Século XIX
Século XIX Contexto: Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo – Caminhando para um estado mais desenvolvido através da ciência ; Hegel – Concepção dialética, a história tem um sentido (objetivo), é uma junção de teses e antíteses gerando sínteses que virarão, futuramente, outras teses. Críticas ao racionalismo exacerbado do iluminismo Ex: Romantismo – valoriza a arte, sentimento e não a razão ; Schopenhauer – A razão só faz sentido pois existem instâncias anteriores à ideia de razão, que foram ignoradas pelo homem.
Século XIX Teorias: Evolucionismo (Darwin): Destrói a noção de ordem das espécies, espécies fazem mutações aleatórias que podem ser tanto positivas como negativas. Ambiente pode influenciar ou não essas mutações. Homem não é a espécie mais adaptada, não somos um ser pronto e acabado. Psicanálise (Freud) – Não existe somente uma ação pronta, existe um consciente e um subconsciente. Compara com um iceberg, a consciência é somente a ponta do iceberg. Ataques à centralidade e à noção de essência imutável do ser humano
Século XIX Correntes: Romantismo Idealismo: Não se pode falar de objetos, somente da ideia. Marxismo Positivismo Utilitarismo e pragmatismo: Ética e conhecimento, não tem verdade absoluta
Georg W. F. Hegel Perspectiva histórica História como desenvolvimento da razão (ou espírito “geist”) História com sentido
Georg W. F. Hegel Razão como algo que se desenvolve em processo (e não como estrutura dada e permanente) Consciência individual só é possibilitada pelo reconhecimento do outro e nas relações com a natureza. Na história é possível apontar diferentes estágios no desenvolvimento dessas relações e da consciência. Ex: Dialética do senhor e do escravo
Georg W. F. Hegel Movimento dialético Tese / Antítese / síntese (sucessivamente)
Georg W. F. Hegel Momentos do espírito: Graus do espírito subjetivo Indivíduo, sociedade, Deus Graus do espírito subjetivo Consciência, autoconsciência, Razão Graus do espírito objetivo (concretizações sociais): Direito, moralidade, eticidade Estado: Desenvolvimento mais completo (racional)
Georg W. F. Hegel Ex: . Do “cada um por si” até a noção de igualdade e fraternidade . Das determinações hierárquicas que não reconhecem os direitos dos subordinados, dos sistemas escravocratas, das moralidades restritas a cada comunidade até os direitos universais . Das famílias, passando pelas tribos, Pólis, impérios, feudos até os Estados Nacionais . Da compreensão dos primeiros seres humanos até a nossa. Analogia com o crescimento de cada indivíduo, e comparação com outras espécies
Georg W. F. Hegel A história culminaria no desenvolvimento da consciência do espírito absoluto, que seria justamente a obra de Hegel. A sua obra seria a revelação consciente de todo esse processo, com a autocompreensão do espírito absoluto. Sendo assim, seria o fim da história
Século XIX Tem a ver com: Futuro, desenvolvimento técnico, otimismo e pessimismo Romantismo: razão x sentimentos; crítica ao tecnicismo Movimento dialético em diversas situações Questão do reconhecimento do outro (ex: minorias, questão racial e de classes) Razão como processo (Hegel e Freud) – maioridade penal, educação
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