1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Advertisements

E. M. Altina Olívia Gonçalves
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
CORDEL DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
Geometria Plana – Quadriláteros Notáveis
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
1- Leia um nº inteiro e diga se este é positivo.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Formulário de Matemática
Apropriação de Resultados
Modelagem como metodologia de ensino
Apropriação de Resultados
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Programa e Metas Curriculares de Matemática
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico-Matemática
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Em telas “touchscreen”
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico
Balanço dos Resultados Escolares
Funções e suas propriedades
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Divisão (semana 6).
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
REGULARIDADES E PADRÕES
“O círculo e a circunferência”
Critérios de divisibilidade, números primos e fatoração
Disciplina de Geografia
Prof.ª Irislane Figueiredo
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
O Cálculo Mental no Currículo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
1 Representa no geoplano figuras a teu
A proposta pedagógica estabelece as linhas
Projeto Alicerces II Encontro Pedagógico
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Curso: “O Ensino da Geometria no 1º ciclo”
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Transcrição da apresentação:

1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Departamento Curricular de 1.º Ciclo Alicerces ano II Ano Letivo 2013/2014 1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Matemática Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013 (Teresa Mousinho – coordenadora do Departamento do 1.º ciclo/Isabel Colaço – coordenadora de Matemática 2.º Ciclo) Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática 1.ª Reunião - 31/10/2013 Comportamento Altera-se (pela negativa) para alguns; Agrava-se para os alunos, já bastante referidos ao longo do 1.º Ciclo. Autonomia Trazem do 1.º Ciclo muita dependência do professor, isto é, não se dão ao trabalho de pensar por si próprios. Compreensão Dificuldade em compreender o que leem; Uso de notações matemáticas muito diferentes daquelas a que estão habituados. Cálculo Mental Dificuldade em trabalhar o cálculo mental, sobretudo se for regressivo; Falta de memorização das tabuadas. Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos -Matemática 2.ª Reunião - 07/11/2013  1.º Definição da estratégia de trabalho a adotar: Analisar comparativamente o Programa de 4.º ano - Programa/Metas Curriculares de 5.º ano, já em vigor. Obs: O 5.º ano já está a trabalhar o Novo Programa/Metas Curriculares de Matemática. O 4.º ano só iniciará em 2014/2015.  2.º Objetivo traçado: Definir relativamente aos domínios matemáticos, alguns aspetos relevantes a trabalhar no 4.º ano de forma a possibilitar a melhoria do ensino/aprendizagem no 5.º ano. Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática Domínio analisado - Geometria e Medida Tópico - Figuras no plano e sólidos geométricos Os sólidos geométricos não são referidos no Programa/Metas curriculares de 5.º ano, apenas no 6.º ano.  É MUITO IMPORTANTE que os alunos terminem o 1.º Ciclo sabendo : Identificar polígonos e não polígonos; Classificar corretamente as diferentes figuras geométricas; Exemplo, nas Metas de 2.º ano, trabalham-se, entre outras figuras os triângulos isósceles, equiláteros e escalenos; os quadriláteros (retângulo, quadrado e losango); Que o quadrado também é um retângulo; Usar corretamente o compasso, a régua e o transferidor. Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática Domínio analisado - Geometria e Medida Tópico – Propriedades geométricas - Se possível explicar desta forma: Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática Domínio analisado – Números e Operações Tópico – Multiplicação e Divisão  É MUITO IMPORTANTE que os alunos terminem o 1.º Ciclo sabendo de memória as tabuadas. (Facilita muito o trabalho e a compreensão para a resolução de exercícios que o aluno tem de realizar no seu percurso escolar). Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática  Se nós (1.º Ciclo)lhe introduzíssemos a regra que é utilizada no 2.º Ciclo: “ Os divisores de um número natural são todos os números que o dividem exatamente”, quando trabalhamos os objetivos anteriores, os alunos teriam maior facilidade em realizar os exercícios que lhes são solicitados.  Há necessidade de memorizar regras e saber aplicá-las.  Obs: No 2.º Ciclo é pedido aos alunos que efetuem divisões por 2 e 3 algarismos (divisor) e obrigatoriamente no 6.º ano (dividir por Pi = 3,14). Como para o atual 4.º ano o programa só refere a divisão por 1 algarismo (divisor), a coordenadora de Matemática vai alertar os colegas para essa situação. Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática - Necessidade de reforço nos objetivos: - “Compreender que os divisores de um número são divisores dos seus múltiplos e vice-versa”; - “ Identificar e dar exemplos de divisores de um número natural”; É usual que os alunos se esqueçam de alguns divisores. Por exemplo: Se num exercício lhe são solicitados os divisores de 20, os alunos referem: 1; 2; 4; 5 e esquecem o 10. Exemplo de como, no 2.º Ciclo, o aluno pode calcular os divisores de 20: 1 X 20 2 X 10 4 X 5 Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Matemática Tópico: OTD – Organização e tratamento de Dados Não foi analisado porque os alunos não revelam dificuldades. Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Português Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013 (Reunião de Departamento/Luís Oliveira – coordenador de Português 2.ºCiclo) Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013

Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos - Português No início do 5.º ano os alunos revelam: - Pouca autonomia na realização das tarefas; - Pouco desenvolvimento da compreensão leitora; - Baixa fluência na leitura. A utilização de verbos de comando facilitará a compreensão de enunciados. São exemplos a utilizar: transcreve; refere; analisa; identifica; elabora; redige… Alicerces - ano II - 2013/2014 20 de dezembro de 2013