TOWARDS CULTURE- CENTRED DESIGN SHEN; WOOLEY; PRIOR [2005] Mestrado em Design | UFPR 2009 HCI | Stephania Padovani Rosana Vasques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

BENCHMARKING.
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Versão Premium Janeiro de 2003
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Portfólio de Matemática
Engenharia de Software
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Estudo de Caso Robert K. Yin.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
O processo do design da interação
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Avaliação de Usabilidade: Software para Internacionalização Michel Grando Mauricio Gerhardt Paulo Henrique Mariane Soares Jader.
Design Pattern 4 Fundamentos da Engenharia de Software –Leonardo de França Rosa –Rodrigo de Carvalho Rocha.
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estratégia Organizacional
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
Experimentação Algorítmica
Planear um Website Principais etapas.
Professora Michelle Luz
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Modelo para Design de Interfaces
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Avaliação Heurística do Gmail
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processos do Design 27/09.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Função Planejamento GUI I
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
Expansão dos Casos de Uso
Arquitetando a Educação a Distância
Processo e Qualidade.
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Pré-Projeto Multimídia
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

TOWARDS CULTURE- CENTRED DESIGN SHEN; WOOLEY; PRIOR [2005] Mestrado em Design | UFPR 2009 HCI | Stephania Padovani Rosana Vasques

1. Introdução  Influência da China  EUA – maioria dos softwares  Problemas de padronização de interface  Metáfora da área de trabalho “um-para-todos”  Perda de identidade e tradição  Usabilidade  Problemas com ícones

1. 1 Globalização  Efeitos da globalização  Internacionalização – projeto-base adaptável  “Localização” – Tornar local  “Glocalização” – global + local  Iconização – (Nike, Pepsi, Shell)  Culturalização – promove a identidade local e ressalta valores e tradições culturais

 Estudos anteriores  Culturability; Interface cultural do usuário; MMA...  Incentivo de estudos empíricos e baseados na prática no campo de usabilidade e cultura 1. 2 Abordagens para questões culturais em design de interface do usuário

2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)  Poderosas ferramentas de comunicação  Implementação apropriada culturalmente  Boa interface  Metáfora efetiva  Reflete o modelo conceitual do usuário  Aumenta a interação homem/computador  Investigar a aplicabilidade do sistema CCD no processo de design, testando uma nova metáfora no contexto chinês

2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)  Critérios para seleção da metáfora

 Escolha do Jardim Chinês 2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)

2.1 Design centrado na cultura  Baseado em literatura existente  Processo de design  Centrado no usuário-alvo e em suas condições culturais específicas Abordagem holística x padronização (design centrado no usuário)  Deve ser caracterizado por análises interativas (Hix & Harton, 1993)  Filtro Cultural (Eric Fromm, 1960)

2.1 Design centrado na cultura Não é uma ferramenta! Mapa mental reflexivo entre a percepção do designer e do usuário.

2.1 Design centrado na cultura

 Investigar a aplicabilidade do sistema CCD no processo de design de interface de sistema operacional  Área de trabalho x Jardim Chinês 2.2 Redesign de interface do computador para grupo de usuários chineses

2.3 Processo de Design  Definir e pesquisar o grupo-alvo: c hineses | 18 a 40 anos  Design Indicativo – dar direções ao projeto que não são óbvias  Demonstração do sistema (permite alterações)  Avaliação Heurística – resultados afetam redesign  Avaliação do Usuário – protótipo atende as necessidades e expectativas  Implementação do projeto

3. Interface do Sistema Operacional “Jardim”  Ponto de partida: jardim chinês é um microcosmo da sociedade – manutenção, organização, administração  Design Indicativo: demonstração em HTML permite alterações sugeridas pelos usuários  Customização: permitir reorganização | temas diversos  Funcionalidade: Divisão em áreas especializadas

3.1 Métodos de teste  Avaliação Heurística  Fase de Projeto - centrada em detalhes da interface  Layout, ícones, metáfora, cor, tamanho e proporção Avaliação inicial – 3 estudantes Tailandeses Análise dos resultados coletados Melhorias na interface Novo estudo com 6 estudantes  Avaliação do usuário  Interatividade da interface  Sucesso da metáfora 3 grupos culturais diferentes

3.1 Métodos de teste

3.2 Avaliação heurística – resultados e discussão  Primeira avaliação (3 estudantes)  Satisfação do usuário  Interesse nos ícones relacionados ao contexto cultural  Alguns detalhes precisavam ser melhorados  Segunda avaliação (6 estudantes)  Satisfação dos avaliadores  Reconhecimento da funcionalidade da divisão em setores  Variações do tema é positiva  Reconhecimento e compreensão dos ícones

 última questão:  Avaliação de ícones para web browser  3 ícones possíveis – baseados no filtro cultural  Funções: voltar, página inicial, recarregar, favoritos, busca Avaliação heurística – resultados e discussão

3.3 Avaliação do usuário e análise  Objetivos  Avaliar a metáfora do jardim  Avaliar a satisfação do usuário c/ interação Se a metáfora do jardim seria transferível para outros grupos culturais  Participantes  Idades variadas  3 grupos: Chinês (8); Oriental (6); Internacional (14)

3.3 Avaliação do usuário e análise  Procedimentos  Avaliação por *  Estudo presencial (observação + gravação)  Ambiente de teste e ferramentas  Site  Mac

Questionário  Q1: Satisfação com a interface  Q2: Conceito e metáfora são claros? (ícones e layout)  Q3: Representação visual são facilmente compreensíveis e reconhecíveis?  Q4: Facilidade de encontrar o Web browser e outros?  Q5: Ícones do Web browser facilmente associados com suas funções?  Q6: Propósito da divisão em setores é facilmente identificado?  Q7: A divisão da interface é útil para organização e orientação?  Q8: Interface é simples de explorar? Tem interesse em usar futuramente?  Q9: A interface é agradável e oferece melhoria em termos de significado cultural em relação à “área de trabalho”?

Grupo Chinês

Grupo Oriental (não-chinês)

Grupo Internacional

3.3.2 Discussão  Maioria usuários de PC  Média geral do grupo chinês = internacional (3.72)  Grupo oriental (2.94) - 3/6 Indonésios  Questão 5 – médias mais negativas (2.87) / SD (1.10)  Seguido pelas questões 4, 6 e 7  Fatores de influência nos resultados  Variação regional, idade...

4. Conclusões  Importância e relevância do trabalho  Formulação de base teórica para adoção de fatores culturais no processo de design  Estudos empíricos x métodos apropriados  China como potência x Modelo “desktop” norte-americano  CCD – abordagem cultural no design  Processo interativo na avaliação heurística  Consideração do filtro cultural  Escolha apropriada da metáfora – fator de sucesso na interação homem-computador

4. Conclusões  Limitações da demonstração em HTML  Pobre para propósitos de avaliação  Influência do conhecimento prévio  Jardim Chinês  Link direto com o contexto sócio-cultural da China  Adaptável a outros contextos culturais  Passo significativo  Trabalhos futuros  Avaliação completa do usuário | população diversa