CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado PROF: Dejalma Cremonese Direito Tributário ALUNO: Ivo.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA
Cruzamento Eletrônico de Informações Fiscais e o Crime Digital
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Administração Tributária
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Fiscal – Emitir Nota Fiscal Eletrônica
SISTEMA FISCAL E FORMAS DE TRIBUTAÇÃO NO BRASIL
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
Fiscal – Configurar Impostos Fiscais
Faculdade de Ciências Contábeis
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
Contabilidade Comercial
EFD-PIS/COFINS.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
 Cadastro de pessoas físicas e jurídicas (não contribuintes do ICMS ou enquadradas no Simples Nacional);  Estimular entrega do documento fiscal pelas.
Contabilidade Tributária
Definição da equipe quantitativa:
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
IMPOSTO DE RENDAS DAS PESSOAS JURÍDICAS
icms armazém geral icms armazém geral
remessa para armazenagem sp
remessa para armazem geral fora do estado
deposito fechado icms deposito fechado icms
remessa para depósito fechado ou armazém geral
remessa para armazém geral
Operações Com Armazem Geral
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Cálculos Fiscais - ICMS
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA REDUZIR O IMPACTO TRIBUTÁRIO NA OPERAÇÃO EMPRESARIAL.
TRIBUTO e suas espécies
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
Profa. Silvia Bertani.
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
-Como cadastrar, configurar e emitir
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Consultoria Tributária , Jan/2016
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
1 ABES – ASSOCIAÇÃO BAIANA DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU Núcleo de Gestão da Pós-Graduação MBA em Consultoria Fiscal e Tributária ABES.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
Livro Eletrônico DF - DIFAL
IMPOSTO SOBRE FATURAMENTO E LUCRO Oberdan Franco Campelo dezembro/2008.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
1 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA POR ANTECIPAÇÃO DO ICMS prof. Antônio Carlos Santana.
Transcrição da apresentação:

CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações Por: Alessiane Faria Dayanne Gomes da Silva Douglas A. Silva Marisielane Weigert

Tibutos Surge com o embrião do Estado e separação dos governantes e governados. Obrigação imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado Recursos para Administração pública destinar a Força Militar e Obras.

Função dos Tributos Fiscal: Com o objetivo de arrecadação de recursos financeiros para o Estado; Imposto de Renda Extrafiscal: Quando o objetivo é interferir no domínio econômico, buscando regular determinados setores da economia; Redução do IPI Parafiscal: Delegado pela pessoa política por lei, da capacidade tributária ativa à terceira, possibilitando que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigência e utilize-se dos recursos para a consecução de seus fins; Contribuição anual paga pelos advogados à OAB.

CFOP Código comercial que define cada operação utilizada pela empresa, de acordo com sua natureza. Aglutinar operações por grupos homogêneos nos documentos Fiscais. Especifica na nota fiscal emitida pelos estabelecimentos, assim como em suas escriturações, guias e declarações. Organizar as informações relativas a pagamento de impostos e sistema tributário utilizado pela receita federal.

Porquê o CFOP? Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações – CFOP se destinam a reunir as operações e prestações em grupos da mesma natureza nos documentos e livros fiscais, assim como em documentos de informações e em todas as análises de dados econômico-fiscais das Unidades da Federação. Portanto, todas as operações e prestações realizadas pelos contribuintes do ICMS e do IPI devem ser codificadas de forma correta, com vistas a não desvirtuar a sua natureza, o que poderá acarretar prejuízos tanto para o contribuinte que emitiu o respectivo documento fiscal, como também para o contribuinte destinatário.

Direção de movimento de mercadorias Estrutura do Código Direção de movimento de mercadorias Primeiro dígito Categoria de destino Entrada 1 Entrada e/ou aquisições de serviços do estado 2 Entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados 3 Entrada e/ou aquisições de serviços do exterior Saída 5 Saídas ou prestações de serviços para o estado 6 Saídas ou prestações de serviços para outros estados 7 Saídas ou prestações de serviços para o exterior

Exemplo de CFOP

Exemplo de aplicação

Conclusão A Receita Federal consegue observar todas as declarações, notas fiscais, guias e escrituras de livros que possuam características de compra e venda de bens e serviços. Com o uso do CFOP, todas as movimentações financeiras das empresas são registradas e assim é feito a análise para a cobrança de taxas e impostos.