Tradição e inovação no repertório das bandas de música

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Introdução à História da Arte
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Introdução ao Comportamento Organizacional
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Inclusão no Ensino Superior: Perspectiva da inclusão na percepção de servidores técnico-administrativos FINANCIAMENTO: AUTORES: Carlos Eduardo CANDIDO.
Conclusões e Resultados
DINÂMICA DA INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE*
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IDESB
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];
METODOLOGIA DE PESQUISA
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Leitura na escola e na comunidade
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
I Semana Acadêmica Integrada
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
Relato de experiência:
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Breves apontamentos sobre a dança na cultura digital¹
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Words4all.com.br.
Ética Inteligência Artificial.
Ética e Organizações EAD 791
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Patrimônio Material e Imaterial:
Resultados e Discussão
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
XVII Jornada Científica de Jornalismo
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Resultados e Discussão
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Previsão de Taxas de Juros – O Modelo Diebold & Li
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
RELATÓRIO DA GESTÃO ABRECCV
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
O perfil cultural contemporâneo dos quilombos brasileiros
Conceitos importantes para o estudo da História
Nome ou título do caso Nome da Organização.
CML | Direção Municipal de Cultura
Orientações de estágio
III SEMANA DE EDUCAÇÃO POR UMA ESCOLA PARA TODOS: UTOPIAS E POSSIBILIDADES Logo da instituição dos autores Título: subtítulo (Use fonte “Arial” e tamanho.
Prof. Elisson de Andrade
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
Logo da Unidade Acadêmica
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Tradição e inovação no repertório das bandas de música ETNOMUSICOLOGIA Discente: Pâmela Cristina Sampaio Ribeirão Preto – SP 2017

APRESENTAÇÃO XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música – São Paulo – 2014 CHAGAS E LUCAS, 2014

introdução Parte da tradição musical brasileira desde os tempos remotos do Brasil Colônia. Bandas de músicas presentes em todos os estados brasileiros. Segundo a Secretaria de Cultura do estado de Minas Gerais (2008), existem 685 bandas civis de música em todo o estado.

INTRODUÇÃO Atualmente muitos grupos enfrentam dificuldades para manter e garantir a continuidade de suas atividades. Seja por: falta de incentivo das autoridades políticas locais e/ou pela perda de espaço dentro da comunidade. “A banda quase não toca mais na praça e nos coretos. Tais espaços, muito utilizados pelas bandas em suas apresentações, estão sendo destruídos, dando lugar a outros projetos arquitetônicos, acompanhando o crescimento das cidades”. (BARBOSA, 2008)

Introdução Observações no repertório das bandas de músicas. Importância da música na transmissão do saber e na história dos grupos estudados. A investigação tomará como referência de pesquisa a banda denominada Escola de Arte Musical de Raposos.

UM MUNDO CHAMADO RAPOSOS – DE RAPOSOS PARA O MUNDO... Criada em 1926 pelo Sr. José Ferreira Torres A banda atualmente conta com 30 componentes com idades entre 15 e 68 anos. Muitos dos componentes hoje tocam e se apresentam ao lado dos filhos. Há casos também de bisnetos e até mesmo de tataranetos de músicos antigos que hoje fazem parte da escola. relevância ? A banda é regida pelo maestro Robson Saquett Chagas – um dos autores da publicação estudada.

QUESTIONAMENTOS Quais os principais elementos tradicionais e inovadores presentes no repertório das bandas de músicas e como estão dispostos estes elementos no repertório da Escola de Arte Musical de Raposos? Como e porque as bandas tem atualizado o seu repertório?

OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar e descrever elementos tradicionais e inovadores presentes no repertório das bandas de música e a relação destes com as funções sociais da banda, tendo como foco a Escola de Arte Musical de Raposos. Fazer um levantamento dos principais fatores que motivam as bandas de música a inovarem seus repertórios e as influências da “inovação” na produção musical destes grupos.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS Bandas de música são bons exemplos de grupos com uma tradição cultural com características próprias. Cita estudos de BARBOSA (2008) e FAGUNDES (20010). Com relação ao repertório, cita uma experiência “observa que composições típicas de banda, como dobrados, valsas e marchas, tem dividido espaço nas estantes das bandas brasileiras com inúmeros arranjos de música de cinema norte-americano e arranjos de canções de conhecidos cantores populares brasileiros”. (RODRIGUES, 2008) coordenador do programa de apoio as bandas do Estado de São Paulo Dobrados = “marcha cívica tradicional que tem sua origem ligada a música militar [...]” (SOUSA, 2009)

Pressupostos teóricos É neste contexto que se cria um ambiente propício de investigação, com foco nas práticas musicais, na composição do repertório e na influência de produções externas na produção musical destes grupos, uma vez que “As bandas mais tradicionais, muitas vezes, atualizam seus repertórios sem, no entanto, modificar a forma de tocar ou as funções sociais, os espaços de atuação etc.” (FAGUNDES, 2010). As referências citadas no artigo mostram que a busca por espaço dentro da comunidade é um dos principais fatores que contribui para que ocorram mudanças nas práticas musicais das bandas de música. O intuito da pesquisa é compreender o repertório musical da banda como uma expressão cultural que reflete as experiências dos membros dos grupos; A investigação se dará no âmbito de transformações sociais.

METODOLOGIA Pesquisa composta por 3 etapas PRIMEIRA ETAPA: detectar e descrever, a luz da literatura atual, as principais características e mudanças ocorridas no repertório das bandas de música ao longo do tempo. SEGUNDA ETAPA: consulta documental (partituras e atas de reuniões) e comparação na Escola de Arte Musical de Raposos. TERCEIRA ETAPA: trabalho de campo observando o que há de tradicional e inovador no repertório da banda estudada; Aplicar questionários no intuito de identificar quais fatores influenciam na escolha do repertório. (Orientado por métodos e técnicas da etnomusicologia).

RELEVÂNCIA DO TEMA As bandas tem sido objeto de estudos acadêmicos Porém, ainda são poucos os estudos que tem enfoque nas bandas de músicas e suas transformações sociais.(LUCAS, 2008). Grupos tradicionais com características específicas que estão em contato direto com as transformações da sociedade. Há, portanto, nas bandas, um espaço rico para a exploração acadêmica [...] (REILY, 2008)

Referências bibliográficas CHAGAS, Robson ; LUCAS, Glaura. Tradição e inovação no repertório das bandas de música. 2014. Disponível em:<http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2 014/paper/view/2808/709. Acesso em: 22 nov. 2017