Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE II: FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO
Advertisements

Unidade 2 - Direito Constitucional
O que é o Estado? Capítulo 16.
TEORIA DO ESTADO PARTE II
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
PARADIGMAS CONSTITUCIONAIS
 CONSTITUIÇÃO 1824 – Brasil Império Primeira Constituição do país, e a única monárquica. Caracterizava-se por ter sido outorgada e ser semi-rígida. Mantinha.
AULA 5 – 24/08/2006 TEMA 3 -HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS TEMA 4 -NORMAS CONSTITUCIONAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO.
Território Teen – Não jogue sua vida fora © EDITORA CULTURA CRISTÃ - Todos os direitos são reservados.
Preparatório Concurso ANS Direito Constitucional.
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Profa. Elizabete Nunes.
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
Boa noite.
Poder, dominação e política
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 01
DIVISÃO ORGÂNICA DO PODER
Administração Pública
Atividade 7 - Estado e Governo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Introdução ao Estudo do Direito Administrativo.
POLÍTICA (Schmitter) Instituições (quadro dentro do qual interagem os atores). Estado e Governo. Recursos (meios utilizados pelos atores). Poder, Influência.
Autarquias Conceito: Entidades administrativas autonômas, criadas por lei específica, para o exercício de serviço público típico, com personalidade jurídica.
Estruturas organizacionais e processos políticos
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O Direito na Federação Brasileira
Aula 7 – Instituições e processo decisório em política externa
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Povos, países e nações.
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
POPULAÇÃO E POVO População Povo
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
O que é Território: Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.
CIENCIAS POLITICA Separação dos poderes. l. Origem histórica do princípio: soberania e separação de poderes 2. Os precursores da separação de poderes.
Montesquieu o pensamento político moderno
7º Anos Disciplina de Filosofia Professor Renan
Filosofia & Ética Humanista
RESUMOS Instituições nacionais (organização do poder político)
Estado, Nação e Governo Nação:
Geografia Política – EPUFABC 2016 Prof.º Alan neris
PROVÍNCIAS UNIDAS DA HOLANDA
Professor Carlos Eduardo Foganholo
Universidade Tuiuti – 1º período 2015 Aula 5 Teoria Geral do Estado
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTERVENÇÃO FEDERAL 2018.
As Constituições Brasileiras
Organização do Poder Judiciário
Dinâmica inaugural – TGE I - Resultados
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estados vem do latim status: modo de estar, situação, condição; são entidades soberanas com estrutura e organização política próprias, um território e.
Poder, dominação e política
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Georgenor de Sousa Franco Filho.
Marcelo Leonardo Tavares
701 – 702 – 703 Geografia. É adotado nos meses onde há maior insolação no hemisfério sul.
IMPÉRIO DO BRASIL (1822/1889)‏ I REINADO (1822/31)‏
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
Estrutura Administrativa
Formas e Sistemas de Governo
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo: Agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica. Se alicerça em fatores provenientes da interação social. Instiga a autonomia e a vontade de se organizar em um Estado. Estado: Unidade administrativa do poder político de um território. Possui um povo e um conjunto de instituições públicas, que organizam, atendem e representam o poder político. Nação jurídica e politicamente organizada. Governo: Instituição do Estado que administra e exerce o poder político. Ocorre, em geral, dividido em três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

Estado, Nação e Governo Formas de Estado: Organização territorial do poder político: Unitário: Entidade única, sem subdivisões territoriais de comando para legislar, governar e administrar a justiça. A soberania é da União. Ex.: França e Portugal. Federativo: O território, unido constitucionalmente, é subdividido em partes com autonomia política, judiciária, administrativa e tributária. A soberania é da União. Ex.: Brasil e EUA. Confederativo: Estados nacionais por via de tratados ou de outros atos legais internacionais, garantindo significativo grau de autonomia para as unidades infranacionais.

Formas ou sistema de Governo: Estado, Nação e Governo Formas ou sistema de Governo: Define quem é o chefe de Estado. Quem exerce o poder político (Maquiavel): Monarquia: Governo de uma única pessoa, o monarca, que é o chefe de Estado e é definido hereditariamente e vitalício. Ex.: Inglaterra. Monarquias Absolutas e Monarquias Limitadas. República: Governo do povo que elege o chefe de Estado, que exerce o cargo temporariamente.

Estado, Nação e Governo Regime de Governo: Quem é chefe de Estado e quem é chefe de governo. Presidencialismo: União do chefe de Estado e chefe de governo em uma única pessoa, o presidente. Parlamentarismo: Separação entre quem é chefe de Governo, que é presidente do parlamento (órgão colegiado legislativo) (Primeiro Ministro, Chanceler etc.) e chefe de Estado, que pode ser um monarca ou até mesmo um presidente (Espanha).

Estado, Nação e Governo Regime Político: Exercício do poder político: Autoritários ou não democráticos: As decisões políticas não decorrem da vontade do povo. Ausência de representatividade. Ex.: Ditaduras. Democráticos: O povo detém o poder político. As decisões políticas decorrem da vontade do povo. Diretos: O povo decide diretamente sobre as decisões políticas. Indireto: O povo elege representantes que decidem sobre as decisões políticas. Semidireta: Convivem os dois sistemas. No Brasil há o plebiscito, o referendum e a iniciativa popular.