Proposta de expansão da rede Burguer King no Brasil Nome: Pedro Paulo
Agenda: Introdução Histórico BKC no Brasil Oportunidades Modelo de franquia Formato dos restaurantes Localização Retorno esperado Conclusões
Introdução: Um dos pilares de sustentação do BKC é a geração de volume de negócios através da expansão de nossa rede de restaurantes. Aumentando a escala e garantindo assim nossa rentabilidade. No Brasil nosso foco até o momento concentrou-se nas classes A e B, com lojas localizadas principalmente em Shopping Centers. A proposta é adequar nosso formato, sem desvirtuar nossos pilares de sustentação, para atingir as Classes C e D, que representam uma parcela substancial da população Brasileira.
Histórico BKC no Brasil Em operação desde março de 2.004 35 unidades até setembro de 2.007 em 15 cidades Unidades instaladas em praças de alimentação de Shopping
Oportunidades Focar nas classes C e D para suportar o crescimento projetado. As Classes C e D: Englobam uma parcela da população com renda entre R$480 e R$1.100 Compreende 85% da população brasileira Movimentou R$512 bilhões em 2006 Disponibilidade de renda de 2,5% 20 milhões de brasileiros migraram para a classe C nos últimos cinco anos
Oportunidades Os indicadores apresentados mostram uma oportunidade ímpar de investir em um mercado em plena ascensão financeira. Para tanto considero propor ações a serem implementadas.
Modelo de Franquia: Flexibilizar o modelo de franquia: Hoje o modelo adotado no Brasil é o modelo de desenvolvimento de área A proposta é adotar também o modelo de franquia individual pura, para formatos de lojas menores, com consequente redução do investimento. O que tornaria a franquia atrativa para um número maior de investidores.
Formato: Diversificar o formato dos restaurantes Hoje o modelo predominante no Brasil são de restaurantes localizados em praças de alimentação de shopping. A proposta é implantar unidades menores e – como já acontece mundialmente – unidades institucionais, de rua, temáticas, de transporte e in-line.
Retorno esperado: Espera-se que as novas unidades tenham porte para receber uma média de 300 transações/dia e consigam um lucro operacional na casa dos R$12.000,00 A meta inicial de expansão será de 50 lojas ano atingindo o patamar de 150 lojas em 3 anos Com esta meta espera-se dobrar o faturamento em 3 anos.
Conclusões: O momento econômico brasileiro está propício a esta iniciativas. Projeções indicam que este crescimento do poder aquisitivo das classes C e D se manterá. A consolidação da marca no Brasil se dará de forma consistente com este expressivo aumento de unidades
Obrigado!