Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing

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Transcrição da apresentação:

Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing 1. Bases Fundamentais do e-Marketing: Facilitar o e-Commerce Internet on-line search e-mail on-line assistence surveys RECURSOS Alcance, Efectividade e Eficiência Programas de Marketing e-Marketing

e-Marketing: Programa de Marketing Conjunto de todas as actividades on-line que facilitam a produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. TECNOLOGIA é DETERMINANTE Pesquisa de mercado Assistência ao desenvolvimento Estratégia e Tácticas de Persuasão Distribuição on-line Registo dos consumidores Serviços de apoio aos consumidores Feedback Programa de Marketing e-Marketing

e-Commerce: Sistema de transacções on-line e de intercomunicação, com base em redes de computadores. MEIOS RESULTADO FINAL e-MARKETING Ferramentas que permitem que o e-Commerce decorra de forma mais efectiva e eficiente e-Marketing

Marketing Tradicional Transacção Marketing Tradicional Comunicação Recolha A utilização das facilidades on-line pode ampliar e dinamizar as potencialidades e objectivos destas funções: Melhor pesquisa sobre produtos e serviços Melhor pesquisa das tendências de comércio Melhor direcionamento dos alvos Melhor conhecimento de actuais clientes Melhor contacto com actuais clientes Melhor contacto com potenciais clientes e-Marketing

O QUÊ? COMO? Encurtamento das distâncias Construção de um relacionamento PESSOAL, não disponível através dos media tradicionais Reforço da lógica e consistência do processo de Marketing: Objectivos quantitativa e qualitativamente distintos O QUÊ? COMO? Novas ferramentas disponíveis Uma das premissas fundamentais a respeitar é que o fornecimento de informação deve estar dirigido a quem, efectivamente, desejar. e-Marketing

Recursos de e-Marketing: Quanto maior o grau de conhecimento sobre os clientes, melhor será a capacidade de os satisfazer e de antecipar as suas necessidades. Permitem a entrega de VALOR ACRESCENTADO a todos e a cada um dos clientes. Informação on-line e pesquisa acessível, nacional e internacionalmente, através de bases de dados privadas e públicas. HARDWARE e SOFTWARE FERRAMENTAS TELEFONIA REDE “RESIDENTES” e-Marketing

Principais Implicações: 1) Comunicações internas externas cultura empresarial 2) Research teste de comportamentos canais de comunicação inquéritos on-line 3) Planning maior exigência concorrência 4) Produtividade capacidade de resposta melhor informação acesso aos produtos 5) Acesso e Disponibilidade melhor gestão dos recursos sistemas automáticos de texto facilidade significa frequência de regresso consumidores encontram sempre os serviços que procuram 6) Reflexo sobre B2B desbravar terreno para os consumidores (1998 - 85% e-commerce) maiores expectativas alargamento da base de produtos e-Marketing

Principais Implicações: 7) Fidelidade métodos de registo dos hábitos e preferências programas de fidelização affinity marketing impacto na actividade referências transmitidas 8) Alcance Global actuação abrangente importância da imagem dimensão deixa de ser evidente: credibilidade economias de escala barreiras: culturais, legais,fiscais 9) Exposição concorrência TECHNO-WATCH 10) Gestão de Custos comunicação reforço da qualidade 11) Parcerias e Logística maior facilidade outsourcing exigências de informação TELECOMMUTING 12) Recrutamento recursos humanos informação documentos oficiais e-Marketing

Principais Implicações: 13) Intranet partilha de recursos agenda controlo orçamental formação actualização técnica seminários 14) Extranet disseminação de informação canais privilegiados estabelecimento de relações mais estáveis Recursos Tácticos ou Estratégicos? Velocidade, capacidade e conveniência Fidelidade, eficiência, competitividade TÁCTICOS ESTRATÉGICOS Informação sectorial, oficial, concorrência, perfis e-Marketing