Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Interface no Ambiente VIAS K
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
O QUE SABER.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A Escola e as Mudanças Sociais
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Profa. Reane Franco Goulart
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
MEDIAÇÃO.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Participação Educativa
Planejamento da Rotina Semanal
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tema central e eixos temáticos
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Comunicação Comunitária
O movimento do Abinv na Escola
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia A construção do outdoor Maria Aparecida Abreu Guatimosim

Introdução As temáticas constituintes do curso de Comunicação Aplicada oferecida pela Escola Magistra tiveram como fio condutor: leitura da cidade, mapeamento de espaços de sociabilidade cultura no entorno da escola e no tecido urbano.

As atividades desenvolvidas se orientaram no sentido da compreensão dos espaços onde se vive, localizando e contextualizando os lugares de sociabilidade do entorno mais próximo como a casa, o bairro, a própria cidade e o contexto histórico de Ouro Preto e Mariana como um todo.

A partir desses estudos surgiu a proposta de fazer um mapeamento da qualidade de vida dos alunos a partir do lugar de residência – o primeiro olhar – e o entorno – a própria cidade. Os dados resultantes desse pequeno estudo revelaram uma visão panorâmica acerca dos problemas urbanos no que se refere à segurança, espaço de lazer, saneamento básico, transito, saúde, entre outros.

Com a finalidade de apresentar os resultados do estudo realizado de maneira concisa, de fácil entendimento e que pudesse ser publicizado para a comunidade escolhemos a apresentação em mídia no formato outdoor.

Objetivo Geral Compreender o papel da comunicação na constituição da vida social, destacando a idéia de circularidade do processo comunicativo. Refletindo sobre as práticas comunicativas no cotidiano através do mapeamento de lugares e dispositivos de resposta social sobre a mídia presente no cotidiano dos jovens

Objetivos Específicos Construir sentidos e criar identificações com lugares da cidade. Compreender o espaço onde se vive. Localizar e contextualizar os lugares de sociabilidade, do entorno e da cidade como um todo, identificando as áreas de relevância em seus aspectos positivos e negativos. Propor ações de intervenções nos espaços de vivência.

Ações Desenvolvidas Visita Técnica: Oficinas pedagógicas: Viagem no Trem da Vale de Mariana a Ouro Preto/MG  Oficinas pedagógicas: Encontros planejados para a criação do outdoor Intercâmbio entre escolas: Encontro dos alunos da E. E. Engenheiro Queiroz Júnior/Itabirito e da E. E. Tancredo Neves/BH

Visita Técnica: Trem da Vale de Mariana a Ouro Preto/MG A visita técnica ás cidades de Mariana e Ouro Preto aconteceu a partir de uma atividade conjunta com todos os alunos das três áreas de empregabilidade da escola: Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada. O “Trem da Vale” é um projeto disponibilizado pela empresa Vale à comunidade. O Programa abrange um conjunto estruturado, diversificado e integrado de ações culturais de impacto, voltadas para o conhecimento, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos municípios de Ouro Preto e Mariana.

Oficinas Pedagógicas

Oficinas Pedagógicas

Intercâmbio entre escolas: E. E Intercâmbio entre escolas: E. E .ENGENHEIRO QUEIROZ JÚNIOR/ITABIRITO e E. E. TANCREDO NEVES/BH

Se você tiver uma maçã e eu tiver uma maçã, e trocarmos as maçãs, então cada um continuará com uma maçã. Mas se você tiver uma idéia e eu tiver uma idéia, e trocarmos estas idéias, então cada um de nós terá duas idéias. George Bernard Shaw (atribuição incerta) Citação do artigo: O Rossi não – rival. Imre Simon/Miguel Said Vieira