3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Advertisements

LUGARES GEOMÉTRICOS.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Escola Básica Vasco da Gama de Sines
DOCENTE: ALBERTON FAGNO
Medição Angular A técnica da medição não visa somente a descobrir o valor de trajetos, de distâncias, ou de diâmetros, mas se ocupa também da medição dos.
GEOMETRIA PLANA CIRCUNFERÊNCIA PROFESSORA JULIANA SCHIVANI.
Área de poliedros Profª Juliana Schivani
Um poliedro é um sólido limitado apenas por polígonos.
Será que você já parou para Pensar na construção geométrica da Bandeira do Brasil ? A lei de 1 de setembro de 1971 fala da forma e da apresentação.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
GEOMETRIA PLANA - fundamentos
Geometria 3° encontro.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Ciclo 3 Aula 3: Geometria Conteúdos: Congruência de triângulos;
Geometria do Elipsoide
PRODUTO ESCALAR DE VETORES
Espelhos planos e esféricos
AULA 3 Professor: Sérgio.
Quadriláteros Aula 3, ciclo 5.
Fundamentos de Eletricidade
MatMídia UFPa Prof. Marcos Diniz e Profa. Ataíde Lucas Paixão
ÂNGULOS E TRIÂNGULOS Conceitos a saber:
Introdução à Integral Definida
Para decorar a fachada de um edifício,
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Semelhança de Triângulos 10/12/2016
Geometria – Congruência de triângulos.
Circunferência e círculo
Elementos da Circunferência
CIRCULOS E CIRCUNFERENCIA
Ouço e esqueço, vejo e lembro, faço e aprendo. (provérbio chinês)
Área e perímetro de figuras planas
Áreas de Figuras Planas
Polígonos regulares Professor Neilton.
À descoberta das retas, semirretas e segmentos de reta
CONSTRUÇÕES FUNDAMENTAIS
Sólidos Geométricos.
Circunferência e círculo
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Aulas 17 e 18 Limites, limites laterais, limites infinitos, assíntota vertical e propriedades do limite.
Introdução à Integral Definida
Elementos de um triângulo retângulo
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Unidade 14 - Circunferência
AULAS 10 E 11 ASSUNTO: GEOMETRIA ANALÍTICA ALEF E ADRIANA.
Estudo dos Triângulos.
AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTA MARIA DA FEIRA
PARALELISMO.
1ª Lei da Reflexão Regular
TRIÂNGULOS Classificação de triângulos
O que você deve saber sobre
PREOCUPAÇÃO NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS DE AMANHÃ, SÓ TIRA A PAZ DE HOJE!
O que você deve saber sobre
Os sólidos geométricos
DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA EM CINCO PARTES IGUAIS Pentágono
PROJEÇÕES.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
ESPELHOS ESFÉRICOS.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Os sólidos geométricos
Principais características
FÍSICA Maria Clara, Yanna Patriota e Luís Henrique.
Polígonos e Circunferência
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
01/10/ Círculo Circunferência 3 Circunferência é uma linha curva, plana, fechada e que tem todos os pontos que a constitui, eqüidistantes de um.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ANO LUGARES GEOMÉTRICOS 3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ANO

Lugares Geométricos Lugar geométrico - região do plano ou do espaço com determinadas propriedades comuns.

Circunferência Circunferência de centro C raio r - lugar geométrico dos pontos do plano que são equidistantes de um ponto fixo chamado centro da circunferência. O raio r da circunferência corresponde ao comprimento do segmento de reta [PC].

Circunferência e círculo Círculo - é formado por todos os pontos interiores à circunferência e pela circunferência. Assim, o círculo é o lugar geométrico dos pontos pertencentes a uma circunferência ou ao seu interior.

Circunferência e círculo Na figura abaixo estão representados os pontos D e E. A distância destes pontos ao centro da circunferência é maior do que o raio da circunferência. Os pontos D e E são pontos exteriores à circunferência. O exterior de uma circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que distam do centro da circunferência mais do que o seu raio.

Coroa circular A região assinalada a amarelo representa uma coroa circular. Os seus pontos encontram-se a uma distância do ponto C igual ou maior do que [BC] e igual ou menor do que [AC].

