Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra
PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XIII ao Séc. XX) 3 de Março de 2006
Enquadramento Histórico Diversas posições da abertura da comunicação da Ria de Aveiro com o mar, vulgarmente designada barra, A partir do séc. XIII
Evolução da barra Ano Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.
Ano Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra
Construção dos cais do Porto Bacalhoeiro A partir de 1900: construção de pontes-cais e sua exploração para fins de pesca
Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953
Primeiras Mercadorias – partir do ano Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;
Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de Telhas de cerâmicas locais
Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de madeira em toros
Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel
Construção do Terminal Químico Procura crescente da Sacor
Construção do Terminal Sul Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.
Construção do Terminal Norte – 1985
PORTO DE AVEIRO: O Presente ( ) 3 de Março de 2006
Plano de Expansão
Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2006: Terminal de Granéis Sólidos - Execução da dragagem e parque logístico; 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia, ligação do porto de Aveiro à Linha do Norte – integrado no PIIP e OE 2006); 2009: Estabilização da barra à cota -12m e Construção da 3.ª fase da VCP;
Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais de 900 m m; -Terraplenos: 320 mil m 2 ; -Fundos -12 m Z.H.
-Carga Seca; -Cais de 400 m; -Terraplenos: 40 mil m 2; - Fundos -7 m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul
-Carga Ro-ro e Contentores; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro
- 3 postos de acostagem (terminal actual com Fundos -8 m Z.H); - 3 novos postos (área de expansão com Fundos -12 m Z.H.). Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos
- 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo
- Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H. Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira
Porto de Aveiro: HOJE 5.º Porto a Nível Nacional; Movimento de 3,3 milhões ton./ano; Especializado em Carga Seca (Carga Geral e Granéis Sólidos) e G. Líquidos. 1.º em Carga Fraccionada (produtos metalúrgicos); Terminal Sul e T. de Granéis Líquidos: exploração privada
Evolução do Tráfego no Porto de Aveiro – 1980 a 2004
Evolução Carga Fraccionada – 1990 a 2004
Evolução Granéis Sólidos – 1990 a 2004
Evolução Granéis Líquidos – 1997 a 2004
Tráfego Nacional (hinterland actual) 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A
Portos Portugueses: evolução em 2005 Fonte: INE, Janeiro a Dezembro 2005
PORTO DE AVEIRO: O Futuro (Século XXI) 3 de Março de 2006
Porto de Aveiro: Vantagens Competitivas Excelente Localização Geográfica; Bons Acessos Rodoviários (os mais rápidos a Espanha); Grande Capacidade de Acostagem; Grande Capacidade de Terraplenos; Elevado Potencial de Área logística.
Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.
Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária (espaços para exploração industrial); 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;
Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos; 2.Ordenamento Territorial; 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port; 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial; 6.Envolvimento da Comunidade Portuária.
© APA, S.A Obrigado pela Vossa Atenção