ECONOMIA INTERNACIONAL
GLOBALIZAÇÃO MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Império Romano Grandes Navegações Revolução Industrial Globalização
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Império Romano (séc III a.C.- séc V) expansão e anexação de territórios; implantação do “modus vivendi” romano; exploração das riquezas e implantação do padrão romano de produção; Legado no campo da engenharia, da filosofia, do direito, das artes e linguagem.
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc. XV-XVIII) Crises na Europa; Busca de metais preciosos; Portugal e Espanha; Inglaterra, França e Holanda; Colônias de exploração e povoamento; Exclusivo metropolitano; Independência política; Atraso e dependência econômica; Legado, sobretudo, no campo cultural (costumes, idioma) e no ordenamento jurídico.
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Revolução Industrial – 1760 Inglaterra Máquina a vapor Disseminação tecnológica (?) Tratados garantindo mercado consumidor à Inglaterra; Portugal/Espanha: dificuldades para implementar políticas industriais.
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES MOVIMENTO ATUAL GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICO-COMERCIAL FINANCEIRA TECNOLÓGICA CULTURAL
BLOCOS ECONÔMICOS Reuniões de países com o objetivo de aumentarem seu poder de negociação no mercado internacional. Principais blocos econômicos: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) União Européia (UE)
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AÇÃO INTERNACIONAL DAS EMPRESAS Estratégias de Marketing Internacional visando: Otimizar recursos; Orientar objetivos. Marketing: processo que procura fornecer aos consumidores aquilo que necessitam e desejam.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE PRODUTO PREÇO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO DE MARKETING ESTUDO DO MERCADO-ALVO PLANEJAMENTO PESQUISA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESTUDO SOBRE O CONSUMIDOR
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS OBJETIVOS E MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO PRESENÇA NOS MERCADOS REDUÇÃO DE CUSTOS AUMENTO DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EVITAR BARREIRAS TARIFÁRIAS/NÃO TARIFÁRIAS EVITAR COTAS DE IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO ESTRATÉGIA GLOBAL ACORDOS REGIONAIS MELHORIA DA COMUNICAÇÃO E DO TRANSPORTE
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS LIMITES AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO LIMITAM A LIBERDADE DE ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA A ENTRADA NO MERCADO EXTERNO E O GRAU DE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES INTERNACIONAIS CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO EM TERMOS DE ESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DISPONIBILIDADE FINANCEIRA DA EMPRESA
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Comportamental: as empresas seguem um processo sequencial de internacionalização. O comprometimento com os mercados externos cresce à medida que estes se desenvolvem, e esse processo começa pelos mercados culturalmente mais próximos. Teoria dos Custos de Transação e Teoria da Internalização: a decisão de investimento é resultante de uma escolha entre mercados que se mostrem mais atrativos do ponto de vista do custo e da rentabilidade.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Determinar a estratégia exige pleno conhecimento do nível de complexidade dos fatores econômicos, políticos, culturais e tecnológicos do mercado que se deseja atingir. Diante desse conhecimento, os investidores podem optar entre quatro modalidades de estratégia, elencadas a seguir.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO INVESTIR E DELEGAR: elevado comprometimento e baixo controle – exportação de capital e jointventures. INVESTIR E CONTROLAR: elevado comprometimento e elevado controle – investimento direto CONTROLAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento e alto controle – exportação; assistência técnica. DELEGAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento; baixo controle – exportação via agente comissionado; franchising.