ECONOMIA INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Advertisements

CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
CASO MEDPOR Ana Valente Carina Correia Inês Frazão Maria Correia Valéria Reyes GC2.
ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
O trabalho dos mercadores medievais. Os primeiros mercadores medievais realizavam suas atividades em viagens por rotas fluviais, marítimas e terrestres,
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos econômicos.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
Administração financeira
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
ECONOMIA INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Formação do mundo atual
Exportação Prof. Felipe Borini.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Globalização.
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Grupos de Interesse e Política Externa
MARKETING INTERNACIONAL
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Administração de Novos Negócios
ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
Preparatório EsPCEx História Geral
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colonização – conceitos básicos
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Planejamento Estratégico para Exportação
Revisão Federação Russa
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Capitalismo Comercial ou Mercantilismo
Geografia – Professor Fernando
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Logística e Gerenciamento da
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
História de Portugal - Programa
(relação interpessoal)
Região de intervenção |Programa Operacional Regional do Centro
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Estratégia Empresarial
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA INTERNACIONAL

GLOBALIZAÇÃO MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Império Romano Grandes Navegações Revolução Industrial Globalização

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Império Romano (séc III a.C.- séc V) expansão e anexação de territórios; implantação do “modus vivendi” romano; exploração das riquezas e implantação do padrão romano de produção; Legado no campo da engenharia, da filosofia, do direito, das artes e linguagem.

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc. XV-XVIII) Crises na Europa; Busca de metais preciosos; Portugal e Espanha; Inglaterra, França e Holanda; Colônias de exploração e povoamento; Exclusivo metropolitano; Independência política; Atraso e dependência econômica; Legado, sobretudo, no campo cultural (costumes, idioma) e no ordenamento jurídico.

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Revolução Industrial – 1760 Inglaterra Máquina a vapor Disseminação tecnológica (?) Tratados garantindo mercado consumidor à Inglaterra; Portugal/Espanha: dificuldades para implementar políticas industriais.

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES MOVIMENTO ATUAL GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICO-COMERCIAL FINANCEIRA TECNOLÓGICA CULTURAL

BLOCOS ECONÔMICOS Reuniões de países com o objetivo de aumentarem seu poder de negociação no mercado internacional. Principais blocos econômicos: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) União Européia (UE)

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AÇÃO INTERNACIONAL DAS EMPRESAS Estratégias de Marketing Internacional visando: Otimizar recursos; Orientar objetivos. Marketing: processo que procura fornecer aos consumidores aquilo que necessitam e desejam.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE PRODUTO PREÇO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO DE MARKETING ESTUDO DO MERCADO-ALVO PLANEJAMENTO PESQUISA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESTUDO SOBRE O CONSUMIDOR

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS OBJETIVOS E MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO PRESENÇA NOS MERCADOS REDUÇÃO DE CUSTOS AUMENTO DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EVITAR BARREIRAS TARIFÁRIAS/NÃO TARIFÁRIAS EVITAR COTAS DE IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO ESTRATÉGIA GLOBAL ACORDOS REGIONAIS MELHORIA DA COMUNICAÇÃO E DO TRANSPORTE

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS LIMITES AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO LIMITAM A LIBERDADE DE ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA A ENTRADA NO MERCADO EXTERNO E O GRAU DE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES INTERNACIONAIS CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO EM TERMOS DE ESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DISPONIBILIDADE FINANCEIRA DA EMPRESA

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Comportamental: as empresas seguem um processo sequencial de internacionalização. O comprometimento com os mercados externos cresce à medida que estes se desenvolvem, e esse processo começa pelos mercados culturalmente mais próximos. Teoria dos Custos de Transação e Teoria da Internalização: a decisão de investimento é resultante de uma escolha entre mercados que se mostrem mais atrativos do ponto de vista do custo e da rentabilidade.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Determinar a estratégia exige pleno conhecimento do nível de complexidade dos fatores econômicos, políticos, culturais e tecnológicos do mercado que se deseja atingir. Diante desse conhecimento, os investidores podem optar entre quatro modalidades de estratégia, elencadas a seguir.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO INVESTIR E DELEGAR: elevado comprometimento e baixo controle – exportação de capital e jointventures. INVESTIR E CONTROLAR: elevado comprometimento e elevado controle – investimento direto CONTROLAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento e alto controle – exportação; assistência técnica. DELEGAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento; baixo controle – exportação via agente comissionado; franchising.