Trajetória profissional Claudia Perrotta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Maria Cecília Bonini Trenche
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Eixo 1. Democratização do acesso
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Jaime Luiz Zorzi Turma 1976.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Lucia Masini Fonoaudióloga
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
MARIA LAURA WEY MÄRTZ Fonoaudióloga desde 1979, com experiência em terapia, docência e assessoria. Atua principalmente nas seguintes áreas: voz, linguagem.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Linguagem, Formação e Aprendizagem
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Clay Rienzo Balieiro PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1972 Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia 1981 até 2009.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Jason Gomes Rodrigues Santos Fonoaudiólogo, PUC-SP 2008.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
TRICOLOGISTAS FUTURO. Valcinir Bedin Médico pela Universidade de São Paulo - USP Mestre e Doutor em Medicina pela Unicamp Especialista em Dermatologia.
Irene Marchesan Turma 1977.
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Elaboração de relatório
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Além de 10 edições impressas lançadas em um ano, todas as edições do Jornal Aldrava Cultural foram digitalizadas e publicadas no site:
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
Beatriz de Castro Andrade Mendes
Política Educacional Brasileira
RESUMO.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Psicopedagogo clínico
LUCIANA WOLFF CRFa Graduação.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Maria Teresa Brunetti Domingues
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Seminário de Análise e Produção Textual III
RALATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE APOIO SÓCIO EDUCATIVO:FONOAUDIOLOGIA EM SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE BASANI,
Pesquisa Bibliográfica
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Gêneros Acadêmicos.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Formação continuada ANO 2015
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Trajetória profissional Claudia Perrotta Graduação Fonoaudiologia: 1984 Mestrado Distúrbios da Comunicação: 1992 “O Texto Literário na Fonoaudiologia” Doutorado Psicologia Clínica: desde 2011 “Processos criativos no âmbito da atuação clínica fonoaudiológica com a escrita: um possível diálogo com a psicanálise”

EXPERIÊNCIA PROFISSONAL Desde o início: questionamento dos paradigmas médico-organicistas Contraponto: Oficinas de leitura e escrita realizadas na Livraria Ponto de Fuga Livros, tendo como base a concepção de linguagem de Bakhtin (dialogia, gêneros discursivos) Público: crianças, adolescentes e adultos que buscavam aperfeiçoar seus textos, apresentando ou não dificuldades - trabalho individual ou em grupo Livro, em coautoria: Histórias de contar e de escrever (Summus) Parceiras: Laura Märtz e Lucia Masini

No meio: questionamento dos paradigmas médico-organicistas dentro da própria atuação clínica Atendimento de crianças, adolescentes e adultos com supostas dificuldades para ler e escrever Aproximação da psicanálise, em especial de Winnicott: reapresentação do objeto cultural escrita, problematização de possíveis falhas ambientais que dificultam constituição de si como leitor/escritor Articulação teórico-prática: Winnicott e Bakhtin Parceiros: Suzana Maia, Laura Märtz, Lucia Masini, Fernando Carvalho Leite

Aperfeiçoamento do texto acadêmico Novo campo de atuação: Aperfeiçoamento do texto acadêmico Atendimento a adultos em processo de construção de seus textos acadêmicos: artigos, monografias, dissertações, teses Sustentação das ansiedades, angústias e bloqueios inerentes ao processo criativo Publicação do livro: Um texto pra chamar de seu (Martins Fontes)

Hoje, ontem e sempre: fonoaudiologia como campo de experimentação da linguagem Atendimento clínico: crianças, adolescentes e adultos com questões de escrita Administração do site, em parceria: www.ifono.com.br Coordenação, em parceria, da Associação Palavra Criativa, membro fundadora do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Coordenação, em parceria, do Projeto Cine Boa Praça, financiado pelo PROAC Parceiros: Jason Gomes, Laura Märtz, Lucia Masini, Vera Teixeira