preços regulares, e a área não tinha metas a alcançar, as promoções eram definidas pela área de compras - preços e produtos; Em 2006 a empresa trocou o software utilizado, e novamente foi refeita a implementação dos cálculos custos, processos de trabalho e conhecimentos no módulo novo , existem processos ainda em construção até hoje: exemplo – tabela de negociação dos fornecedores; Nesse mesmo período a empresa inicia o trabalho com a Consultoria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) e são ensinados os primeiros indicadores de gestão, a área passa a ser subordinada à Diretoria Comercial; Em 2010, juntamente com a Consultoria do INDG, inicia-se o processo de precificação diferente do modelo usado até então, piloto utilizando novos insumos para precificar, duração de um ano, com equipe multidisciplinar e com definição das primeiras metas para o setor; Em 2011 piloto é estendido para outras categorias comercializadas pela empresa, e a estrutura da precificação é alterada,

Evolução da área: A equipe da precificação passou a contar com um profissional de BI, um de mercado, um precificador para preços regulares e uma pessoa para os preços promocionais; Foi adquirida uma ferramenta de precificação DemandTec, que nos permitiu utilizar amplos conceitos de precificação, elasticidade, afinidade, canibalização, entre outros para otimização de preços e controle de mix e suas amarrações a equipe de precificação foi aumentada para atender as unidades de negócios da área de Compras – departamentos Higiene e Beleza, Dermo, Infantil, Agro, Pet, Medicamentos, etc; Foram realizadas Certificações de Pricing para os primeiros precificadores, e passamos a ter indicadores de gestão; a partir do início de 2014 a área passou a se chamar Gerência de Inteligência Competitiva, e passou a ser responsável pela análise , gestão e acompanhamento das metas de Lucro Bruto, Margem Bruta, Faturamento, Market Share e mais recentemente por volume. Os dados de mercado são estruturados e repassados a todas as áreas da empresa – atualmente integrados pelo setor de Business Intelligence via Cubos Olap.

Evolução da área: A equipe foi dimensionada em quatro coordenações: Promoções, Precificação Regular e Pesquisa de Preços, Mercado e Entrada de Mercadorias; Todos possuem metas e indicadores próprios conforme definição da Diretoria Comercial e da Superintendência de Gestão. A equipe participa ativamente na definição de metas, acompanhamento de resultados, ações corretivas, desenvolvimento de softwares, criação de novos processos e projetos de melhoria. Desde 2012 realizamos projetos de melhoria e inovação que alteraram o patamar de rentabilidade e eficiência da empresa, fazendo a margem subir mais de 3% em 3 anos; Projeto Custo alvo – ganho R$12 milhões – 2012 Projeto Margem Bruta – ganho R$12 milhões – 2012 Projeto R$0,01 que valem milhões – ganho R$2 milhões – 2013, entre outros;

A Gerência ajuda a fornecer insumos e informações para a gestão da empresa visando integrar processos e pessoas e aferir maior rentabilidade para a empresa e diferencial competitivo. Metas para 2016: DESEMPENHO UNIDADE DE MEDIDA VALOR ANUAL Market share Empresa % 49,37 Lucro Bruto (+) Empresa R$ 599.304.655 Margem Bruta Empresa 32,89 GMD - Gestão Matricial de despesas Entidade 1.652.328 Volume de Vendas Unidade 113.440.352 Gestão Matricial de Despesas pacote 39.053.864