UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO

 Apresentar a técnica “Certo é certo” demonstrando suas principais características e formas de aplicação.

 Trata da diferença entre parcialmente correto e totalmente correto – entre bastante bom e 100%.  Ideia-chave: Estabeleça e exija um padrão de exatidão na sala de aula.

 Quando as respostas são quase corretas, é importante dizer aos alunos que eles estão quase lá, que você gosta do que já fizeram...  Insistindo no certo,você cria a expectativa de que suas perguntas e as respostas são mesmo importantes.

 Vá até o fim – Não confunda esforço com domínio da matéria.  Responda a pergunta – Está errada a resposta “certa” a qualquer pergunta diferente daquela que você fez e vai insistir para que o(a) aluno(a) responda a pergunta feita por você.

 Resposta certa no tempo certo – Aceitar a solução antes que você explique todas as etapas necessárias para resolver o problema vai impedir que o resto da classe tenha um entendimento completo do processo.  Use vocabulário técnico- Professores exemplares exigem o uso de vocabulário técnico.

 Vamos ver agora a aplicação da técnica pelo professor Jason Armstrong com seus alunos do 6º ano.  Jason: Hoje nós vamos estudar volume. Em seguida, vamos fazer algumas atividades com volume e, depois com área. Para começar, alguém pode me dar uma definição de volume? Mark?

 Mark: Volume é comprimento vezes largura vezes altura.  Jason: Você está me dizendo como resolver um problema de volume. Se você me diz “comprimento vezes largura vezes altura”, você está me dando um cálculo. O que eu preciso saber - e você provavelmente sabe isso também, é o que é volume. O que é essa quantidade? Yolanda?  Yolanda: Volume é a quantidade de cubos quadrados que alguma coisa tem.

 Jason: Está bem, mas quero refinar o que você disse – “a quantidade de cubos “. O que a gente deveria dizer? Qual é a definição técnica, em vez de cubos? O que você ia dizendo, Wes?  Wes: A quantidade de centímetros cúbicos que um prisma retangular ou uma figura tridimensional tem.  Certo, qualquer figura tridimensional. Mas eu não quero simplesmente dizer centímetros cúbicos. Podem ser polegadas; podem ser metros...

 Wes: Unidades cúbicas.  Jason: Então é a quantidade de unidades cúbicas que um objeto tem... e, Dante, eu sei que você sabe a outra palavra. Qual é a outra palavra em vez de “tem”?  Dante: Ocupa  Jason: Isso. Ocupa. Volume é a quantidade de unidades cúbicas que um objeto ocupa.

 Vá até o fim. 1 Elabore: A- Duas frases que seriam úteis em sala de aula para reconhecer o esforço e manter o foco do aluno. 2pt B- Uma frase para reconhecer o esforço e abrir para respostas de outros alunos da classe 2 pt

 A partir da definição: “Triângulo é um polígono com três lados e três ângulos”, elabore um possível diálogo entre você e um aluno onde você use alguma(s) das forma(s) da técnica certo é certo. 3 pt

 Você pede ao seu aluno para definir um quadrado e ele responde: O chão da sala é quadrado. ◦ Qual forma da técnica certo é certo você deve aplicar em um caso como esse? 2 PT ◦ Escreva uma possível resposta ao aluno. 2 PT