Mediatriz de um segmento de recta Exemplo 1: Pretende-se construir uma estrada que diste igualmente de duas localidades. A estrada vai ter de corresponder à mediatriz do segmento de recta que une as duas localidades. Desta forma, qualquer ponto da estrada é equidistante das duas localidades.

Mediatriz de um segmento de recta

Mediatriz de um segmento de recta Propriedades: Um ponto qualquer da mediatriz de um segmento de recta é equidistante dos extremos desse segmento. O ponto médio do segmento de recta é o ponto da mediatriz desse segmento que se encontra à menor distância dos extremos desse segmento de recta.

Mediatriz de um segmento de recta Exemplo 2: O Professor de Educação Física quer que o João se coloque num lugar que seja equidistante de três colegas, de acordo com o que mostra a figura. Em que lugar se deve colocar o João? O João deve ficar colocado na posição indicada. O ponto assinalado chama-se circuncentro do triângulo e corresponde à intersecção das mediatrizes dos lados do triângulos (mediatrizes dos lados do triângulo).

Bissectriz de um ângulo Considerando a recta r e o ponto P, não pertencente à recta, a menor distância entre o ponto P e a recta r é dada pelo comprimento do segmento de recta [PA], perpendicular à recta r, no ponto A. A bissectriz de um ângulo é uma semi-recta que divide o ângulo em outros dois ângulos geometricamente iguais.

Bissectriz de um ângulo Para construires a bissectriz de um ângulo começas por desenhar o arco [AB], centrando o compasso no ponto V (vértice do ângulo). De seguida, abres o compasso com raio igual ao comprimento do segmento de recta [AB]. Centras o compasso em A e depois em B, traçando os arcos que se encontram a verde. Esses arcos interceptam-se num ponto. Traçando a semi-recta que passa por esse ponto e pelo vértice do ângulo, obténs a bissectriz do ângulo.

Bissectriz de um ângulo Cada um dos pontos da bissectriz de um ângulo é equidistante dos lados do ângulo. Por exemplo: AP = BP e CQ = DQ Podemos agora definir a bissectriz como o lugar geométrico dos pontos do plano equidistantes dos lados de um ângulo.

Bissectriz de um ângulo Exemplo: Se pretendermos colocar candeeiros entre duas ruas de modo a que cada um deles esteja a igual distãncia de ambas as ruas, teremos de determinar a bissectriz do ângulo formado pelas duas ruas (linha a amarelo). Como a figura ilustra, os candeeiros deveriam ficar segundo a bissectriz do ângulo cujos lados são representados pelas duas ruas A e B.

Lugares geométricos no espaço Superfície esférica e esfera O vidro do qual é feito o abat-jour do candeeiro de tecto (a amarelo) pode imaginar-se como sendo uma região do espaço cujos pontos se encontram todos a igual distância de um ponto central fixo. Ao lugar geométrico dos pontos do espaço equidistantes de um ponto fixo chamado centro, dá-se o nome de superfície esférica. O abat-jour representa uma superfície esférica.

Lugares geométricos no espaço Superfície esférica e esfera Se considerares agora todos os pontos da superfície esférica e todos aqueles que lhe são interiores, tens um novo lugar geométrico denominado esfera. Assim, a esfera é o lugar geométrico de todos os pontos do espaço que se encontram a igual ou menor distância de um ponto fixo chamado centro. A distância do centro da esfera a um qualquer ponto da superfície esférica, chama-se raio da esfera.

Lugares geométricos no espaço Plano mediador Supõe que tens dois candeeiros no chão da tua sala, como se representa na figuar ao lado. Pretendes saber quais são os lugares da sala que estão equidistantes dos dois candeeiros. Considerando o segmento de recta cujos extremos são as bases dos dois candeeiros, os pontos do plano representado a verde são equidistantes das bases.

Lugares geométricos no espaço Plano mediador O plano representado a verde denomina-se Plano Mediador do segmento de recta. O plano mediador de um segmento de recta é o lugar geométrico dos pontos do espaço equidistantes dos extremos do segmento de recta. O plano mediador é perpendicular ao segmento de recta e contém o ponto médio desse segmento de recta.

Bom trabalho! FIM