SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPITAL SOCIAL DA S.A. E POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO
Advertisements

O ACIONISTA ARTS. 106 \ 119, LSA Acionista é aquela pessoa física ou jurídica que detém em seu patrimônio ações de uma sociedade anônima sócio de sociedade.
Visão Geral da Administração Financeira
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Sociedade anônima Conceito
Direito Empresarial I Aula 16
                                             .
Sociedades por ações Origem Características
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
5. Ações Ações: Definições SAs
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Profº André Augusto.
Demonstrações Contábeis
SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
SOCIEDADE ANONIMA.
Direito Empresarial 4ª Aula
Análise Fundamentalista
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Demonstrações Contábeis
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
DIREITO EMPRESARIAL II
CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADES ANÔNIMAS
$ Jogo do Milhão.
SOCIEDADE ANÔNIMA VALORES MOBILIÁRIO
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Trabalho: Comandita por Ações
Dividendo Obrigatório
DIREITO SOCIETÁRIO 1ª PARTE
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
Constituição da sociedade anônima
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
SOCIEDADES ANÔNIMAS LEI 6404/76, alterada pelas leis 8.021/90, lei 9.457/97, lei /2001, lei /2007. Sociedades anônimas, usadas para grandes.
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Continuação – 23/11 e 02/12/2013 Profº Carmênio Barroso
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SOCIEDADE ANONIMA.
SOCIEDADE ANÔNIMA.
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Introdução e Aspectos Gerais Sociedade por Ações ou Sociedade Anônima
R E S E R V A S.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
SOCIEDADES ANÔNIMAS.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA. CONCEITO CONCEITO HISTÓRICO HISTÓRICO Outorga do Poder Estatal (rei) – Código Comercial Francês de 1808 – faculdade aberta.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima; a sociedade em comandita por ações.

S/A A sociedade anônima sujeita-se às regras da Lei das Sociedades por Ações (LSA), de n. 6.404 de 1976. O Código Civil aplica-se apenas nas omissões desta (art.1.089).

S/A CARACTERÍSTICAS GERAIS: sociedade de capital; títulos representativos da participação societária (ação) são livremente negociáveis; acionistas não podem impedir o ingresso de quem quer que seja no quadro associativo; - será sempre possível a penhora da ação em execução promovida contra o acionista;

S/A - falecendo o titular de uma ação, não poderá ser impedido o ingresso de seus sucessores no quadro associativo; - Os sócios/acionistas respondem pelas obrigações sociais até o limite do que falta para a integralização das ações de que sejam titulares. (o acionista responde pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir (LSA, art. 1º).

S/A Valor das ações: 1- Valor nominal — o resultante da operação matemática de divisão do valor do capital social pelo número de ações é o valor nominal. 2- Valor patrimonial — o valor da participação do titular no patrimônio líquido da companhia. Resulta da operação matemática de divisão do patrimônio líquido pelo número de ações em que se divide o capital social. É o valor devido ao acionista em caso de liquidação da sociedade ou amortização da ação.

S/A O valor nominal, quando existente, é previsto nos estatutos. Já o valor patrimonial se pode conhecer pelas demonstrações contábeis que a sociedade anônima é obrigada a levantar ao término do exercício social. Quando esses instrumentos estão defasados no tempo, a lei estabelece mecanismos para a sua atualização (LSA, art. 45, §§ 1º a 4º), de modo que o valor patrimonial da ação corresponda à parcela do patrimônio líquido atualizado da sociedade cabível a cada ação.

S/A 3- Valor de negociação: é o preço que o titular da ação consegue obter na sua alienação. O valor pago pelo adquirente é definido por uma série de fatores econômicos, como as perspectivas de rentabilidade, o patrimônio líquido da sociedade, o desempenho do setor em que ela atua, a própria conjuntura macroeconômica e outros.

S/A 4- Valor econômico: é o calculado, por avaliadores de ativos, através de técnicas específicas, e representa o montante que é tecnicamente indicado pagar por uma ação, tendo em vista as perspectivas de rentabilidade da companhia emissora.

S/A 5- Preço de emissão: é o preço pago por quem subscreve a ação, à vista ou parceladamente. Destina-se a mensurar a contribuição que o acionista dá para o capital social (e, eventual-mente, para a reserva de capital) da compa-nhia, bem como o limite de sua responsabili-dade subsidiária.

S/A O preço de emissão é fixado pelos fundadores, quando constituída a companhia, e pela assembleia geral ou pelo conselho de administração, quando do aumento do capital social com emissão de novas ações. Se a companhia tem o seu capital social representado por ações com valor nominal, o preço de emissão das ações não poderá ser inferior ao seu valor nominal. E se for superior, a diferença, chamada ágio, constituirá reserva de capital, que poderá posteriormente ser capitalizada (LSA, arts. 13 e 200, IV). Página 184 de Ulhoa.

S/A CLASSIFICAÇÃO: As sociedades anônimas se classificam em abertas ou fechadas, conforme tenham, ou não, admitidos à negociação, na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão, os valores mobiliários de sua emissão.

S/A E irrelevante se os valores mobiliários de sua emissão efetivamente são negociados nessas instituições. Para que uma companhia tenha seus valores mobiliários admitidos à negociação na Bolsa ou mercado de balcão, o que permitirá maior liquidez do investimento representado por tais títulos, necessita obter do governo federal a respectiva autorização.

S/A O órgão do governo federal encarregado de conceder tal autorização (autarquia federal) denominada Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Juntamente com o Banco Central exerce a supervisão e o controle do mercado de capitais, de acordo com as diretrizes traçadas pelo Conselho Monetário Nacional — CMN.

S/A CONSTITUIÇÃO: O tema da constituição das companhias encontra-se fracionado em três níveis distintos: a) requisitos preliminares (arts. 80 e 81); b) modalidades de constituição (arts. 82 a 93);c) providências complementares (arts. 94 a 99). Não se trata, rigorosamente, de etapas da constituição, posto se intercruzarem as medidas disciplinadas em cada uma destas seções.

S/A Três requisitos preliminares: Subscrição de todo o capital social por, pelo menos, duas pessoas. b) Realização, como entrada, de, no mínimo, 10% do preço de emissão das ações subs- critas em dinheiro. Na subscrição a prazo em dinheiro, pelo menos 1/10 do preço da ser integralizado como entrada. Em se tratando de instituição financeira, a porcentagem sobe para 50%, art. 27 da Lei n. 4.595/64.

S/A c) Depósito das entradas em dinheiro no Banco do Brasil ou estabelecimento bancário autorizado pela CVM. Este depósito deverá ser feito pelo fundador, até 5 dias do recebimento das quantias, em nome do subscritor e em favor da companhia em constituição.

S/A

S/A